Art. 39 Consolidação das Leis do Trabalho - Decreto Lei 5452/43

CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Art. 39 - Verificando-se que as alegações feitas pelo reclamado versam sôbre a não existência de relação de emprêgo ou sendo impossível verificar essa condição pelos meios administrativos, será o processo encaminhado a Justiça do Trabalho ficando, nesse caso, sobrestado o julgamento do auto de infração que houver sido lavrado. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)
§ 1º - Se não houver acôrdo, a Junta de Conciliação e Julgamento, em sua sentença ordenará que a Secretaria efetue as devidas anotações uma vez transitada em julgado, e faça a comunicação à autoridade competente para o fim de aplicar a multa cabível. (Incluído pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)
(Revogado)
§ 1º Na hipótese de ser reconhecida a existência da relação de emprego, o Juiz do Trabalho comunicará a autoridade competente para que proceda ao lançamento das anotações e adote as providências necessárias para a aplicação da multa cabível, conforme previsto no § 3º do art. 29. (Redação dada pela Medida Provisória nº 905, de 2019)
§ 2º - Igual procedimento observar-se-á no caso de processo trabalhista de qualquer natureza, quando fôr verificada a falta de anotações na Carteira de Trabalho e Previdência Social, devendo o Juiz, nesta hipótese, mandar proceder, desde logo, àquelas sôbre as quais não houver controvérsia (Incluído pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)
§ 3º O Ministério da Economia poderá desenvolver sistema eletrônico por meio do qual a Justiça do Trabalho fará o lançamento das anotações de que trata o § 1º. (Incluído pela Medida Provisória nº 905, de 2019)

Taxa de 10% de serviço, devo pagar?

em convenção ou acordo coletivo de trabalho. Art. 457, § 4º, CLT, com redação dada pela Lei 13.419/17. Ademais... com redação dada pela Lei 13.419/17 Assim, é lícita a cobrança de gorjeta …

A prova do contrato individual de trabalho

a autorização contida no artigo 456 da Consolidação das Leis do Trabalho para que a prova do contrato individual de trabalho... por conta própria de atividade profissional remunerada, como …

Repensando a Exegese do Art. 455 da C.L.T.

a uma parte o exercício do direito.” No mesmo sentido, determina a Consolidação das Leis do Trabalho, em seu art. 818... substancial”, que, no caso, diz respeito ao aqui discutido art. 455, da Conso…
Daniela Coelho, Estudante
ano passado

Os Princípios do processo do trabalho

Como sempre digo em meus textos, para entender determinada matéria, o ponto inicial é entender a etimologia. As vezes, o simples entendimento da palavra em si, já ajuda muito, dando um norte ao nosso…

10 Princípios em processo do trabalho

Princípios do Direito do Trabalho INTRODUÇÃO Processo do trabalho é classificado segundo Fabio Nagib como “conjunto de princípios, regras e instituições destinadas a regular a atividade dos órgãos…

Contratação de Pessoa Jurídica

Mensuração dos riscos da contratação de pessoa jurídica É importante ressaltar que os Tribunais Regionais do Trabalho, assim como o Tribunal Superior do Trabalho, entendem que é ilegal a contratação…

A empresa extraviou minha carteira de trabalho, o que fazer?

Sabe-se que a carteira de trabalho e previdência social ( CTPS ) é o documento hábil a comprovar as experiências profissionais dos trabalhadores registrados, e que sua entrega no futuro trabalho é…
Jonatas Chaves, Procurador Autárquico
há 3 anos

A Advocacia Pública nos Conselhos de Fiscalização Profissional

A ADVOCACIA PÚBLICA NOS CONSELHOS DE FISCALIZAÇÃO PROFISSIONAL Jonatas Francisco Chaves [1] 1. INTRODUÇÃO A prova do dinamismo do Direito Administrativo é a natureza jurídica dos Conselhos de…
David Mendes, Bacharel em Direito
há 3 anos

Relação de emprego no Brasil

1. Introdução Este trabalho visa propiciar um estudo sobre os aspectos normativos e conceituais do atual e elevado número de reclamatórias trabalhistas e autuações em razão da contratação de…

O que o patrão deve anotar na carteira de trabalho?

A Carteira de Trabalho e Previdência Social será obrigatoriamente apresentada, contra recibo, pelo trabalhador ao empregador que o admitir, cujo prazo é de quarenta e oito horas para registrar o nome…