Art. 8 Lc 116/03

Lc nº 116 de 31 de Julho de 2003

Dispõe sobre o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, e dá outras providências.
Art. 8o As alíquotas máximas do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza são as seguintes:
I - (VETADO)
II - demais serviços, 5% (cinco por cento).
Art. 8o-A. A alíquota mínima do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza é de 2% (dois por cento). (Incluído pela Lei Complementar nº 157, de 2016)
§ 1o O imposto não será objeto de concessão de isenções, incentivos ou benefícios tributários ou financeiros, inclusive de redução de base de cálculo ou de crédito presumido ou outorgado, ou sob qualquer outra forma que resulte, direta ou indiretamente, em carga tributária menor que a decorrente da aplicação da alíquota mínima estabelecida no caput, exceto para os serviços a que se referem os subitens 7.02, 7.05 e 16.01 da lista anexa a esta Lei Complementar. (Incluído pela Lei Complementar nº 157, de 2016)
§ 2o É nula a lei ou o ato do Município ou do Distrito Federal que não respeite as disposições relativas à alíquota mínima previstas neste artigo no caso de serviço prestado a tomador ou intermediário localizado em Município diverso daquele onde está localizado o prestador do serviço. (Incluído pela Lei Complementar nº 157, de 2016)
§ 3o A nulidade a que se refere o § 2o deste artigo gera, para o prestador do serviço, perante o Município ou o Distrito Federal que não respeitar as disposições deste artigo, o direito à restituição do valor efetivamente pago do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza calculado sob a égide da lei nula. (Incluído pela Lei Complementar nº 157, de 2016)

Capacidade Tributária do Município

GEORGE CABRAL CARDOSO CAPACIDADE TRIBUTÁRIA DO MUNICÍPIO RESUMO O presente trabalho propõe um entendimento acerca da capacidade tributária dos municípios brasileiros, a qual é definida expressamente…
há 6 meses

ICMS - Base de cálculo de Pis/cofins

REFLEXOS NO ORDENAMENTO JURÍDICO COM O JULGAMENTO DO RE 574.706 Paulo Seiji Rodrigues HIRAKAWA [1] RESUMO: O presente artigo científico possui o intuito de esclarecer alguns desdobramentos que o…

Aspectos Tributários sobre a Importação de Serviços no Brasil (Service Import)

1.Introdução 2. Tributação da pessoa física/jurídica não-residente domiciliada no exterior 3. Conceito de Importação de Serviços - Serviços Técnicos e Assistência Técnica/Administrativa 4. Imposto…

A Legalidade da Tributação dos serviços de Streaming

Joana Pereira Alves¹ Emmanuel Cavalcanti Figueirêdo² Alexandre Henrique Salema Ferreira³ RESUMO: Tendo em vista o desenfreado crescimento da utilização dos serviços de streaming não só no Brasil,…

Exclusão do ISS da base de cálculo do PIS/COFINS: mais uma repercussão do entendimento firmado pelo Supremo no RE 574.706

Percebemos a firmeza jurídica de uma tese tributária quando ela serve de subsídio para a discussão e debate de uma série de situações semelhantes. Isso é, exatamente, o que ocorre com a tese de…
Izan Junior, Advogado
há 2 anos

Exclusão do ISS da base de cálculo do PIS/COFINS: Mais uma repercussão do entendimento firmado pelo Supremo no RE 574.706

Percebemos a firmeza jurídica de uma tese tributária quando ela serve de subsídio para a discussão e debate de uma série de situações semelhantes. Isso é, exatamente, o que ocorre com a tese de…
João Stinghen, Advogado
há 2 anos

A não incidência do ISS sobre as verbas de natureza não remuneratória das Serventias Extrajudiciais

1. Conformação legal do ISS sobre a atividade notarial e registral O Imposto sobre Serviços de qualquer Natureza – ISS é imposto de competência dos municípios, na forma do art. 156 , III da…

Imposto sobre serviços de qualquer natureza

O Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza ou Imposto Sobre Serviços (ISS) tem previsão legal na atual Constituição Federal, em seu artigo 156, III, e na Lei Complementar 116/2003: "Art. 156.
Felipe Aguiar, Advogado
há 3 anos

Leasing Operacional e Financeiro: um breve estudo sobre a incidência do ISS

RESUMO O presente trabalho pretende analisar de forma despretensiosa a incidência do ISS nas operações com leasing (arrendamento mercantil) operacional e financeiro, cotejando a Regra-Matriz de…
Manuela Lisboa, Advogado
há 4 anos

Competência Territorial para o Recolhimento do ISS

RESUMO O ISS é um imposto municipal, do qual depende de lei ordinária para instituir o mesmo, ocorre que sua estrutura normativa está disciplinada na legislação complementar federal de nº 116/2003 de…

Termo ou Assunto relacionado