Artigo 3 da Lei nº 10.741 de 01 de Outubro de 2003

Lei nº 10.741 de 01 de Outubro de 2003

Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências.
Art. 3o É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:
(Revogado)
§ 1º A garantia de prioridade compreende: (Redação dada pela Lei nº 13.466, de 2017)
I - atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;
II - preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas;
III - destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso;
IV - viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações;
V - priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência;
VI - capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos;
VII - estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais de envelhecimento;
VIII - garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social locais.
IX - prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda. (Incluído pela Lei nº 11.765, de 2008).
§ 2º Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos. (Incluído pela Lei nº 13.466, de 2017)

Como efetivar o Direito ao Benefício de Prestação Continuada ao Idoso de 60 (sessenta) anos de idade?

COMO EFETIVAR O DIREITO AO BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA AO IDOSO DE 60 (SESSENTA) ANOS DE IDADE? SUMÁRIO - O PRINCÍPIO DA ISONOMIA - A ESTRUTURAÇÃO DA LEI E DO OBJETO DA NORMA - DA PROTEÇÃO…
Julio Martins, Advogado
há 15 dias

O Cartório pode negar a Escritura de União Estável por causa da grande diferença de idade do casal?

Não é nada razoável presumirmos a INCAPACIDADE por conta da idade das pessoas e, muito menos, negar o Casamento ou mesmo a lavratura de uma União Estável por conta da diferença de idade entre o…

Dia Mundial de Conscientização contra a violência em face de idosos

JÚLIO CÉSAR BALLERINI SILVA ADVOGADO (OAB SP 119.056) MAGISTRADO E PROFESSOR COORDENADOR NACIONAL DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL DA ESCOLA SUPERIOR DE DIREITO – ESD…
Julio Martins, Advogado
há 2 meses

Como assim o Cartório pode negar a lavratura de Testamento de um Idoso??

O respeito ao IDOSO vem estampado no decorrer da Lei 10.741/2003, condensando o seu artigo 3º que é DEVER DE TODOS garantir os direitos dos maiores de 60 (sessenta) anos: "Art. 3º. É obrigação da…
Daniela Nogueira, Advogado
há 2 meses

A Responsabilidade Civil no abandono afetivo inverso

A RESPONSABILIDADE CIVIL NO ABANDONO AFETIVO INVERSO Daniela de Carvalho Nogueira [1] “Não é que a velhice seja ruim, o problema é que ela dura pouco.” (Norberto Bobbio) RESUMO: Envelhecer é um…
Cintia Simião, Advogado
há 3 meses

Curatela

O Código Civil acompanha toda a existência das pessoas, desde o seu nascimento, quando é determinado o início da personalidade civil para as pessoas nascidas vivas, até a sua morte. Assim, todas as…

A falta de familiaridade do idoso com a tecnologia e os golpes OU como aumentar a intimidade do idoso com a tecnologia?

Que a tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia do brasileiro, isso há muito já não é novidade. E muito menos é novidade a falta de familiaridade de determinados públicos com ela. Sendo…
Milena Pessôa, Estudante de Direito
há 5 meses

Da tutela inibitória no Direito de Família:

DA TUTELA INIBITÓRIA NO DIREITO DE FAMÍLIA: Uma perspectiva em discussão Jessica Nayra Santos Chebile * Milena Pessôa Cruz ** 1. Introdução 2. Da Tutela Inibitória. 2.1. Evolução histórica 3. Direito…

Direitos dos Idosos em face da falta de leitos hospitalares

O considerável aumento dos casos de Coronavirus/Covid19 que vem se verificando atualmente tem levado a um verdadeiro colapso das redes hospitalares públicas e privadas em diversas cidades. Em meio ao…
Maíra Miranda, Estudante de Direito
há 5 meses

Os direitos sociais e a assistência municipal como garantia constitucional aos princípios da proteção integral e principio da proteção absoluta e a conjuntura da prioridade do idoso.

, e a lei 10.741 de outubro de 2003 decretado pelo Presidente da República, de caráter inclusivo, orientada pelo princípio..., denominado Amparo Social ao Idoso, previsto na Lei Orgânica da …