Art. 154 da Lei de Recuperação Judicial e Extrajudicial e de Falência - Lei 11101/05

Lei nº 11.101 de 09 de Fevereiro de 2005

Regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária.
Art. 154. Concluída a realização de todo o ativo, e distribuído o produto entre os credores, o administrador judicial apresentará suas contas ao juiz no prazo de 30 (trinta) dias.
§ 1o As contas, acompanhadas dos documentos comprobatórios, serão prestadas em autos apartados que, ao final, serão apensados aos autos da falência.
§ 2o O juiz ordenará a publicação de aviso de que as contas foram entregues e se encontram à disposição dos interessados, que poderão impugná-las no prazo de 10 (dez) dias.
§ 3o Decorrido o prazo do aviso e realizadas as diligências necessárias à apuração dos fatos, o juiz intimará o Ministério Público para manifestar-se no prazo de 5 (cinco) dias, findo o qual o administrador judicial será ouvido se houver impugnação ou parecer contrário do Ministério Público.
§ 4o Cumpridas as providências previstas nos §§ 2o e 3o deste artigo, o juiz julgará as contas por sentença.
§ 5o A sentença que rejeitar as contas do administrador judicial fixará suas responsabilidades, poderá determinar a indisponibilidade ou o seqüestro de bens e servirá como título executivo para indenização da massa.
§ 6o Da sentença cabe apelação.
Pedro Fernandes, Estudante de Direito
ano passado

Resumão de Direito Empresarial II

Contratos de Mútuo É um contrato de empréstimo de dinheiro, em algumas ocasiões é pego alguns bens para depois pagar. No Brasil, esses contratos só podem ser feitos por instituição financeira, quando…

Um ensaio sobre a continuidade da atividade empresarial após o encerramento da falência e extinção de suas obrigações- Doutrina Controversa e Princípios

Por Guthemberg B. Domingues 1 - INTRODUÇÃO Conforme a Lei das falências, um dos efeitos da falência é o encerramento das atividades, todavia nada obsta de essa empresa falida continuar seus negócios.

O Princípio da Função Social da Empresa: Breves Considerações

Por: Grazielle Benedetti Santos [1] RESUMO O presente artigo analisa o desenvolvimento das relações empresariais a partir da Constituição Federal de 1988. A partir deste ordenamento, se constata uma…

Encerramento do processo de falência e extinção das obrigações do falido: questões procedimentais

1 INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo suscitar questões no que se refere ao encerramento da falência e à extinção das obrigações do falido. O tema em epígrafe encontra guarida na seção…