Artigo 12 da Lei nº 10.559 de 13 de Novembro de 2002

Lei nº 10.559 de 13 de Novembro de 2002

Regulamenta o art. 8o do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e dá outras providências.
Art. 12. Fica criada, no âmbito do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a Comissão de Anistia, com a finalidade de examinar os requerimentos referidos no art. 10 desta Lei e de assessorar o Ministro de Estado em suas decisões. (Redação dada pela Lei nº 13.844, de 2019)
§ 1o Os membros da Comissão de Anistia serão designados mediante portaria do Ministro de Estado da Justiça e dela participarão, entre outros, um representante do Ministério da Defesa, indicado pelo respectivo Ministro de Estado, e um representante dos anistiados.
(Revogado)
§ 1o Os membros da Comissão de Anistia serão designados em Portaria do Ministro de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e dela participarão, entre outros, um representante do Ministério da Defesa, indicado pelo respectivo Ministro de Estado, e um representante dos anistiados. (Redação dada pela Medida Provisória nº 870, de 2019)
(Revogado)
§ 1º Os membros da Comissão de Anistia serão designados por meio de portaria do Ministro de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e participarão da Comissão, entre outros, 1 (um) representante do Ministério da Defesa, indicado pelo respectivo Ministro de Estado, e 1 (um) representante dos anistiados. (Redação dada pela Lei nº 13.844, de 2019)
§ 2o O representante dos anistiados será designado conforme procedimento estabelecido pelo Ministro de Estado da Justiça e segundo indicação das respectivas associações.
(Revogado)
§ 2o O representante dos anistiados será indicado pelas respectivas associações e designado conforme procedimento estabelecido pelo Ministro de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. (Redação dada pela Medida Provisória nº 870, de 2019)
(Revogado)
§ 2º O representante dos anistiados será indicado pelas respectivas associações e designado conforme procedimento estabelecido pelo Ministro de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. (Redação dada pela Lei nº 13.844, de 2019)
§ 3o Para os fins desta Lei, a Comissão de Anistia poderá realizar diligências, requerer informações e documentos, ouvir testemunhas e emitir pareceres técnicos com o objetivo de instruir os processos e requerimentos, bem como arbitrar, com base nas provas obtidas, o valor das indenizações previstas nos arts. 4o e 5o nos casos que não for possível identificar o tempo exato de punição do interessado.
§ 4o As requisições e decisões proferidas pelo Ministro de Estado da Justiça nos processos de anistia política serão obrigatoriamente cumpridas no prazo de sessenta dias, por todos os órgãos da Administração Pública e quaisquer outras entidades a que estejam dirigidas, ressalvada a disponibilidade orçamentária.
(Revogado)
§ 4o As requisições e decisões proferidas pelo Ministro de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos nos processos de anistia política serão obrigatoriamente cumpridas no prazo de sessenta dias, por todos os órgãos da administração pública e quaisquer outras entidades a que estejam dirigidas, ressalvada a disponibilidade orçamentária. (Redação dada pela Medida Provisória nº 870, de 2019)
(Revogado)
§ 4º As requisições e as decisões proferidas pelo Ministro de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos nos processos de anistia política serão obrigatoriamente cumpridas no prazo de 60 (sessenta) dias, por todos os órgãos da administração pública e por quaisquer outras entidades a que estejam dirigidas, ressalvada a disponibilidade orçamentária. (Redação dada pela Lei nº 13.844, de 2019)
§ 5o Para a finalidade de bem desempenhar suas atribuições legais, a Comissão de Anistia poderá requisitar das empresas públicas, privadas ou de economia mista, no período abrangido pela anistia, os documentos e registros funcionais do postulante à anistia que tenha pertencido aos seus quadros funcionais, não podendo essas empresas recusar-se à devida exibição dos referidos documentos, desde que oficialmente solicitado por expediente administrativo da Comissão e requisitar, quando julgar necessário, informações e assessoria das associações dos anistiados.

Recurso - TRF01 - Ação Auxílio-Transporte - Apelação / Remessa Necessária - de União Federal contra Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciario Federal NA Bahia - Sindjufe

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA DA UNIÃO NO ESTADO DA BAHIA CEP Tel.: - Fax /4789/4790 - e-mail EXMO. SR. DR. JUIZ FEDERAL DA 4a VARA DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DA BAHIA. A UNIÃO , por meio do…

Superior Tribunal de Justiça STJ - RECURSO ESPECIAL: REsp 1995738 SC 2022/0099277-3

RECURSO ESPECIAL Nº 1995738 - SC (2022/0099277-3) DECISAO Erica Roesner Melcher e outros ajuizaram ação contra a União pleiteando, em suma, indenização por danos morais relativamente à prisão de …

Recurso - TRF01 - Ação Anistia Política - Procedimento Comum Cível - contra União Federal

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Federal da 15a Vara do Federal da Seção Judiciária de Minas Gerais. Processo n° , e , devidamente qualificados nestes autos de Ação Ordinária de Obrigação de Fazer ,…

Andamento do Processo n. 1995738 - Recurso Especial - 13/05/2022 do STJ

RECURSO ESPECIAL Nº 1995738 - SC (2022/0099277-3) RELATOR : MINISTRO FRANCISCO FALCÃO RECORRENTE : ERICA ROESNER MELCHER RECORRENTE : ADENIR ALBERTO MELCHER RECORRENTE : MARLI MELCHER ROSA ADVOGADOS…

Página 6207 do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de 13 de Maio de 2022

(ou seus sucessores), nessa hipótese, a escolha pela opção mais favorável (art. 16). 4. O dano moral decorrente de perseguição política, que envolve injusta privação de liberdade e/ou atentado à…

Página 6208 do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de 13 de Maio de 2022

(AgInt na ExeMS 15.697/DF, Rel. Ministro SÉRGIO KUKINA, PRIMEIRA SEÇÃO, julgado em 24/11/2021, DJe 17/12/2021.) ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO INTERNO NA EXECUÇÃO EM MANDADO DE SEGURANÇA.

Recurso - TRF01 - Ação Prescrição e Decadência - Apelação Cível - contra União Federal

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA 8a VARA FEDERAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL Numeração única: AUTOR: MELO MELO , já qualificado nos autos da ação que move contra a UNIÃO…

Recurso - TRF01 - Ação Anistia Política - Procedimento Comum Cível - contra União Federal

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA 8a VARA FEDERAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL Numeração única: AUTOR: MELO MELO , já qualificado nos autos da ação que move contra a UNIÃO…

Recurso - TRF01 - Ação Prescrição e Decadência - Apelação Cível - contra União Federal

..~A-__~·.. ANOTAÇO.I QE"AII ANOTAÇOES QERAIS _._~ f (Atestado médico, alteraçlo do contrito do trabalho, r~- (Ateltado médico, alteraçlo do contrato do trabalho. re- ./ glstrol prorisslonala e…

Recurso - TRF01 - Ação Anistia Política - Procedimento Comum Cível - contra União Federal

..~A-__~·.. ANOTAÇO.I QE"AII ANOTAÇOES QERAIS _._~ f (Atestado médico, alteraçlo do contrito do trabalho, r~- (Ateltado médico, alteraçlo do contrato do trabalho. re- ./ glstrol prorisslonala e…

Termo ou Assunto relacionado