Parágrafo 4 Artigo 14 da Lei nº 10.259 de 12 de Julho de 2001

LJEF - Lei nº 10.259 de 12 de Julho de 2001

Dispõe sobre a instituição dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais no âmbito da Justiça Federal.
Art. 14. Caberá pedido de uniformização de interpretação de lei federal quando houver divergência entre decisões sobre questões de direito material proferidas por Turmas Recursais na interpretação da lei.
§ 4o Quando a orientação acolhida pela Turma de Uniformização, em questões de direito material, contrariar súmula ou jurisprudência dominante no Superior Tribunal de Justiça -STJ, a parte interessada poderá provocar a manifestação deste, que dirimirá a divergência.

Embargos de divergência e o conceito de jurisprudência dominante

EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA E O CONCEITO DE JURISPRUDÊNCIA DOMINANTE Rogério Tadeu Romano I - HISTÓRICO O recurso de embargos de divergência passou a ter previsão no Código de Processo Civil , a partir…
2
0
Ana Carvalho, Advogado
há 4 anos

IRDR

* Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação em Direito Processual pela PUC-Minas defendido em outubro de 2019. 1. INTRODUÇÃO  O Código de Processo Civil de 2015 (CPC), instituído pela Lei nº…
3
0

Sistema de precedentes no Código de processo civil de 2015

1. SISTEMA DE PRECEDENTES NA COMMON LAW 1.1 Formação do sistema de precedentes Há alguns anos, no Brasil, se verifica um considerável aumento da importância dos mais diversos pronunciamentos…
2
0