Artigo 69 da Lei nº 8.112 de 11 de Dezembro de 1990

RJU - Lei nº 8.112 de 11 de Dezembro de 1990

Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.
Subseção IV
Dos Adicionais de Insalubridade, Periculosidade ou Atividades Penosas
Art. 69. Haverá permanente controle da atividade de servidores em operações ou locais considerados penosos, insalubres ou perigosos.
Parágrafo único. A servidora gestante ou lactante será afastada, enquanto durar a gestação e a lactação, das operações e locais previstos neste artigo, exercendo suas atividades em local salubre e em serviço não penoso e não perigoso.
Luan Mazza, Advogado
há 3 anos

Gravidez na residência médica: a Lei nº 14.151, que determina o afastamento do trabalho das mulheres grávidas durante a pandemia, aplica-se na residência médica?

Algo que tem sido objeto de grande questionamento nas últimas semanas são os direitos das médicas residentes grávidas. Afinal, quais são os direitos das gestantes na residência médica? A Lei nº…
1
0

Processo Administrativo Disciplinar dos Servidores Públicos

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES EDIVANDA MARIA CIPRIANO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR DOS SERVIDORES PÚBLICOS Mogi das Cruzes, SP - 2019 Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao curso de…
4
0

Proibição do trabalho de lactante e gestante em atividades, operações ou locais insalubres

A lei 13.287 de 2016 publicada em 11 de maio de 2016 proíbe o trabalho de lactante e gestante em atividades, operações ou locais insalubres. Foi vetado o trecho que garantia o pagamento integral,…
3
0

A necessidade da luta conjunta em torno das conseqüências jurídicas do reconhecimento do cargo do Oficial de Justiça como atividade de risco

Nos últimos meses, temos noticiado com freqüência alarmante a ocorrência de diversos crimes contra Oficiais de Justiça. Casos recentes de desacato, roubo, furto, cárcere privado, entre outros…
10
1