Artigo 99 da Lei nº 10.741 de 01 de Outubro de 2003

Lei nº 10.741 de 01 de Outubro de 2003

Dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e dá outras providências. (Redação dada pela Lei nº 13.423, de 2022)
Art. 99. Expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, da pessoa idosa, submetendo-a a condições desumanas ou degradantes ou privando-a de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado: (Redação dada pela Lei nº 14.423, de 2022)
Pena – detenção de 2 (dois) meses a 1 (um) ano e multa.
§ 1o Se do fato resulta lesão corporal de natureza grave:
Pena – reclusão de 1 (um) a 4 (quatro) anos.
§ 2o Se resulta a morte:
Pena – reclusão de 4 (quatro) a 12 (doze) anos.

Ex-namorada é condenada por negligenciar saúde de idoso no Mato Grosso

Ex-namorada de idoso que o deixou em condições precárias de saúde e higiene é condenada a três meses de detenção. Decisão é da 1ª câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJ/MT), que…
0
0

Ex-namorada é condenada por negligenciar saúde de idoso

Ex-namorada de idoso que o deixou em condições precárias de saúde e higiene é condenada a três meses de detenção. Decisão é da 1ª câmara Criminal do TJ/MT, que substituiu a pena por restritiva de…
2
0

Interditadas duas instituições para idosos em Encantado

A pedido da Promotoria de Justiça de Encantado em ação civil pública, a Justiça deferiu liminar, na segunda-feira, 17, decretando a interdição provisória de duas instituições de longa permanência…
1
0

Cuidadora dispensada por usar violência com idoso não tem direito a férias proporcionais

A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho absolveu Danubia Ghiggi da Silva & Cia Ltda. – ME de pagar férias proporcionais mais um terço constitucional a uma cuidadora demitida por justa causa…
17
3

Demitida por justa causa não tem direito a férias proporcionais

Uma cuidadora demitida por justa causa por agir com “excesso de violência” ao tratar de idoso não tem direito a férias proporcionais nem a receber ao pagamento adicional de 1/3 pelas férias não…
2
0

Negado pagamento de férias proporcionais a cuidadora dispensada por justa causa

Para TST, a dispensa por justa causa não dá direito a férias proporcionais. A 8ª turma do TST deu provimento a recurso da Danubia Ghiggi da Silva & Cia Ltda. – ME para excluir da condenação o…
1
0

Cuidadora dispensada por usar violência com idoso não tem direito a férias proporcionais

A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho absolveu Danubia Ghiggi da Silva & Cia Ltda. ME de pagar férias proporcionais mais um terço constitucional a uma cuidadora demitida por justa causa por…
0
0

TST - Cuidadora dispensada por usar violência com idoso não tem direito a férias proporcionais

A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho absolveu Danubia Ghiggi da Silva & Cia Ltda. – ME de pagar férias proporcionais mais um terço constitucional a uma cuidadora demitida por justa causa…
1
0

Inspeção de Promotor encontra irregularidades em lar para idosos na cidade de Formigueiro

Inspeção de Promotor encontra irregularidades em lar para idosos na cidade de Formigueiro BM decretou prisão em flagrante da proprietária Em decorrência de inspeção realizada pelo Promotor de Justiça…
1
0

Mulher é condenada por seis meses após agredir mãe e desacatar policial

A 2.ª Turma Criminal do TJ-DFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios) manteve a condenação de uma filha por agressão à mãe e desacato ao policial que presenciou o fato. A pena…
1
0