Artigo 164 da Lei nº 11.101 de 01 de Janeiro de 2173

Lei nº 11.101 de 19 de Fevereiro de 2005

Regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária.
Art. 164. Recebido o pedido de homologação do plano de recuperação extrajudicial previsto nos arts. 162 e 163 desta Lei, o juiz ordenará a publicação de edital eletrônico com vistas a convocar os credores do devedor para apresentação de suas impugnações ao plano de recuperação extrajudicial, observado o disposto no § 3º deste artigo. (Redação dada pela Lei nº 14.112, de 2020) (Vigência)
§ 1º No prazo do edital, deverá o devedor comprovar o envio de carta a todos os credores sujeitos ao plano, domiciliados ou sediados no país, informando a distribuição do pedido, as condições do plano e prazo para impugnação.
§ 2º Os credores terão prazo de 30 (trinta) dias, contado da publicação do edital, para impugnarem o plano, juntando a prova de seu crédito.
§ 3º Para opor-se, em sua manifestação, à homologação do plano, os credores somente poderão alegar:
I – não preenchimento do percentual mínimo previsto no caput do art. 163 desta Lei;
II – prática de qualquer dos atos previstos no inciso III do art. 94 ou do art. 130 desta Lei, ou descumprimento de requisito previsto nesta Lei;
III – descumprimento de qualquer outra exigência legal.
§ 4º Sendo apresentada impugnação, será aberto prazo de 5 (cinco) dias para que o devedor sobre ela se manifeste.
§ 5º Decorrido o prazo do § 4º deste artigo, os autos serão conclusos imediatamente ao juiz para apreciação de eventuais impugnações e decidirá, no prazo de 5 (cinco) dias, acerca do plano de recuperação extrajudicial, homologando-o por sentença se entender que não implica prática de atos previstos no art. 130 desta Lei e que não há outras irregularidades que recomendem sua rejeição.
§ 6º Havendo prova de simulação de créditos ou vício de representação dos credores que subscreverem o plano, a sua homologação será indeferida.
§ 7º Da sentença cabe apelação sem efeito suspensivo.
§ 8º Na hipótese de não homologação do plano o devedor poderá, cumpridas as formalidades, apresentar novo pedido de homologação de plano de recuperação extrajudicial.

27. Comentários aos Artigos 161 a 167 - Comentários à Lei de Recuperação de Empresas

Marcelo Vieira von Adamek Capítulo VI. Da recuperação extrajudicial 1. A MUDANÇA DE PARADIGMA: O INCENTIVO ÀS NEGOCIAÇÕES DIRETAS E ÀS SOLUÇÕES DE MERCADO 1 A vigente lei concursal, Lei nº 11.101, de…
0
0

Recuperação extrajudicial - 5. Processo da recuperação judicial e da recuperação extrajudicial - Direito empresarial: recuperação de empresas e falência

Recuperação extrajudicial • Conceito “É admissível, nos termos da vigente lei de falências, que o empresário, diante de uma situação de dificuldades, reúna os credores e acerte com eles um acordo de…
0
0

Art. 161 - Capítulo VI. Da Recuperação Extrajudicial - Comentários à Lei de Falências e de Recuperação de Empresas

Capítulo VI DA RECUPERAÇÃO EXTRAJUDICIAL Art. 161. O devedor que preencher os requisitos do art. 48 desta Lei poderá propor e negociar com credores plano de recuperação extrajudicial. § 1º Estão…
0
0

Capítulo VI. Disposições Comuns à Recuperação Judicial e à Falência: A Assembleia Geral de Credores - Tratado de Direito Empresarial: Recuperação Empresarial e Falência

Autores: Paulo Fernando Campos Salles de Toledo Adriana V. Pugliesi SUMÁRIO: 1. Introdução – 2. Atribuições da assembleia geral de credores – 3. Regras de convocação e realização da assembleia de…
0
0

Art. 161 - Capítulo VI. Da Recuperação Extrajudicial - Comentários à Lei de Falência e Recuperação Judicial

Capítulo VI DA RECUPERAÇÃO EXTRAJUDICIAL Art. 161. O devedor que preencher os requisitos do art. 48 desta Lei poderá propor e negociar com credores plano de recuperação extrajudicial. § 1º Não se…
0
0

Art. 164 - Capítulo VI - Da Recuperação Extrajudicial - Comentários à Lei de Falências e de Recuperação de Empresas

Art. 164. Recebido o pedido de homologação do plano de recuperação extrajudicial previsto nos arts. 162 e 163 desta Lei, o juiz ordenará a publicação de edital eletrônico com vistas a convocar os…
0
0