Art. 84 da Lei de Recuperação Judicial e Extrajudicial e de Falência - Lei 11101/05

Lei nº 11.101 de 09 de Fevereiro de 2005

Regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária.
Art. 84. Serão considerados créditos extraconcursais e serão pagos com precedência sobre os mencionados no art. 83 desta Lei, na ordem a seguir, os relativos a:
I - remunerações devidas ao administrador judicial e seus auxiliares, e créditos derivados da legislação do trabalho ou decorrentes de acidentes de trabalho relativos a serviços prestados após a decretação da falência;
II - quantias fornecidas à massa pelos credores;
III - despesas com arrecadação, administração, realização do ativo e distribuição do seu produto, bem como custas do processo de falência;
IV - custas judiciais relativas às ações e execuções em que a massa falida tenha sido vencida;
V - obrigações resultantes de atos jurídicos válidos praticados durante a recuperação judicial, nos termos do art. 67 desta Lei, ou após a decretação da falência, e tributos relativos a fatos geradores ocorridos após a decretação da falência, respeitada a ordem estabelecida no art. 83 desta Lei.

Os Créditos Extraconcursais na Recuperação Judicial.

O instituto da recuperação judicial para a proteção e manutenção da atividade econômica é fundamental para o pleno desenvolvimento social. Seus mecanismos, embora mereçam algumas críticas, contribuem…

A Preferência do Crédito Tributário nos Processos Falimentares

INTRODUÇÃO 9 CAPÍTULO I: DO PROCESSO DE FALÊNCIA 12 ORIGEM DO TERMO “FALÊNCIA” 13 BREVE HISTÓRICO DO DIREITO FALIMENTAR 15 ANÁLISE HISTÓRICA DO DIREITO FALIMENTAR NO BRASIL 17 HIPÓTESES AUTORIZADORAS…

Sobre A Sentença Que Declara A Falência E Seus Efeitos Em Relação Aos Seus Credores

FERNANDO ANTONIO SOUZA DE ARAGÃO FILHO SOBRE A SENTENÇA QUE DECLARA A FALÊNCIA E SEUS EFEITOS EM RELAÇÃO AOS SEUS CREDORES Trabalho Acadêmico apresentado ao Programa de Graduação em Direito da…

Uma análise das inferências do procedimento falimentar na Execução Fiscal

RESUMO O presente artigo tem por objetivo elucidar quais implicações foram trazidas pela nova Lei de Falências (Lei nº 11.101/2005) ao processo de execução fiscal e as analisar. Para tanto, será…

A lei de falências e sua relação com o crédito tributário

1.INTRODUÇÃO Este trabalho possui como objeto de estudo a análise a respeito dos créditos tributários no processo de falência, sob o enfoque do art 187 do Código Tributário Nacional, associado com o…

Equiparação de honorários advocatícios a créditos trabalhistas na recuperação judicial: jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que honorários advocatícios são equiparados a créditos trabalhistas e se submetem ao limite eventualmente fixado por assembleia de credores da…
Roberto Macedo, Advogado
há 9 meses

É possível a penhora do salário mensal?

A regra geral é a de que todos os bens pertencentes ao executado são passíveis de penhora, sendo que, caso haja alguma exceção, esta deve ser expressa, como, por exemplo, a impenhorabilidade daqueles…
Joedson Mv, Estudante de Direito
há 11 meses

Os credores na nova lei de falências

OS CREDORES NA NOVA LEI DE FALÊNCIAS Joedson Marques 25 de Abril de 2018 Resumo RESUMO Nesse artigo iremos estudar os credores na nova lei de falências e recuperação de empresas, dando ênfase na…
Samuel Franklin, Estudante de Direito
há 2 anos

Questões de Concursos Falência e Recuperação de Empresas.

01 Ano: 2009 Banca: EJEF Órgão: TJ-MG Prova: Juiz Para a doutrina, na ação revocatória falencial, a pretensão imediata do autor está limitada: a)À declaração de nulidade do ato fraudulento e à…

Honorários advocatícios no processo de falência.

Guilherme Geraldo Fonseca [1] Resumo: O principal objetivo da presente pesquisa será analisar cientificamente os honorários do advogado durante o processo de falência, questionando se há…