Artigo 14 da Lei nº 5.584 de 26 de Junho de 1970

Lei nº 5.584 de 26 de Junho de 1970

Dispõe sobre normas de Direito Processual do Trabalho, altera dispositivos da Consolidação das Leis do T rabalho, disciplina a concessão e prestação de assistência judiciária na Justiça do Trabalho, e dá outras providências.
Art 14. Na Justiça do Trabalho, a assistência judiciária a que se refere a Lei nº 1.060, de 5 de fevereiro de 1950, será prestada pelo Sindicato da categoria profissional a que pertencer o trabalhador.
§ 1º A assistência é devida a todo aquêle que perceber salário igual ou inferior ao dôbro do mínimo legal, ficando assegurado igual benefício ao trabalhador de maior salário, uma vez provado que sua situação econômica não lhe permite demandar, sem prejuízo do sustento próprio ou da família.
§ 2º A situação econômica do trabalhador será comprovada em atestado fornecido pela autoridade local do Ministério do Trabalho e Previdência Social, mediante diligência sumária, que não poderá exceder de 48 (quarenta e oito) horas.
§ 3º Não havendo no local a autoridade referida no parágrafo anterior, o atestado deverá ser expedido pelo Delegado de Polícia da circunscrição onde resida o empregado.

23. As Semelhanças e as Distinções Entre a Execução de Sentença no Processo Civil e no Processo do Trabalho - Parte II - Liquidação e Cumprimento da Sentença

1 Gilberto Carlos Maistro Junior Advogado. Mestre em Direitos Difusos e Coletivos (UNIMES/SP). Doutor em Função Social do Direito (FADISP/SP). Professor Titular de Direito Processual Civil da…
0
0

Capítulo 8. Honorários de Advogado e de Perito no Processo Trabalhista - Parte 2 - Processo Trabalhista de Conhecimento - Direito do Trabalho Aplicado: Processo do Trabalho

1. Panorama histórico Os honorários destinados à remuneração pelos serviços dos advogados jamais tiveram convivência pacífica com o Processo do Trabalho. Devido à inusitada previsão de que as partes…
0
0

Capítulo 5. Direitos Sindicais dos Associados - Parte 2 - Direito Coletivo do Trabalho - Direito do Trabalho Aplicado: Teoria Geral de Direito do Trabalho e do Direito Sindical

1. Direito à sindicalização O direito à sindicalização deve ser livre, representando um dos primeiros postulados da liberdade sindical. No sistema brasileiro, pode parecer um paradoxo o trabalhador…
0
0

Capítulo 28 Advogado - Curso de direito do trabalho aplicado: livro das profissões regulamentadas

Capítulo 28 Advogado Lei 8.906, de 04.07.1994. O advogado empregado registrado pela CLT é uma ave rara no mundo da advocacia. Vasto número de advogados atuam sob a modalidade do profissional liberal,…
0
0

Capítulo 6 O enigma dos honorários de advogado no processo do trabalho - Curso de Direito do Trabalho Aplicado - Processo do Trabalho

Capítulo 6 o enigma dos honorários de advogado no processo do trabalho Os honorários destinados à remuneração pelos serviços dos advogados jamais tiveram convivência pacífica com o processo do…
0
0

Sucumbência do Reclamante - Sucumbência do Reclamante - Contraponto jurídico: posicionamentos divergentes sobre grandes temas do Direito

Sucumbência do Reclamante L eone P ereira da S ilva J unior 1 1. I ntrodução Nos últimos tempos, inegavelmente, o tema mais debatido na seara jus- trabalhista é a Reforma Trabalhista, consubstanciada…
0
0

9. Prazo Decadencial – Duas Coisas Julgadas Operadas em Momentos Distintos – Erro de Fato - Processo Civil - Opiniões Doutrinárias - Pareceres: Processo Civil e Processo Coletivo

Parecer I. A consulta Consulta-nos o B., por seu ilustre advogado Maurício de Sousa Pessoa, acerca da Ação Rescisória, em curso perante o TRT da 3 a Região, proposta pelo Consulente, em face de A.
0
0

O Protesto Interruptivo da Prescrição, Após a Reforma Trabalhista, Continua Aplicável na Justiça do Trabalho? - Parte III - Direito Processual do Trabalho

Autor: PAULO SÉRGIO BASÍLIO Graduado pela Universidade Mackenzie. Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho pelo Centro de Extensão Universitária – CEU e Pós-Graduado em Direito do…
0
0

Novidades em Torno do Benefício da Justiça Gratuita na Clt Reformada e o Ônus Financeiro do Processo - Parte III - Direito Processual do Trabalho

Autor: RAPHAEL MIZIARA Mestrando em Direito do Trabalho e das Relações Sociais pela UDF. Professor em cursos de graduação e pós-graduação em Direito. Membro da Associação Norte Nordeste de…
0
0

Análise Prática das Alterações Introduzidas Pela Lei 13.467/2017 Sobre os Institutos do Benefício da Justiça Gratuita e dos Honorários Sucumbenciais

Autor: DÉBORA PEREIRA CHAVES Mestre em Direito Privado com ênfase em Direito do Trabalho pela PUC Minas. Especialista em Advocacia Trabalhista pela Faculdade Dom Helder Câmara/ESA OAB-MG. Professora…
0
0