Artigo 72 da Lei nº 8.383 de 30 de Dezembro de 1991

Lei nº 8.383 de 30 de Dezembro de 1991

Institui a Unidade Fiscal de Referência, altera a legislação do imposto de renda e dá outras providências.
Art. 72. Ficam isentas do IOF as operações de financiamento para a aquisição de automóveis de passageiros fabricados no território nacional de até 127 HP (cento e vinte e sete horse-power) de potência bruta, segundo a classificação normativa da Society of Automotive Engineers (SAE), e os veículos híbridos e elétricos, quando adquiridos por: (Redação dada pela Lei nº 13755, de 2018
I - motoristas profissionais que, na data da publicação desta lei, exerçam comprovadamente em veículo de sua propriedade a atividade de condutor autônomo de passageiros, na condição de titular de autorização, permissão ou concessão do poder concedente e que destinem o automóvel à utilização na categoria de aluguel (táxi);
II - motoristas profissionais autônomos titulares de autorização, permissão ou concessão para exploração do serviço de transporte individual de passageiros (táxi), impedidos de continuar exercendo essa atividade em virtude de destruição completa, furto ou roubo do veículo, desde que destinem o veículo adquirido à utilização na categoria de aluguel (táxi);
III - cooperativas de trabalho que sejam permissionárias ou concessionárias de transporte público de passageiros, na categoria de aluguel (táxi), desde que tais veículos se destinem à utilização nessa atividade;
IV - pessoas portadoras de deficiência física, atestada pelo Departamento de Trânsito do Estado onde residirem em caráter permanente, cujo laudo de perícia médica especifique;
a) o tipo de defeito físico e a total incapacidade do requerente para dirigir automóveis convencionais;
b) a habilitação do requerente para dirigir veículo com adaptações especiais, descritas no referido laudo;
V - trabalhador desempregado ou subempregado, titular de financiamento do denominado Projeto Balcão de Ferramentas, destinado à aquisição de maquinário, equipamentos e ferramentas que possibilitem a aquisição de bens e a prestação de serviços à comunidade.
§ 1° O benefício previsto neste artigo:
a) poderá ser utilizado uma única vez;
b) será reconhecido pelo Departamento da Receita Federal mediante prévia verificação de que o adquirente possui os requisitos.
§ 2° Na hipótese do inciso V, o reconhecimento ficará adstrito aos tomadores residentes na área de atuação do Projeto, os quais serão indicados pelos Governos Estaduais, mediante convênio celebrado com a Caixa Econômica Federal.
§ 3° A alienação do veículo antes de três anos contados da data de sua aquisição, a pessoas que não satisfaçam as condições e os requisitos, acarretará o pagamento, pelo alienante, da importância correspondente à diferença da alíquota aplicável à operação e a de que trata este artigo, calculada sobre o valor do financiamento, sem prejuízo da incidência dos demais encargos previstos na legislação tributária.

Petição Inicial - TJSP - Ação Ordinária Declaratória de Inexigibilidade de Débito Tributário - Ipva c/c Danos Morais e Pedido de Tutela de Urgência - Procedimento do Juizado Especial Cível

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA VARA DO JUÍZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE VOTUPORANGA, ESTADO DE SÃO PAULO. , brasileira, divorciada, escrevente técnico judiciário,…

Recurso - TJSP - Ação Pessoas com Deficiência - Apelação Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DA Processo n° 1025992-95.2014.8.26.0624 MANDADO DE SEGURANÇA Impetrante - WANDERLEY XAVIER DA CRUZ Impetrado - A , por seu procurador que esta…

Recurso - TJSP - Ação Crédito Tributário - Mandado de Segurança Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DA Processo n° MANDADO DE SEGURANÇA Impetrante - Impetrado - A , por sua procuradora que esta subscreve, nos autos do processo em epígrafe, vem…

Recurso - TJSP - Ação Ipva - Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores - Apelação / Remessa Necessária

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1a VARA CÍVEL DA COMARCA DE VOTORANTIM - SP Processo n° MANDADO DE SEGURANÇA Impetrante - Impetrado - A , por sua procuradora que esta subscreve, nos…

Recurso - TJSP - Ação Anulação de Débito Fiscal - Procedimento Comum Cível

EXMO(A). SR(A). DR(A). JUIZ DE DIREITO DA 2a VARA DA DA COMARCA DE CAMPINAS. N°. PROCEDIMENTO ORDINÁRIO A FAZENDA DO , por intermédio da Procuradora do , no final assinada, nos autos do processo em…

Petição Inicial - TJSP - Ação Anulatoria em Matéria Tributária C.C. Pedido de Tutela de Urgência e Repetição de Indébito - Procedimento do Juizado Especial Cível

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL DA DA COMARCA DE PRESIDENTE PRUDENTE . , brasileira, casada, R.G n. SSP/SP, CPF n. , residente e domiciliada na CEP , sem…

Petição - TJSP - Ação Anulação de Débito Fiscal - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Prefeitura Municipal de Bauru

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DO ANEXO DO JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PUBLICA DA COMARCA DE BAURU/SP PRIORIDADE NA TRAMITAÇÃO - IDOSO - PORTADOR DE DOENÇA GRAVE…

Recurso - TJSP - Ação Ipva - Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores - Apelação / Remessa Necessária

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DA Processo n° MANDADO DE SEGURANÇA Impetrante - Impetrado - REGIONAL TRIBUTÁRIO DE SOROCABA A , por sua procuradora que esta subscreve, nos autos…

Petição Inicial - TRF01 - Ação Mandado de Segurança c/c Pedido Liminar - Apelação Cível - de União Federal (Fazenda Nacional

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) FEDERAL DA ____a VARA FEDERAL DA COMARCA DE SALVADOR ESTADO DA BAHIA. PRIORIDADE NA TRAMITAÇÃO , menor, inscrito no Cadastro de Pessoa Física - CPF -…

Recurso - TRF01 - Ação Isenção - Apelação Cível - de União Federal (Fazenda Nacional

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA 11a. VARA FEDERAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE SALVADOR - BAHIA Processo n o : APELADA: H.S. APELANTE: União - Fazenda Nacional A UNIÃO (FAZENDA NACIONAL), por…

Termo ou Assunto relacionado