Artigo 36 da Lei nº 9.985 de 18 de Julho de 2000

Lei nº 9.985 de 18 de Julho de 2000

Regulamenta o art. 225, § 1o, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências.
Art. 36. Nos casos de licenciamento ambiental de empreendimentos de significativo impacto ambiental, assim considerado pelo órgão ambiental competente, com fundamento em estudo de impacto ambiental e respectivo relatório - EIA/RIMA, o empreendedor é obrigado a apoiar a implantação e manutenção de unidade de conservação do Grupo de Proteção Integral, de acordo com o disposto neste artigo e no regulamento desta Lei.(Regulamento)
§ 1o O montante de recursos a ser destinado pelo empreendedor para esta finalidade não pode ser inferior a meio por cento dos custos totais previstos para a implantação do empreendimento, sendo o percentual fixado pelo órgão ambiental licenciador, de acordo com o grau de impacto ambiental causado pelo empreendimento. (Vide ADIN nº 3.378-6, de 2008)
§ 2o Ao órgão ambiental licenciador compete definir as unidades de conservação a serem beneficiadas, considerando as propostas apresentadas no EIA/RIMA e ouvido o empreendedor, podendo inclusive ser contemplada a criação de novas unidades de conservação.
§ 3o Quando o empreendimento afetar unidade de conservação específica ou sua zona de amortecimento, o licenciamento a que se refere o caput deste artigo só poderá ser concedido mediante autorização do órgão responsável por sua administração, e a unidade afetada, mesmo que não pertencente ao Grupo de Proteção Integral, deverá ser uma das beneficiárias da compensação definida neste artigo.
§ 4º A obrigação de que trata o caput deste artigo poderá, em virtude do interesse público, ser cumprida em unidades de conservação de posse e domínio públicos do grupo de Uso Sustentável, especialmente as localizadas na Amazônia Legal. (Incluído pela Lei nº 13.668, de 2018)

O princípio do poluidor-pagador e princípio do usuário-pagador

O princípio do poluidor-pagador tem acepção redistributiva com objetivo de imputar ao poluidor o custo social da poluição por ele gerada, em termos de responsabilidade pelo dado ecológico sobre bens,…

Alexandre Garcia e Rafael Colombo no Estado Democrático de Direito

A partir do tempo 17min12, o discurso do presidente da República Jair Messias Bolsonaro. Segundo o presidente, o decreto presidencial está acima dos demais Poderes, isto é, o Judiciário e o…

Anotações sobre o Estudo Prévio de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental

ANOTAÇÕES SOBRE O EIA/RIMA Rogério Tadeu Romano I – INTRODUÇÃO Para Talden Farias (A avaliação de impactos ambientais versus estudo prévio de impactos ambientais, in Âmbito Jurídico) “é…

Caso Brumadinho: Responsabilidade civil dos envolvidos

RESUMO Este artigo dissertará sobre a Responsabilidade civil da Vale no desastre da cidade de Brumadinho, causando a morte de 270 pessoas, além da destruição da fauna e flora da cidade e também de…
Danielly Piato, Advogado
ano passado

Áreas De Preservação Permanente – APP's: A Compensação Propalada Pelos Condomínios Horizontais

horizontais De acordo com o art. 7º da Lei 12.651/12 que dispõe sobre o Código Florestal, a vegetação encontrada nas APP... e ambientais da degradação gerada por determinados empreendimentos, em …

Aquisição de imóveis rurais por empresa jurídica brasileira equiparada à estrangeira: por uma releitura dos diplomas normativos em favor da mineração

I - Introdução A aquisição de imóveis rurais por estrangeiros é tema sensível e que mereceu, como continua a merecer, importantes contribuições no sentido de se ofertar interpretações que promovam a…
Jezer Munhoz, Advogado
há 4 anos

Termo de Compromisso no Direito Ambiental

Ele pode ser requerido na defesa administrativa, mas somente é permitido o pacto entre o autuado e o órgão ambiental competente se, porventura, não for possível a regeneração natural da área…

Princípios de Direito Ambiental

Trecho do artigo intitulado Responsabilidade Civil Ambiental, de autoria Lívia Maria Dias Andrade. Os princípios são construções teóricas que procuram desenvolver uma base comum, dando ao sistema…

Compensação ambiental

A Compensação Ambiental é um instrumento previsto no art. 36 da Lei nº 9.985 , de 18 de julho de 2000, que instituiu o SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação, pelo qual impõe ao…

Unidades de conservação

MÉTODO Para a realização do presente trabalho as seguintes etapas foram cumpridas: (i) identificação e análise da legislação pertinente às Unidades de Conservação; (ii) pesquisa doutrinária acerca do…

Termo ou Assunto relacionado