Art. 11, § 10 lei Eleitoral - Lei 9504/97

Lei nº 9.504 de 30 de Setembro de 1997

Estabelece normas para as eleições.
Art. 11. Os partidos e coligações solicitarão à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos até as dezenove horas do dia 15 de agosto do ano em que se realizarem as eleições. (Redação dada pela Lei nº 13.165, de 2015)
§ 10. As condições de elegibilidade e as causas de inelegibilidade devem ser aferidas no momento da formalização do pedido de registro da candidatura, ressalvadas as alterações, fáticas ou jurídicas, supervenientes ao registro que afastem a inelegibilidade. (Incluído pela Lei nº 12.034, de 2009)

Inelegibilidades e “desinelegibilidades” supervenientes[1]

Carlos Gonçalves Junior Introdução O presente trabalho tem como objetivo identificar qual o momento oportuno e qual o procedimento adequado para verificação das causas de inelegibilidade, bem como o…

Trânsito em julgado x decisão por órgão colegiado

A Constituição brasileira de 1988 não previu a “suspensão dos direitos políticos” por decisão de órgão colegiado, mas, entre outras situações que não se trabalhará aqui, após condenação criminal…

O ex-presidente Lula pode se eleger, estando inelegível?

Nome do Autor: Anderson Allan Damasceno de Medeiros. Zootecnista pela UFRN. Estudante do curso de Direito da UERN de Natal/RN. E-mail: [email protected] Nome do Orientador: Paulo Eduardo de…
GEN Jurídico, Editor de Livro
há 2 anos

Inelegibilidade por condenação criminal

No Estado Democrático, constitui direito humano fundamental de toda pessoa participar direta ou indiretamente do poder político, do governo, da organização e funcionamento do Estado em relação ao…

Os efeitos da renúncia extemporânea do candidato a vice ou suplente sobre o titular

Fariston Monterello Rodrigues Da Cruz [1] SUMÁRIO : Resumo ; Introdução; 1 Histórico; 2 Princípios do direito eleitoral; 2.1 Princípio da estrita legalidade eleitoral; 2.2 Princípio da…
Caio Rivas, Advogado
há 2 anos

A condenação de Lula: cenários de Direito Eleitoral

A condenação do ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pôs em evidência o risco jurídico de que seja impedido de participar das próximas…

Os exageros necessários de Gilmar Mendes!

Ultimamente o ministro Gilmar Mendes, do STF, vem colocando a boca no trombone, cutucando uma casta que se considera intocável: o próprio judiciário! Lava Jato é usada para fortalecer privilégios,…

Lei de Inegibilidades

Como o próprio nome indica, a inelegibilidade consiste no impedimento temporário ou definitivo, a concorrer a cargos eletivos. Assim, a inelegibilidade atinge somente a capacidade eleitoral passiva;…
Natália Lessa, Advogado
há 4 anos

Ação de Impugnação de Registro de Candidatura - AIRC

1. Ação de impugnação de registro de candidatura - AIRC A Ação de Impugnação de Registro de Candidatura (AIRC) é o instrumento pelo qual, se busca atacar o registro de candidatura de certo indivíduo…

A candidatura do ex-governador José Roberto Arruda e a (im)possibilidade de concorrer ao cargo e assumir o Governo do Distrito Federal

Nos últimos dias a população do Distrito Federal tem discutido acerca do registro de candidatura do ex-governador José Roberto Arruda, que tenta novamente galgar ao cargo máximo do Executivo…