Artigo 2 da Lei nº 8.137 de 27 de Dezembro de 1990

Lei nº 8.137 de 27 de Dezembro de 1990

Define crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo, e dá outras providências.
Art. 2° Constitui crime da mesma natureza: (Vide Lei nº 9.964, de 10.4.2000)
I - fazer declaração falsa ou omitir declaração sobre rendas, bens ou fatos, ou empregar outra fraude, para eximir-se, total ou parcialmente, de pagamento de tributo;
II - deixar de recolher, no prazo legal, valor de tributo ou de contribuição social, descontado ou cobrado, na qualidade de sujeito passivo de obrigação e que deveria recolher aos cofres públicos;
III - exigir, pagar ou receber, para si ou para o contribuinte beneficiário, qualquer percentagem sobre a parcela dedutível ou deduzida de imposto ou de contribuição como incentivo fiscal;
IV - deixar de aplicar, ou aplicar em desacordo com o estatuído, incentivo fiscal ou parcelas de imposto liberadas por órgão ou entidade de desenvolvimento;
V - utilizar ou divulgar programa de processamento de dados que permita ao sujeito passivo da obrigação tributária possuir informação contábil diversa daquela que é, por lei, fornecida à Fazenda Pública.
Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

Renúncia de herança e ordem cronológica para adoção são temas da nova edição da Pesquisa Pronta

do inciso I do art. 1º da Lei n. 8.137/1990". Direito penal – crimes contra ​​​a ordem tributária No julgamento do REsp... crime de apropriação indébita tributária (art. 2º, inciso II, da Lei n. 8.1…

Especialistas debatem decisão do STF de criminalizar não pagamento do ICMS em evento na OAB SP

Em dezembro de 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria pela decisão de criminalizar o não pagamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Com isso, o…

Informativo STF Nº 964 de 16 a 19 de dezembro de 2019 - Relevância Penal.

DIREITO PENAL – LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL Lei 8.137/1990, art. 2º, II: não recolhimento de ICMS declarado e tipicidade – 2 O contribuinte que, de forma contumaz e com dolo de apropriação, deixa de…

[Criminal] Resumo do Informativo n° 964 do STF

Brasília, 16 a 19 de dezembro de 2019 Data de divulgação: 5 de fevereiro de 2020 Sumário Plenário Entidades desportivas de futebol: sanção política e autonomia – 2 Lei 8.137/1990, art. 2º, II: não…

Informativo STF Nº 963 de 9 a 13 de dezembro de 2019 - Relevância Penal.

PLENÁRIO DIREITO PENAL – LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL Lei 8.137/1990, art. 2º, II: não recolhimento de ICMS declarado e tipicidade - O Plenário iniciou julgamento de recurso ordinário em habeas corpus…
Jota Info, Advogado
há 7 meses

Decisão do STF sobre não recolhimento de ICMS declarado pode estimular sonegação

O Supremo Tribunal Federal (STF) precisa definir melhor os critérios de criminalização sobre o não pagamento de ICMS declarado. Essa é a principal demanda dos advogados que participaram do julgamento…

[Criminal] Resumo do Informativo n° 963 do STF

Brasília, 9 a 13 de dezembro de 2019 Data de divulgação: 18 de dezembro de 2019 Sumário Plenário Lei 8.137/1990, art. 2º, II: não recolhimento de ICMS declarado e tipicidade Audiência de custódia e…

Dolo de apropriação: Plenário do STF fixa tese sobre criminalização por dívida de ICMS declarado

bit.ly/34DVufX | O contribuinte que, de forma contumaz, e com dolo de apropriação, deixa de recolher ICMS cobrado do adquirente da mercadoria ou serviço, incide no tipo penal do artigo 2, inciso 2,…

Direito penal não pode ser ferramenta de cobrança de impostos, dizem advogados

Nesta quarta-feira (18/12) foi fixada pelo Supremo Tribunal Federal a tese que criminaliza a dívida de ICMS declarado. Mais uma vez, a decisão vem causando repúdio de boa parte dos advogados…

Plenário do STF fixa tese sobre criminalização por dívida de ICMS declarado

O contribuinte que, de forma contumaz, e com dolo de apropriação, deixa de recolher ICMS cobrado do adquirente da mercadoria ou serviço, incide no tipo penal do artigo 2, inciso 2, da Lei 8.137. A…