Art. 29, § 1 Consolidação das Leis do Trabalho - Decreto Lei 5452/43

CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Art. 29. O empregador terá o prazo de 5 (cinco) dias úteis para anotar na CTPS, em relação aos trabalhadores que admitir, a data de admissão, a remuneração e as condições especiais, se houver, facultada a adoção de sistema manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério da Economia. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)
§ 1º As anotações concernentes à remuneração devem especificar o salário, qualquer que seja sua forma de pagamento, seja êle em dinheiro ou em utilidades, bem como a estimativa da gorjeta. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)

Como funcionam os direitos dos cuidadores de idosos

O cuidador de pessoa idosa que trabalha no âmbito do lar enquadra-se na categoria de trabalhador doméstico, caracterizado por ser pessoa física que presta serviço de natureza contínua e de finalidade…
GEN Jurídico, Editor de Livro
há 3 anos

Modificação Legislativa sobre gorjeta e redução da remuneração do empregado

A Lei 13.419 , de 13 de março de 2017, alterou a Consolidação das Leis do Trabalho para disciplinar o rateio, entre empregados, da cobrança adicional sobre as despesas em bares, restaurantes, hotéis,…
Correção FGTS, Estudante
há 3 anos

TRT-15 divulga novas súmulas sobre adicional de insalubridade e outros temas

Para proporcionar maior celeridade processual e segurança jurídica, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas-SP) publicou seis novas súmulas com a jurisprudência dominante na corte.
Waldelio Silva, Advogado
há 4 anos

Direitos do(a) Empregado(a) Doméstico(a)

Carteira de Trabalho e Previdência Social, devidamente anotada Devidamente anotada, especificando- se as condições do contrato de trabalho (data de admissão, salário ajustado e condições especiais,…

Direitos e Deveres do(a) Empregado(a) Doméstico(a)

Entende-se por empregado doméstico aquele que presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família no âmbito residencial destas. Deste conceito, destacamos os…

As gorjetas, cobradas pelo empregador, ou oferecidas espontaneamente pelos clientes, integram a remuneração do empregado?

A resposta é sim. Para adentrarmos no tema abordado, é fundamental expor a súmula 354 do Tribunal Superior do Trabalho, que diz: "As gorjetas, cobradas pelo empregador na nota de serviço ou…