Artigo 48 da Lei nº 11.101 de 09 de Fevereiro de 2005

Lei nº 11.101 de 09 de Fevereiro de 2005

Regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária.
Art. 48. Poderá requerer recuperação judicial o devedor que, no momento do pedido, exerça regularmente suas atividades há mais de 2 (dois) anos e que atenda aos seguintes requisitos, cumulativamente:
I – não ser falido e, se o foi, estejam declaradas extintas, por sentença transitada em julgado, as responsabilidades daí decorrentes;
II – não ter, há menos de 5 (cinco) anos, obtido concessão de recuperação judicial;
III – não ter, há menos de 8 (oito) anos, obtido concessão de recuperação judicial com base no plano especial de que trata a Seção V deste Capítulo;
(Revogado)
III - não ter, há menos de 5 (cinco) anos, obtido concessão de recuperação judicial com base no plano especial de que trata a Seção V deste Capítulo; (Redação dada pela Lei Complementar nº 147, de 2014)
IV – não ter sido condenado ou não ter, como administrador ou sócio controlador, pessoa condenada por qualquer dos crimes previstos nesta Lei.
§ 1º A recuperação judicial também poderá ser requerida pelo cônjuge sobrevivente, herdeiros do devedor, inventariante ou sócio remanescente. (Renumerado pela Lei nº 12.873, de 2013)
§ 2º Tratando-se de exercício de atividade rural por pessoa jurídica, admite-se a comprovação do prazo estabelecido no caput deste artigo por meio da Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica - DIPJ que tenha sido entregue tempestivamente. (Incluído pela Lei nº 12.873, de 2013)
(Revogado)
§ 2º No caso de exercício de atividade rural por pessoa jurídica, admite-se a comprovação do prazo estabelecido no caput deste artigo por meio da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), ou por meio de obrigação legal de registros contábeis que venha a substituir a ECF, entregue tempestivamente. (Redação dada pela Lei nº 14.112, de 2020) (Vigência)
§ 3º Para a comprovação do prazo estabelecido no caput deste artigo, o cálculo do período de exercício de atividade rural por pessoa física é feito com base no Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR), ou por meio de obrigação legal de registros contábeis que venha a substituir o LCDPR, e pela Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) e balanço patrimonial, todos entregues tempestivamente. (Incluído pela Lei nº 14.112, de 2020) (Vigência)
§ 4º Para efeito do disposto no § 3º deste artigo, no que diz respeito ao período em que não for exigível a entrega do LCDPR, admitir-se-á a entrega do livro-caixa utilizado para a elaboração da DIRPF. (Incluído pela Lei nº 14.112, de 2020) (Vigência)
§ 5º Para os fins de atendimento ao disposto nos §§ 2º e 3º deste artigo, as informações contábeis relativas a receitas, a bens, a despesas, a custos e a dívidas deverão estar organizadas de acordo com a legislação e com o padrão contábil da legislação correlata vigente, bem como guardar obediência ao regime de competência e de elaboração de balanço patrimonial por contador habilitado. (Incluído pela Lei nº 14.112, de 2020) (Vigência)
Art. 48-A. Na recuperação judicial de companhia aberta, serão obrigatórios a formação e o funcionamento do conselho fiscal, nos termos da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, enquanto durar a fase da recuperação judicial, incluído o período de cumprimento das obrigações assumidas pelo plano de recuperação. (Incluído pela Lei nº 14.112, de 2020) (Vigência)

Recurso - TJSP - Ação Iss/ Imposto sobre Serviços - Apelação Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 4a VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE SÃO PAULO Processo n° E LTDA. , por seus advogados, nos autos do mandado de segurança impetrado contra ato do…

Petição - TJSP - Ação Nota Promissória - Falência de Empresários, Sociedades Empresáriais, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

fls. 205 fls. 206 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE ITAPEVI, ESTADO DE SÃO PAULO Processo n°. 1000651-27.2013.8.26.0271 . FERENCZI INDÚSTRIA E . , por seu…

Petição - TJSP - Ação Indenização por Dano Material - Procedimento Comum Cível - contra Poli Service

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DO 35a VARA CÍVEL DE SÃO PAULO/SP. Processo: 101221-42.2017.8.26.0100 Objeto: Objeto: Informação de deferimento de recuperação judicial e Pedido de suspensão do…

Petição Inicial - TJSP - Ação Recuperação Judicial - Produção Antecipada da Prova - contra Premier Inteligencia Financeira

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA DE FALÊNCIAS E RECUPERAÇÕES JUDICIAIS DO FORO CENTRAL DA COMARCA DE SÃO PAULO PREMIER INTELIGENCIA FINANCEIRA LTDA., sociedade empresária limitada, inscrita…

Recurso - TJSP - Ação Inexequibilidade do Título / Inexigibilidade da Obrigação - Embargos à Execução

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE JUNDIAÍ - SP. "O mais importante não é a situação que estamos, mas a direção para qual nos movemos." - Olliver Wendell…

Petição Inicial - TJSP - Ação Pedido de Recuperação Judicial - Execução de Título Extrajudicial - contra HBF Importadora e Softline Empreendimentos e Participações

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __ VARA DE RECUPERAÇÕES JUDICIAIS E FALÊNCIAS DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA CAPITAL DO ESTADO DE SÃO PAULO HB GROUP CONFECÇÕES LTDA., sociedade…

Petição Inicial - TJSP - Ação Pedido de Recuperação Judicial , o que Fazem - Execução de Título Extrajudicial - contra Usina Rio Pardo

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 1a VARA CÍVEL DA COMARCA DE CERQUEIRA CÉSAR/SP Distribuição por prevenção Processo n° 1000477-93.2017.8.26.0136 USINA RIO PARDO S.A. , pessoa jurídica de direito…

Petição Inicial - TJSP - Ação Parceria Agrícola E/Ou Pecuária - Procedimento Comum Cível - contra Rivati Agropecuária e Revati Açúcar e Álcool

EXCELENTISSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA DE FALÊNCIAS E RECUPERAÇÃO JUDICIAL DA COMARCA DA CAPITAL DO ESTADO DE SÃO PAULO R ENUKA DO B RASIL S.A. , pessoa jurídica de direito privado,…

Petição - TJSP - Ação Duplicata - Execução de Título Extrajudicial

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 3a VARA CÍVEL DA COMARCA DE INDAIATUBA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Processo: em Recuperação Judicial, já qualificada nos autos da Ação de Execução que lhe…

Petição - TJSP - Ação Rescisão do Contrato e Devolução do Dinheiro - Agravo de Instrumento

33. E, detonada a crise, os compradores se viram numa situação extremamente preocupante: (i) os lotes adquiridos não valorizaram como se projetava, ao contrário, perderam valor em razão da baixa…