Inciso II do Artigo 3 da Lei nº 10.637 de 30 de Dezembro de 2002

Lei nº 10.637 de 30 de Dezembro de 2002

Dispõe sobre a não-cumulatividade na cobrança da contribuição para os Programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), nos casos que especifica; sobre o pagamento e o parcelamento de débitos tributários federais, a compensação de créditos fiscais, a declaração de inaptidão de inscrição de pessoas jurídicas, a legislação aduaneira, e dá outras providências.
Art. 3o Do valor apurado na forma do art. 2o a pessoa jurídica poderá descontar créditos calculados em relação a: Produção de efeito (Vide Lei nº 11.727, de 2008) (Produção de efeitos) (Vide Medida Provisória nº 497, de 2010) (Regulamento)
II - bens e serviços, utilizados como insumo na prestação de serviços e na produção ou fabricação de bens ou produtos destinados à venda, inclusive combustíveis e lubrificantes, exceto em relação ao pagamento de que trata o art. 2o da Lei no 10.485, de 3 de julho de 2002, devido pelo fabricante ou importador, ao concessionário, pela intermediação ou entrega dos veículos classificados nas posições 87.03 e 87.04 da TIPI; (Redação dada pela Lei nº 10.865, de 2004)

Supremo Tribunal Federal validou as normas que restringem o aproveitamento de créditos de PIS e COFINS

No julgamento do RE 841979 , com repercussão geral, o Plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu que o legislador ordinário possui autonomia para estabelecer restrições aos créditos das…
1
0

[Resumo] Informativo nº 1077/2022 do Supremo Tribunal Federal

Olá, amigos e amigas! Vamos conhecer o resumo dos principais julgados de mais uma edição do informativo de jurisprudências do STF? Acesse a íntegra da Edição nº 1077 AQUI . Abraço, Plenário DIREITO…
7
0
Ponto Jurídico, Advogado
há 2 anos

STF valida leis que restringem aproveitamento de créditos de PIS/COFINS

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o legislador ordinário tem autonomia para estabelecer restrições a crédito de contribuições ao PIS e da Cofins no regime não cumulativo de cobrança,…
2
0
Gabriel Benelli, Advogado
há 2 anos

CARF autoriza o aproveitamento de crédito de PIS/ Cofins sobre o frete de produtos adquiridos sem a incidência das contribuições.

Em processo que é discutido o direito ao crédito das contribuições não cumulativas sobre os fretes incidentes nas aquisições de produtos para revenda e/ou utilizados como insumos na produção de bens…
2
0
Diego Carvalho, Advogado
há 3 anos

Receita Federal nega crédito de PIS e Cofins no pagamento de royalties de franquia

Os valores pagos a título de royalties por uma franqueada à franqueadora não são considerados decorrentes da aquisição de bens ou de serviços. Por isso, não podem ser tratados como insumos para…
1
0

Crédito de PIS e COFINS na compra de Equipamento de Proteção Individual

Hoje, empresas que são tributadas no regime do Lucro Real contam com a possibilidade de tomar crédito sobre bens e serviços utilizados na sua operação. Há, no entanto, algumas contradições sobre a…
3
0

O Parecer Normativo Cosit n. 5/2018 e as novas restrições ao creditamento de insumos relativos a PIS/COFINS e o posicionamento do STJ

O recente Parecer Normativo Cosit n. 5 de 17 de dezembro de 2018, a pretexto de apresentar as principais repercussões no âmbito da Secretaria da Receita Federal do Brasil decorrentes da definição do…
1
1
COAD
há 6 anos

Parecer examina o conceito de insumos para apuração de créditos de PIS/Cofins conforme decisão do STJ

A Cosit (Coordenação-Geral de Tributação, da Secretaria da Receita Federal do Brasil), publicou no Diário Oficial da União de hoje, 18-12, o Parecer Normativo 5/2018 que apresenta as principais…
0
0

Receita Federal entende que Comissão paga a Representante Comercial não gera crédito de PIS e COFINS

Assunto: Contribuição para o PIS/Pasep NÃO CUMULATIVIDADE. DIREITO DE CREDITAMENTO. INSUMOS. COMISSÃO POR INTERMEDIAÇÃO DE VENDA. Os valores de comissão pagos por pessoa jurídica comercial pela…
2
0

Publicado o Acórdão do STJ que definiu o conceito de insumos para fins de PIS-COFINS

Foi publicada no dia 24.04, a decisão do STJ que definiu o conceito de insumos para fins de crédito das contribuições ao Pis e Cofins não cumulativos. Trata-se do seguinte. As Leis nºs 10.637/2002 e…
4
0