Artigo 7 da Lei nº 11.340 de 07 de Agosto de 2006

Lei nº 11.340 de 07 de Agosto de 2006

Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8º do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.
Art. 7º São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:
I - a violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal;
II - a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da auto-estima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação;
(Revogado)
II - a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação; (Redação dada pela Lei nº 13.772, de 2018)
III - a violência sexual, entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos;
IV - a violência patrimonial, entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades;
V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

Petição - TJSP - Ação Ameaça - Ação Penal - Procedimento Sumário

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1a (PRIMEIRA) VARA CRIMINAL DA COMARCA DE SÃO CARLOS - ESTADO DE SÃO PAULO Processo n° Autor: Réu: , já qualificado nos autos da AÇÃO PENAL , feito…

Petição - TJSP - Ação Ameaça - Inquérito Policial

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 3a VARA CRIMINAL DA COMARCA DE PIRASSUNUNGA-SP Autos n° O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO , por meio de seu órgão de execução abaixo…

Petição - TJSP - Ação Ameaça - Apelação Criminal - contra Ministério Público do Estado de São Paulo

Autos n° Meritíssima Juíza: 01. Segue denúncia em face de , qualificado a fls. 13. 02. Requeiro a vinda, aos autos, da folha de antecedentes do denunciado, bem como certidões criminais do que nela…

Petição - TJSP - Ação Ameaça - Ação Penal - Procedimento Ordinário

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA 2a VARA JUDICIAL DA COMARCA DE ITUVERAVA/SP Proc. n° Consta do incluso auto de inquérito policial que no dia 16 de abril de 2020, em horário incerto, na Rua…

Recurso - TJSP - Ação Indenização por Dano Moral - Procedimento Comum Cível

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO RAZÕES DE RECURSO Apelante: E SILVA Apelado: VINICIOS MACHADO E SILVA, N° do Processo: Origem: 1a Vara do Cível da Comarca de Itapetininga SP. EGRÉGIO…

Petição - TJSP - Ação Ameaça - Ação Penal - Procedimento Sumário

Inquérito Policial n° 842/2019 Meritíssima Juíza: Ofereço denúncia em apartado, requerendo F.A. atualizada e 1. eventuais certidões, bem como que se oficie ao IIRD, comunicando a denúncia, para fins…

Petição - TJSP - Ação Ameaça - Apelação Criminal

Autos n° MM. JUÍZA, 01. Segue denúncia em face de , qualificado a fls. 44. 02. Requeiro a vinda, aos autos, da folha de antecedentes do denunciado, bem como certidões criminais do que nela constar,…

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Criminal: APR 0000022-64.2020.8.13.0440 Mutum

EMENTA: APELAÇAO CRIMINAL - AMEAÇA (ART. 147, CP) E VIAS DE FATO (ART. 21, LCP) PRATICADOS NO CONTEXTO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - RECURSO DEFENSIVO - ABSOLVIÇAO - IMPOSSIBILIDADE - AUTORIA E…

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Criminal: APR 0008009-41.2018.8.13.0079 Contagem

EMENTA: APELAÇAO CRIMINAL - CRIME DE AMEAÇA PRATICADO NO ÂMBITO DOMÉSTICO E FAMILIAR - ABSOLVIÇAO - IRRESIGNAÇAO MINISTERIAL - CONDENAÇAO - INVIABILIDADE - INSUFICIÊNCIA DE PROVAS - APLICAÇAO DO…

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Criminal: APR 0014301-66.2018.8.13.0071 Boa Esperança

EMENTA: APELAÇAO CRIMINAL - AMEAÇA E VIAS DE FATO EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - EXTINÇAO DA PUNIBILIDADE - DECRETAÇAO - RETRATAÇAO DO DIREITO DE REPRESENTAÇAO QUANTO AO CRIME DE AMEAÇA -…