Parágrafo 4 Artigo 29 do Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Art. 29. O empregador terá o prazo de 5 (cinco) dias úteis para anotar na CTPS, em relação aos trabalhadores que admitir, a data de admissão, a remuneração e as condições especiais, se houver, facultada a adoção de sistema manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério da Economia. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)
§ 4o É vedado ao empregador efetuar anotações desabonadoras à conduta do empregado em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social. (Incluído pela Lei nº 10.270, de 29.8.2001)

Saiba mais sobre a Carteira de trabalho de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento do trabalhador, no qual consta seu histórico de trabalho, atualmente ela é emitida preferencialmente em meio eletrônico identificando…

Carteira de Trabalho e Previdência Social

normativo, a Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto-lei n. 5.452, de 1.5.1943), com o objetivo de unificar as leis... de setembro de 2019 que alterou e revogou alguns dispositivos da Consolidaçã…
Camilla Silva, Advogado
há 5 meses

O que pode e o que não pode ser anotado na Carteira de trabalho?

vedadas pela CLT, no artigo 29, parágrafo 4º, pois podem atrapalhar a conquista de novo emprego. SE O EMPREGADOR FIZER...O que pode e o que não pode ser anotado na Carteira de trabalho? A Carteira …
Carlos Sobreira, Advogado
há 10 meses

Anotação de justa causa na CTPS pode?

uma indenização ao trabalhador . A CLT, em seu art. 29, §4, diz que " é vedado ao empregador efetuar anotações desabonadoras à... desabonadoras na carteira de trabalho do empregado é vedado por lei

CTPS – o que pode ou não ser anotado ?

, que são estritamente vedadas no § 4º do artigo 29 da CLT , pois estas podem atrapalhar a conquista de um novo emprego... possuem carteira de trabalho assinada. A CTPS, é de extrema importância …
Iara Cerqueira, Advogado
ano passado

A CLT aos 77 anos:

A CLT - Consolidação das Leis do Trabalho , Decreto-Lei n. 5452 , é o documento legal que reúne normas de direito individual e coletivo de trabalho, de fiscalização do trabalho e de direito…
Marilia Nunes, Bacharel em Direito
há 2 anos

O que precisamos saber sobre a Carteira de Trabalho

Apesar da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) existir desde 1932, ainda há muitas dúvidas e até mesmo desconhecimento sobre a sua importância para os trabalhadores. Há vários benefícios…
Mariana Menezes, Advogado
há 2 anos

Fui demitido por justa causa. A empresa pode anotar isso na minha Carteira de Trabalho?

Não. O artigo 29 § 4º da CLT proíbe que o empregador efetue anotações que desabonem a conduta do empregado em sua CTPS: § 4o É vedado ao empregador efetuar anotações desabonadoras à conduta do…
Thassya Prado, Advogado
há 3 anos

O Compliance Trabalhista na Rescisão do Contrato de Trabalho

                         Thassya Prado [1] O termo compliance tem origem no verbo “ to comply ” que significa estar em conformidade com as regras. No entanto, o compliance é muito mais do que estar…
Bruno Cardoso, Advogado
há 3 anos

Carteira de Trabalho: quais os cuidados indispensáveis que empregados e empregadores devem ter?

Existem certos cuidados e procedimentos no manuseio da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) que, se corretamente aplicados, podem beneficiar tanto empregados quanto empregadores, já que…