Artigo 14 da Lei nº 5.584 de 26 de Junho de 1970

Lei nº 5.584 de 26 de Junho de 1970

Dispõe sobre normas de Direito Processual do Trabalho, altera dispositivos da Consolidação das Leis do T rabalho, disciplina a concessão e prestação de assistência judiciária na Justiça do Trabalho, e dá outras providências.
Art 14. Na Justiça do Trabalho, a assistência judiciária a que se refere a Lei nº 1.060, de 5 de fevereiro de 1950, será prestada pelo Sindicato da categoria profissional a que pertencer o trabalhador.
§ 1º A assistência é devida a todo aquêle que perceber salário igual ou inferior ao dôbro do mínimo legal, ficando assegurado igual benefício ao trabalhador de maior salário, uma vez provado que sua situação econômica não lhe permite demandar, sem prejuízo do sustento próprio ou da família.
§ 2º A situação econômica do trabalhador será comprovada em atestado fornecido pela autoridade local do Ministério do Trabalho e Previdência Social, mediante diligência sumária, que não poderá exceder de 48 (quarenta e oito) horas.
§ 3º Não havendo no local a autoridade referida no parágrafo anterior, o atestado deverá ser expedido pelo Delegado de Polícia da circunscrição onde resida o empregado.

Artigo Direito Trabalhista

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO FACULDADE DE DIREITO LAUDO DE CAMARGO CAMPUS RIBEIRÃO PRETO TÍTULO Nome: _________ Código: _______ Sala: ___ Ribeirão Preto – São Paulo Dezembro de 2021 Resumo O…
1
0

Reforma trabalhista

Coelho, Rafael Paulo - Artigo Pós graduação. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A Lei nº 13.467, de 13/07/2017, ao promover a alteração em diversos dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), acabou…
1
0

Infortunística: doenças profissionais e do trabalho e a medicina do trabalho

Por: Ana Beatriz Lourençato Poli Outubro de 2022 Resumo A infortunística é a parte da Medicina Legal que estuda os acidentes de trabalho e as doenças profissionais, é importante salientar as…
1
0
Alceu Plenz, Bacharel em Direito
há 2 anos

Existe reparação integral do trabalhador na justiça do trabalho?

EXISTE REPARAÇÃO INTEGRAL DOS DIREITOS DO TRABALHADOR NA JUSTIÇA DO TRABALHO? HONORÁRIOS CONTRATUAIS Este são devidos por aqueles que contratam um profissional do direito, em média 30% em caso de…
1
0

Honorários advocatícios na seara trabalhista: a sucumbência recíproca à luz do 791-A da CLT.

Trata-se de tema recente, com pouca jurisprudência firmada no Tribunal Superior do Trabalho. Entretanto, desde a reforma trabalhista de 2017 (Lei nº 13.467 /2017) o TST vem estabelecendo que as…
2
1
Gabrielle Arone, Estudante de Direito
há 3 anos

Reforma Trabalhista: Impacto no acesso à Justiça do Trabalho

UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA- UNIARA GABRIELLE ARONE REFORMA TRABALHISTA: Impacto no acesso à Justiça do Trabalho Araraquara 2021 GABRIELLE ARONE REFORMA TRABALHISTA: Impacto no acesso à Justiça do…
1
0

Saber Trabalhista: TST define teses jurídicas sobre honorários advocatícios

Olá pessoal, Recentemente o Pleno do Tribunal Superior do Trabalho julgou o IRR-341-06.2013.5.04.0011 e fixou oito importantes teses jurídicas relacionadas à fixação de honorários advocatícios…
9
0

Assistência Judiciária: Defensoria Pública, OAB e Sindicato

1) INTRODUÇÃO A prestação de assistência judiciária aos necessitados não é tema novo na civilização humana, tanto que na Grécia Antiga, anualmente, eram nomeados dez advogados para defender os…
3
0

O que são Honorários de Sucumbência Trabalhista?

A inovação se deu no art. 791-A da CLT . Vejamos este: Art. 791-A. Ao advogado, ainda que atue em causa própria, serão devidos honorários de sucumbência, fixados entre o mínimo de 5% (cinco por…
Fabio Furtado, Advogado
há 3 anos

A.

FABIO FURTADO SANTOS [1] A ASSISTENCIA JUDICIÁRIA GRATUITA E AS IMPLICAÇÕES DA REFORMA TRABALHISTA LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS CC/02 Código Civil Brasileiro de 2002. CDC Código de Defesa do…
1
0