Artigo 20 da Lei nº 8.884 de 11 de Junho de 1994

Lei nº 8.884 de 11 de Junho de 1994

Transforma o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em Autarquia, dispõe sobre a prevenção e a repressão às infrações contra a ordem econômica e dá outras providências.
Art. 20. Constituem infração da ordem econômica, independentemente de culpa, os atos sob qualquer forma manifestados, que tenham por objeto ou possam produzir os seguintes efeitos, ainda que não sejam alcançados:
I - limitar, falsear ou de qualquer forma prejudicar a livre concorrência ou a livre iniciativa;
II - dominar mercado relevante de bens ou serviços;
III - aumentar arbitrariamente os lucros;
IV - exercer de forma abusiva posição dominante.
§ 1º A conquista de mercado resultante de processo natural fundado na maior eficiência de agente econômico em relação a seus competidores não caracteriza o ilícito previsto no inciso II.
§ 2º Ocorre posição dominante quando uma empresa ou grupo de empresas controla parcela substancial de mercado relevante, como fornecedor, intermediário, adquirente ou financiador de um produto, serviço ou tecnologia a ele relativa.
§ 3º A parcela de mercado referida no parágrafo anterior é presumida como sendo da ordem de trinta por cento.
(Revogado)
§ 3º A posição dominante a que se refere o parágrafo anterior é presumida quando a empresa ou grupo de empresas controla 20% (vinte por cento) de mercado relevante, podendo este percentual ser alterado pelo CADE para setores específicos da economia. (Redação dada pela Lei nº 9.069, de 29.6.95)
Julia Braga, Estudante de Direito
há 2 anos

Limites da proteção à propriedade industrial frente ao direito à livre concorrência

1. Int rodu çã o O Direito da Concorrência e o Direito de Propriedade Intelectual encontram grandes pontos de convergência e de interação. Enquanto o primeiro visa deter abusos do poder econômico no…
Beatriz Tavares, Advogado
há 3 anos

A regulamentação da publicidade

Meios utilizados para a regulamentação da publicidade no Brasil É certo dizer que a sociedade de consumo só sobrevive através da publicidade, pois é por meio da mesma que é possível veicular os…

Análise da Sistemátia da Agência Nacional De Vigilância Sanitária (ANVISA)

1 INTRODUÇÃO As primeiras características das agências reguladoras podem ser percebidas no sistema adotado, originalmente, nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, que teriam surgido como uma…

Caso Kroton e Estácio: a livre iniciativa e a livre concorrência

A Kroton e a Estácio, duas gigantes atuantes no ensino superior privado, receberam parecer desfavorável da Superintendência-geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) a respeito do…
Mariana D, Advogado
há 5 anos

A nova lei do CADE – 12529/11

1. Histórico e Funções A Constituição Brasileira vigente expressa como princípio norteador da construção da sociedade e do bem estar social a valorização do trabalho. O trabalho tem papel social…
Marcela Bueno, Advogado
há 5 anos

Compliance Concorrencial

COMPLIANCE CONCORRENCIAL A livre concorrência deve ser protegida com o objetivo de se ter benefícios para o consumidor, o fornecedor, o mercado e a sociedade. Parafraseando Dr. Luciano Sotero…

Críticas aos contratos de transferencia de tecnologia

RESUMO O presente artigo aborda as transferências de tecnologia e seus efeitos contratuais, principalmente, pelo fornecimento tecnológico por países desenvolvidos aos em desenvolvimento, analisando…
há 5 anos

A proteção à concorrência e a fixação de tabela mínima de honorários médicos

Introdução O Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência tem como uma de suas principais funções a manutenção do ponto de equilíbrio dos preços e repressão a condutas anticompetitivas. Assim…
há 6 anos

Condutas Restritivas Verticais

1. INTRODUÇÃO A defesa da concorrência não é um fim em si mesmo, mas um meio pelo qual se busca criar uma economia eficiente. Em uma economia eficiente, têm-se empresas e consumidores satisfeitos, as…
há 7 anos

Contrato de locação de shopping center

1 Natureza jurídica Segundo a ABRASCE, o Shopping Center é um centro comercial planejado sob uma administração única, composto de lojas destinadas à exploração comercial e à prestação de serviços,…