Artigo 14 da Lei nº 10.259 de 12 de Julho de 2001

LJEF - Lei nº 10.259 de 12 de Julho de 2001

Dispõe sobre a instituição dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais no âmbito da Justiça Federal.
Art. 14. Caberá pedido de uniformização de interpretação de lei federal quando houver divergência entre decisões sobre questões de direito material proferidas por Turmas Recursais na interpretação da lei.
§ 1o O pedido fundado em divergência entre Turmas da mesma Região será julgado em reunião conjunta das Turmas em conflito, sob a presidência do Juiz Coordenador.
§ 2o O pedido fundado em divergência entre decisões de turmas de diferentes regiões ou da proferida em contrariedade a súmula ou jurisprudência dominante do STJ será julgado por Turma de Uniformização, integrada por juízes de Turmas Recursais, sob a presidência do Coordenador da Justiça Federal.
§ 3o A reunião de juízes domiciliados em cidades diversas será feita pela via eletrônica.
§ 4o Quando a orientação acolhida pela Turma de Uniformização, em questões de direito material, contrariar súmula ou jurisprudência dominante no Superior Tribunal de Justiça -STJ, a parte interessada poderá provocar a manifestação deste, que dirimirá a divergência.
§ 5o No caso do § 4o, presente a plausibilidade do direito invocado e havendo fundado receio de dano de difícil reparação, poderá o relator conceder, de ofício ou a requerimento do interessado, medida liminar determinando a suspensão dos processos nos quais a controvérsia esteja estabelecida.
§ 6o Eventuais pedidos de uniformização idênticos, recebidos subseqüentemente em quaisquer Turmas Recursais, ficarão retidos nos autos, aguardando-se pronunciamento do Superior Tribunal de Justiça.
§ 7o Se necessário, o relator pedirá informações ao Presidente da Turma Recursal ou Coordenador da Turma de Uniformização e ouvirá o Ministério Público, no prazo de cinco dias. Eventuais interessados, ainda que não sejam partes no processo, poderão se manifestar, no prazo de trinta dias.
§ 8o Decorridos os prazos referidos no § 7o, o relator incluirá o pedido em pauta na Seção, com preferência sobre todos os demais feitos, ressalvados os processos com réus presos, os habeas corpus e os mandados de segurança.
§ 9o Publicado o acórdão respectivo, os pedidos retidos referidos no § 6o serão apreciados pelas Turmas Recursais, que poderão exercer juízo de retratação ou declará-los prejudicados, se veicularem tese não acolhida pelo Superior Tribunal de Justiça.
§ 10. Os Tribunais Regionais, o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal, no âmbito de suas competências, expedirão normas regulamentando a composição dos órgãos e os procedimentos a serem adotados para o processamento e o julgamento do pedido de uniformização e do recurso extraordinário.

2.1.Do Incidente de Assunção de Competência - 2. Incidentes na Fase Recursal - Curso de Processo Civil Completo

Sumário: 2.1.Do incidente de assunção de competência 2.2.Do incidente de arguição de inconstitucionalidade 2.3.Do conflito de competência 2.4.Do incidente de resolução de demandas repetitivas 2.1.Do…
0
0

3. Juizados Especiais Federais - Parte IV - Juizados Especiais Cíveis - Curso de Processo Civil: Tutela dos Direitos Mediante Procedimento Diferenciados

3.1.Generalidades e noções fundamentais Ao lado dos Juizados Especiais já conhecidos, o direito positivo brasileiro também reconhece essa categoria diferenciada de órgãos jurisdicionais na esfera da…
0
0

Capítulo 14. Teoria Geral dos Procedimentos e Atos Processuais - Curso de Processo Penal

14.1. Premissas O estudo dos procedimentos é, normalmente, um dos temas de mais difícil compreensão por parte daquele que estuda o direito. Isto porque normalmente exige algum conhecimento prático…
0
0

Art. 104 - Seção III. Do Superior Tribunal de Justiça - Constituição Federal Comentada

Seção III Do Superior Tribunal de Justiça Art. 104. O Superior Tribunal de Justiça compõe-se de, no mínimo, trinta e três Ministros. Parágrafo único. Os Ministros do Superior Tribunal de Justiça…
0
0

Art. 101 - Seção II. Do Supremo Tribunal Federal - Constituição Federal Comentada

Seção II Do Supremo Tribunal Federal Art. 101. O Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de setenta anos de idade, de…
0
0

5. Tese Não Cabe Recurso Especial Contra Decisão Proferida por Órgão de Segundo Grau dos Juizados Especiais. (Súmula XXXXX/Stj) - II - Recurso Especial - Admissibilidade

Autor: PAULO OSTERNACK AMARAL Doutor e Mestre em Direito Processual pela USP. Professor do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar (Curitiba). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual…
0
0

17. O Irdr e o Requisito da Efetiva Repetição de Processos (ou Causas Pendentes) Que Dependam da Solução da Questão Comum de Direito a Ser Uniformizada

Aluisio Gonçalves de Castro Mendes 1 Breves palavras em homenagem ao Professor Múcio Vilar Ribeiro Dantas Inicialmente, cumpre ressaltar a satisfação e a honra com o convite para participar da obra…
0
0

3.2 - Processamento dos recursos extraordinário e especial - 3 - Admissibilidade, Processamento e Julgamento dos Recursos Extraordinário e Especial

3.2 Processamento dos recursos extraordinário e especial 3.2.1 O bjeto e conteúdo dos recursos extraordinário e especial No item 2 da presente obra, discorremos, com vagar, sobre a questão que poderá…
0
0