Artigo 186 da Lei nº 8.112 de 11 de Dezembro de 1990

RJU - Lei nº 8.112 de 11 de Dezembro de 1990

Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.
Art. 186. O servidor será aposentado: (Vide art. 40 da Constituição)
I - por invalidez permanente, sendo os proventos integrais quando decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, especificada em lei, e proporcionais nos demais casos;
II - compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de serviço;
III - voluntariamente:
a) aos 35 (trinta e cinco) anos de serviço, se homem, e aos 30 (trinta) se mulher, com proventos integrais;
b) aos 30 (trinta) anos de efetivo exercício em funções de magistério se professor, e 25 (vinte e cinco) se professora, com proventos integrais;
c) aos 30 (trinta) anos de serviço, se homem, e aos 25 (vinte e cinco) se mulher, com proventos proporcionais a esse tempo;
d) aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e aos 60 (sessenta) se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de serviço.
§ 1o Consideram-se doenças graves, contagiosas ou incuráveis, a que se refere o inciso I deste artigo, tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira posterior ao ingresso no serviço público, hanseníase, cardiopatia grave, doença de Parkinson, paralisia irreversível e incapacitante, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estados avançados do mal de Paget (osteíte deformante), Síndrome de Imunodeficiência Adquirida - AIDS, e outras que a lei indicar, com base na medicina especializada.
§ 2o Nos casos de exercício de atividades consideradas insalubres ou perigosas, bem como nas hipóteses previstas no art. 71, a aposentadoria de que trata o inciso III, "a" e "c", observará o disposto em lei específica.
§ 3o Na hipótese do inciso I o servidor será submetido à junta médica oficial, que atestará a invalidez quando caracterizada a incapacidade para o desempenho das atribuições do cargo ou a impossibilidade de se aplicar o disposto no art. 24. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

Contestação - TJMS - Ação Aposentadoria por Invalidez - Procedimento Comum Cível - contra Município de Antônio João e Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Antônio João -Imps

EXCELENTÍSSIMO SENHOR, DOUTORA, JUIZA DE DIREITO DA 2° VARA CÍVEL DE PONTA PORÃ - ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. Atos: Requerente: Requerido: MUNICÍPIO DE ANTÔNIO JOÃO E INSTITUTO MUNICIPAL DE…

Impugnação - TJMS - Ação Aposentadoria por Invalidez - Procedimento Comum Cível - contra Município de Antônio João e Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Antônio João -Imps

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2a VARA CÍVEL DA COMARCA DE PONTA PORÃ/MS, 1 Autos n°. Autora: Requerido: MUNICÍPIO DE ANTONIO JOÃO/MS E INSTITUTO MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA DOS…

Petição Inicial - TJMS - Ação de Conversão de Aposentadoria por Invalidez Proporcional para Aposentadoria por Incapacidade Permanente Integral c/c Cobrança - Procedimento Comum Cível - contra Município de Antônio João

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA COMARCA DA FAZENDA PÚBLICA DE PONTA PORÃ/MS, 1 , brasileira, professora aposentada, portadora do RG n° , e inscrita no CPF n° , residente e domiciliada à ,…

Superior Tribunal de Justiça STJ - EDcl no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL: EDcl no AREsp 2010392 RS 2021/0341772-8

EDcl no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 2010392 - RS (2021/0341772-8) EMENTA PROCESSUAL CIVIL. EMBARGOS DE DECLARAÇAO NO RECURSO ESPECIAL. ART. 1.022 DO CPC/2015. ERRO MATERIAL. OCORRÊNCIA. EMBARGOS …

Petição Inicial - TJSP - Ação de Cobrança - Apelação Cível - contra Mapfre Vida e Mapfre Vera Cruz Seguradora

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE CAMPINAS - SP Circular SUSEP n° 302/2005, em seu art. 9°, dispôs que: " É vedado o oferecimento de cobertura em que o pagamento…

Contestação - TJSP - Ação Direito Civil - Apelação Cível - contra Mapfre Vida e Mapfre Vera Cruz Seguradora

Ao Juízo da 05a Vara Cível da Comarca de São Paulo/SP. Protocolo n.: Parte Autora: Parte Ré: Mapfre Vida S.A Mapfre Vida S.A , sociedade anônima fechada, inscrita no CNPJ/MF sob o n. , sediada na…

Réplica - TJSP - Ação Servidores Inativos - Apelação / Remessa Necessária - de Estado de São Paulo, São Paulo Previdência - Spprev, Município de São Paulo, Instituto de Previdência do Municipio de São Paulo - Iprem e Juízo EX Officio

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 10a VARA DE FAZENDA PÚBLICA DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA CAPITAL/SP PRIORIDADE IDOSO (82 ANOS) E PORTADOR DE DOENÇA GRAVE Art. 1.048, I do CPC/2015…

Petição Inicial - TJSP - Ação de Procedimento Ordinário (Com Pedido de Antecipação de Tutela) - Apelação Cível - de São Paulo Previdência - Spprev e Estado de São Paulo

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA __VARA DA , brasileira, solteira, auxiliar de enfermagem, portadora da cédula de identidade RG n° , inscrita no CPF/MF sob o n° , residente e domiciliada na CEP: ,…

Petição - TJSP - Ação Invalidez Permanente - Procedimento Comum Cível

EXMO(A). SR(A). DR(A). JUIZ DE DIREITO DA 2a VARA DA PÚBLICA DA COMARCA DEGUARULHOS PROCEDIMENTO ORDINÁRIO N°. REQUERENTE: REQUERIDO: PÚBLICA DO A PÚBLICA DO , por intermédio de sua representante…

Petição Inicial - TJSP - Ação Alvará para Levantamento de Valores - Alvará Judicial - Lei 6858/80

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ DE DIREITO DA _____ VARA CÍVEL DA COMARCA DE PENÁPOLIS, ESTADO DE SÃO PAULO. Prioridade - doença grave (Parkinson). , brasileiro, solteiro em União Estável,…