Artigo 26 da Lei nº 9.307 de 23 de Setembro de 1996

Lei nº 9.307 de 23 de Setembro de 1996

Dispõe sobre a arbitragem.
Art. 26. São requisitos obrigatórios da sentença arbitral:
I - o relatório, que conterá os nomes das partes e um resumo do litígio;
II - os fundamentos da decisão, onde serão analisadas as questões de fato e de direito, mencionando-se, expressamente, se os árbitros julgaram por eqüidade;
III - o dispositivo, em que os árbitros resolverão as questões que lhes forem submetidas e estabelecerão o prazo para o cumprimento da decisão, se for o caso; e
IV - a data e o lugar em que foi proferida.
Parágrafo único. A sentença arbitral será assinada pelo árbitro ou por todos os árbitros. Caberá ao presidente do tribunal arbitral, na hipótese de um ou alguns dos árbitros não poder ou não querer assinar a sentença, certificar tal fato.

Anulação de julgamento arbitral e honorários

ANULAÇÃO DE JULGAMENTO ARBITRAL E HONORÁRIOS Rogério Tadeu Romano I - ARBITRAGEM Chama-se compromisso o contrato pelo qual os figurantes se submetem, a respeito do direito, pretensão, ação ou…
1
0

Arbitragem - A responsabilidade civil dos Árbitros

O presente artigo pretende demonstrar, se há previsão no nosso ordenamento a possibilidade da responsabilização civil do arbitro em procedimento arbitral por prejuízos causados a uma, a ambas as…
0
0

Nulidade da Sentença Arbitral e Arbitragem Internacional

RESUMO O presente trabalho tem como objetivo analisar o fenômeno sobre a nulidade da sentença arbitral e, também, sobre a arbitragem internacional, por meio de seus procedimentos, hipóteses de…
3
0

Técnica de Elaboração de Sentença (No sistema Arbitral)

Fonte: Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza 1) Objetivo ; 2) A arbitragem ; 3) Definição ; 4) A sentença arbitral ; 4.1) Pontos a observar, fora do âmbito do art. 26 ; 4.1.a) Capacidade das partes ;…
3
0

Sentença Arbitral

NATUREZA JURÍDICA DA ARBITRAGEM A natureza jurídica do instituto da arbitragem é dividido, basicamente, em duas correntes: (i) a corrente contratualista; (ii) a corrente jurisdicional. De acordo com…
2
0

Técnicas de elaboração de sentença arbitral

1) Objetivo Este breve estudo a seguir tem por finalidade apresentar, de forma concisa, os pontos principais a observar quando da prolação de uma sentença cível, e está voltado especialmente para a…
2
0

Efeitos da anulação da sentença arbitral

Uma das principais peculiaridades da arbitragem, se comparada ao processo judicial, é a ausência de recursos contra a sentença arbitral. No sistema judicial, regido pelo processo civil, admite-se o…
3
0

Arbitragem x Cartório

AS RELAÇÕES ENTRE OS SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS (REGISTRAIS E NOTARIAIS) E A LEI DE ARBITRAGEM (LEI 9.307, DE 23/09/1.996). 1 - A arbitragem ; 2 - As relações da arbitragem com os serviços…
2
0

Arbitragem: Instituto de acesso à justiça

ARBITRAGEM: INSTITUTO DE ACESSO À JUSTIÇA ARBITRATION: INSTITUTE FOR ACCESS TO JUSTICE Luan Gabriel Gonçalves Dias [1] Everton Silva Santos [2] Graduado em Direito pela Faculdade de Americana (FAM)…
2
0

Efeitos da anulação da sentença arbitral

Por: Marcela Kohlbach Uma das principais peculiaridades da arbitragem, se comparada ao processo judicial, é a ausência de recursos contra a sentença arbitral. No sistema judicial, regido pelo…
11
0