Art. 94 lei Eleitoral - Lei 9504/97

Lei nº 9.504 de 30 de Setembro de 1997

Estabelece normas para as eleições.
Art. 94. Os feitos eleitorais, no período entre o registro das candidaturas até cinco dias após a realização do segundo turno das eleições, terão prioridade para a participação do Ministério Público e dos Juízes de todas as Justiças e instâncias, ressalvados os processos de habeas corpus e mandado de segurança.
§ 1º É defeso às autoridades mencionadas neste artigo deixar de cumprir qualquer prazo desta Lei, em razão do exercício das funções regulares.
§ 2º O descumprimento do disposto neste artigo constitui crime de responsabilidade e será objeto de anotação funcional para efeito de promoção na carreira.
§ 3º Além das polícias judiciárias, os órgãos da receita federal, estadual e municipal, os tribunais e órgãos de contas auxiliarão a Justiça Eleitoral na apuração dos delitos eleitorais, com prioridade sobre suas atribuições regulares.
§ 4º Os advogados dos candidatos ou dos partidos e coligações serão notificados para os feitos de que trata esta Lei com antecedência mínima de vinte e quatro horas, ainda que por fax, telex ou telegrama.
§ 5o Nos Tribunais Eleitorais, os advogados dos candidatos ou dos partidos e coligações serão intimados para os feitos que não versem sobre a cassação do registro ou do diploma de que trata esta Lei por meio da publicação de edital eletrônico publicado na página do respectivo Tribunal na internet, iniciando-se a contagem do prazo no dia seguinte ao da divulgação. (Incluído pela Lei nº 13.165, de 2015)
Art. 94-A. Os órgãos e entidades da Administração Pública direta e indireta poderão, quando solicitados, em casos específicos e de forma motivada, pelos Tribunais Eleitorais: (Incluído pela Lei nº 11.300, de 2006)
I - fornecer informações na área de sua competência; (Incluído pela Lei nº 11.300, de 2006)
II - ceder funcionários no período de 3 (três) meses antes a 3 (três) meses depois de cada eleição. (Incluído pela Lei nº 11.300, de 2006)
Art. 94-B. (VETADO) (Incluído pela Lei nº 11.300, de 2006)

Direito Processual Civil x Processo Eleitoral

Resolução nº 23.478, de 10 de maio de 2016 – Brasília – DF Estabelece diretrizes gerais para a aplicação da Lei n º 13.105 , de 16 de março de 2015 – Novo Código de Processo Civil –, no âmbito da…

Juizado adota ordem cronológica de processos pendentes de julgamento

O juiz Rogério Monteles da Costa, titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Timon (MA), divulgou portaria na qual estabelece a ordem cronológica de processos pendentes de julgamento. De acordo…

NOTA DE REPÚDIO E SOLIDARIEDADE

​Os argumentos expostos no periódico são de difícil compreensão finalística. O advogado postula em causa própria. Não faz artigo jornalístico, apenas tece críticas contra ato judicial e possível…

Desembargadores e Juízes do TRE-TO se dedicarão exclusivamente à justiça eleitoral

A Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Ministra Carmem Lúcia, proferiu decisão sobre afastamento dos Desembargadores e Juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) da…

10 de junho Prazos do Calendario Eleitoral

Hoje, dia 10 de junho, é uma data do Calendário Eleitoral que marca cinco decisões fixadas por leis e resoluções da Justiça Eleitoral. A partir de hoje, é permitida a realização de convenções…

TRE-RR julga representação por doação irregular

Os juízes que compõem o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) decidiram, por maioria de votos, julgar procedente a representação que condenou H. M. S. P. por doação irregular…

TRE-RR julga representação por doação irregular

Os juízes que compõem o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) decidiram, por maioria de votos, julgar procedente a representação que condenou H. M. S. P. por doação irregular…

Juíza defere liminar que suspende tramitação de processo na 45ª ZE de Rondonópolis

(Cuiabá/MT - 9/12) - A juíza membro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Maria Abadia Aguiar, deferiu liminar em mandado de segurança nesta terça-feira (9), impetrado pelo prefeito eleito…

MPE/AP solicita exclusividade dos promotores eleitorais

Procuradoria Regional Eleitoral no Amapá sugeriu á Procuradoria-Geral de Justiça que os promotores eleitorais atuem, até 5 de outubro, exclusivamente em questões eleitorais A Procuradoria Regional…

TSE divulga regras para escolha e registro de candidatos para as eleições de 2008

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou hoje a Resolução nº 22.717 /2008, que traça as regras para a escolha e o registro de candidatos nas eleições para prefeito, vice-prefeito e vereador nos…