Art. 33 da Lei de Tóxicos - Lei 11343/06

Lei nº 11.343 de 23 de Agosto de 2006

Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad; prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas; define crimes e dá outras providências.
Art. 33. Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar:
Pena - reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa.
§ 1º Nas mesmas penas incorre quem:
I - importa, exporta, remete, produz, fabrica, adquire, vende, expõe à venda, oferece, fornece, tem em depósito, transporta, traz consigo ou guarda, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, matéria-prima, insumo ou produto químico destinado à preparação de drogas;
II - semeia, cultiva ou faz a colheita, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, de plantas que se constituam em matéria-prima para a preparação de drogas;
III - utiliza local ou bem de qualquer natureza de que tem a propriedade, posse, administração, guarda ou vigilância, ou consente que outrem dele se utilize, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, para o tráfico ilícito de drogas.
§ 2º Induzir, instigar ou auxiliar alguém ao uso indevido de droga: (Vide ADI nº 4.274)
Pena - detenção, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa de 100 (cem) a 300 (trezentos) dias-multa.
§ 3º Oferecer droga, eventualmente e sem objetivo de lucro, a pessoa de seu relacionamento, para juntos a consumirem:
Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, e pagamento de 700 (setecentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa, sem prejuízo das penas previstas no art. 28.
§ 4º Nos delitos definidos no caput e no § 1º deste artigo, as penas poderão ser reduzidas de um sexto a dois terços, vedada a conversão em penas restritivas de direitos, desde que o agente seja primário, de bons antecedentes, não se dedique às atividades criminosas nem integre organização criminosa. (Vide Resolução nº 5, de 2012)

Todo ato sexual praticado com menores de 14 anos é criminoso? Por Daniel Lima

de Drogas (art. 33 da Lei11.343/2006), é um tipo penal misto alternativo que caracteriza-se independentemente do número... a contravenção penal – atualmente revogada – do artigo 61 …

3ª Câmara Criminal condena réu por tráfico de drogas em Nova Andradina

pelos policiais militares. Deve-se condenar o apelado como incurso no artigo 33, caput, da Lei n. 11.343/06, tendo em vista..., da Lei n. 11.343/06 Consta nos autos que no dia 15 de janeiro de …

[Criminal] Resumo do Informativo n° 958 do STF

de diminuição de pena prevista no art. 33, § 4º (1), da Lei 11.343/2006, no caso de condenação por tráfico transnacional... de diminuição de pena aquém do patamar máximo. (1) Lei 11.343/2006: “Art. …

O princípio da insignificância pode ser aplicado no crime de tráfico de drogas?

e/ou no art. 34 pelo tipificado no caput do art. 33 da Lei 11. 343/2006, o STJ já consolidou o entendimento pela... da paciente não é capaz de lesionar ou colocar em perigo o bem jurídico protegido …

Funkeiro é condenado a quatro anos de prisão por tráfico de drogas

da droga para a configuração do crime de tráfico. O tipo penal previsto no artigo 33 da Lei Antidrogas é misto... deve ser revertida, resultando na condenação do acusado pela prática do crime …

TRF1 - Lícita a entrada de policiais em residência sem mandado de busca em caso de flagrante delito

. 33 da Lei 11.343/06, asseverou o magistrado. Quanto ao crime de moeda falsa, o réu negou a propriedade das cédulas... sem consentimento do morador, consoante o inciso XI do art. 5º da Constituição …

IAB critica projetos que tentam acabar com tráfico privilegiado

, prevista no parágrafo 4º do artigo 33 da Lei 11.343/2006, “contempla o tráfico de drogas ocasional, praticado de forma... projetos de lei pretendem a revogação do parágrafo 4º do artigo 33 da Lei 1…

IAB defende penas diferenciadas para traficantes ocasionais e membros de quadrilha

de até 15 anos”. Segundo o Instituto, a hipótese de pena menor, prevista no parágrafo 4º do art. 33 da Lei 11.343/2006..., do Senado Federal. Os dois projetos de lei pretendem a revogação do § 4º …

Superior Tribunal de Justiça publica teses sobre a Lei de Drogas

de um dos verbos contidos no art. 33, caput, da Lei n. 11.343/2006 é suficiente para a consumação do delito. 14) O laudo de constatação.... 15) Para a configuração do delito de tráfico de drogas …

A revista pessoal feita por agente de segurança particular e o posicionamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

. Com isso, o jovem foi denunciado e condenado pelo crime de tráfico de drogas (art. 33 da Lei 11.343 /2006). Sentença... do art. 5º da Constituição Federal que diz. “ninguém será obrigado a …