Art. 14 da Lei de Criacao da Agencia Nacional de Aviacao Civil - Lei 11182/05

Lei nº 11.182 de 27 de Setembro de 2005

Cria a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, e dá outras providências.
Art. 14. Os diretores somente perderão o mandato em virtude de renúncia, de condenação judicial transitada em julgado, ou de pena demissória decorrente de processo administrativo disciplinar.
§ 1º (VETADO)
§ 2º Cabe ao Ministro de Estado da Defesa instaurar o processo administrativo disciplinar, que será conduzido por comissão especial constituída por servidores públicos federais estáveis, competindo ao Presidente da República determinar o afastamento preventivo, quando for o caso, e proferir julgamento.
(Revogado)
§ 2º Cabe ao Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República instaurar o processo administrativo disciplinar, que será conduzido por comissão especial constituída por servidores públicos federais estáveis, competindo ao Presidente da República determinar o afastamento preventivo, quando for o caso, e proferir julgamento. (Redação dada pela Medida Provisória nº 527, de 2011).
§ 2º Cabe ao Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República instaurar o processo administrativo disciplinar, que será conduzido por comissão especial constituída por servidores públicos federais estáveis, competindo ao Presidente da República determinar o afastamento preventivo, quando for o caso, e proferir julgamento. (Redação dada pela Lei nº 12.462, de 2011)

Cancelamento de VOO

dizer que a Resolução 141, de 09 de março de 2010, da Agencia Nacional de Aviacao Civil (ANAC), que dispõe... legais de consumidor e fornecedor de serviços, conforme artigos 2º e 3º, da Lei
Franklyn Gallani, Advogado
há 5 meses

Companhias Aéreas - Responsabilidade solidária da cadeia de prestadores de serviços no âmbito do CDC

da responsabilidade civil.” A AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Anac), por sua vez, através da RESOLUÇÃO 141, DE 9... (Código Brasileiro de Aeronáutica) e pela Agência Nacional de Aviação Civil,…

A Famigerada Resolução nº. 400 da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC

Todos os brasileiros no ano de 2017 sofreram um enorme retrocesso na seara da regulamentação administrativa pertinente ao transporte aéreo regular de passageiros doméstico e internacional. Um dos…
há 3 anos

Da responsabilidade das empresas aéreas no cancelamento de voos e o Direito do Consumidor

O presente artigo buscar traçar uma análise sistemática das alternativas apresentadas às Empresas Aéreas brasileiras, a partir da resolução 141 de 2010 da Agencia Nacional de Aviacao Civil ( ANAC ) e…