Parágrafo 5 Artigo 20 Lc nº 87 de 13 de Setembro de 1996

Lc nº 87 de 13 de Setembro de 1996

Dispõe sobre o imposto dos Estados e do Distrito Federal sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, e dá outras providências. (LEI KANDIR)
Art. 20. Para a compensação a que se refere o artigo anterior, é assegurado ao sujeito passivo o direito de creditar-se do imposto anteriormente cobrado em operações de que tenha resultado a entrada de mercadoria, real ou simbólica, no estabelecimento, inclusive a destinada ao seu uso ou consumo ou ao ativo permanente, ou o recebimento de serviços de transporte interestadual e intermunicipal ou de comunicação.
§ 5o Para efeito do disposto no caput deste artigo, relativamente aos créditos decorrentes de entrada de mercadorias no estabelecimento destinadas ao ativo permanente, deverá ser observado: (Redação dada pela LCP nº 102, de 11.7.2000) (Vide Lei Complementar nº 102, de 2000) (Vide Lei Complementar nº 102, de 2000)
I - a apropriação será feita à razão de um quarenta e oito avos por mês, devendo a primeira fração ser apropriada no mês em que ocorrer a entrada no estabelecimento; (Inciso Incluído pela LCP nº 102, de 11.7.2000)
II - em cada período de apuração do imposto, não será admitido o creditamento de que trata o inciso I, em relação à proporção das operações de saídas ou prestações isentas ou não tributadas sobre o total das operações de saídas ou prestações efetuadas no mesmo período; (Inciso Incluído pela LCP nº 102, de 11.7.2000)
III - para aplicação do disposto nos incisos I e II, o montante do crédito a ser apropriado será o obtido multiplicando-se o valor total do respectivo crédito pelo fator igual a um quarenta e oito avos da relação entre o valor das operações de saídas e prestações tributadas e o total das operações de saídas e prestações do período, equiparando-se às tributadas, para fins deste inciso, as saídas e prestações com destino ao exterior; (Inciso Incluído pela LCP nº 102, de 11.7.2000)
(Revogado)
III - para aplicação do disposto nos incisos I e II deste parágrafo, o montante do crédito a ser apropriado será obtido multiplicando-se o valor total do respectivo crédito pelo fator igual a 1/48 (um quarenta e oito avos) da relação entre o valor das operações de saídas e prestações tributadas e o total das operações de saídas e prestações do período, equiparando-se às tributadas, para fins deste inciso, as saídas e prestações com destino ao exterior ou as saídas de papel destinado à impressão de livros, jornais e periódicos; (Redação dada pela Lei Complementar nº 120, de 2005)
IV - o quociente de um quarenta e oito avos será proporcionalmente aumentado ou diminuído, pro rata die, caso o período de apuração seja superior ou inferior a um mês; (Inciso Incluído pela LCP nº 102, de 11.7.2000)
V - na hipótese de alienação dos bens do ativo permanente, antes de decorrido o prazo de quatro anos contado da data de sua aquisição, não será admitido, a partir da data da alienação, o creditamento de que trata este parágrafo em relação à fração que corresponderia ao restante do quadriênio; (Inciso Incluído pela LCP nº 102, de 11.7.2000)
VI - serão objeto de outro lançamento, além do lançamento em conjunto com os demais créditos, para efeito da compensação prevista neste artigo e no art. 19, em livro próprio ou de outra forma que a legislação determinar, para aplicação do disposto nos incisos I a V deste parágrafo; e (Inciso Incluído pela LCP nº 102, de 11.7.2000)
VII - ao final do quadragésimo oitavo mês contado da data da entrada do bem no estabelecimento, o saldo remanescente do crédito será cancelado. (Inciso Incluído pela LCP nº 102, de 11.7.2000)

Intimação - Agravo De Instrumento - 5010353-23.2022.4.03.0000 - Disponibilizado em 12/05/2022 - TRF3

NÚMERO ÚNICO: 5010353-23.2022.4.03.0000 POLO ATIVO RAIZEN ARARAQUARA ACUCAR E ALCOOL LTDA ADVOGADO(A/S) RONALDO REDENSCHI | 283985/SP VICTOR MORQUECHO AMARAL | 182977/RJ JULIO SALLES COSTA JANOLIO |…

Petição Inicial - TJSP - Ação Medida Liminar Inaudita Altera Parte - Mandado de Segurança Cível - de Itatiaia Móveis contra Fazenda Pública do Estado de São Paulo

DOUTO JUÍZO DE DIREITO DA ___ VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DA CAPITAL, ESTADO DE SÃO PAULO. ITATIAIA MÓVEIS S/A , pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.° , estabelecida…

Recurso - TRF01 - Ação Cofins - Procedimento Comum Cível - de Unidas contra Uniao Federal (Fazenda Nacional

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA 2a VARA DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL Processo n° UNIDAS. S.A. , sociedade devidamente qualificada nos autos do processo em referência, vem,…

Petição - TJSP - Ação Crimes contra a Ordem Tributária - Inquérito Policial - de Justiça Pública

TIM CELULAR S.A. AIIM N° RECURSO ORDINÁRIO Rio de Janeiro São São Paulo Vitória Rua Teixeira de Freitas, 31 - 9° andar Av. P v. Pres. Juscelino Kubitschek, 1455 - 5° e 6° andares Av. Nossa Senhora…

Andamento do Processo n. 1023521-26.2022.8.26.0053 - Procedimento Comum Cível - Anulação de Débito Fiscal - 04/05/2022 do TJSP

Processo 1023521-26.2022.8.26.0053 - Procedimento Comum Cível - Anulação de Débito Fiscal - Usina Conquista do Pontal S/A - Vistos. Cuida-se de ação anulatória de débito fiscal em que a autora afirma…

Página 1830 da Judicial - 1ª Instância - Capital do Diário de Justiça do Estado de São Paulo (DJSP) de 4 de Maio de 2022

empresa, seja auxiliando na manutenção constante do maquinário, inclusive de tratores durante o trabalho de colheita (caminhões oficina, borracharia e água potável), seja na segurança dos…

Contestação - TRF03 - Ação Cofins - Apelação / Remessa Necessária - de Uniao Federal - Fazenda Nacional contra Siemens

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DESEMBARGADOR(A) FEDERAL VICE-PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3a REGIÃO Processo n° Mandado de Segurança SIEMENS LTDA., devidamente qualificada nos…

Razões - TJSP - Ação Anulação de Débito Fiscal - Procedimento Comum Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA 7a VARA DA . PROCEDIMENTO ORDINÁRIO N°. REQUERENTE: IMPETRADO: A , por sua procuradora infra-assinada, nos autos da ação em epígrafe, vem, perante V.Exa .,…

Contestação - TJSP - Ação Anulação de Débito Fiscal - Procedimento Comum Cível

EXMO(A). SR(A). DR(A). JUIZ DE DIREITO DA 7a VARA DE DA COMARCA DA CAPITAL - PROCEDIMENTO ORDINÁRIO N°. REQUERENTE: REQUERIDO: A , por seu procuradora infra assinada, nos autos em epígrafe, vem…

Petição Intermediária - TJCE - Ação Icms/ Imposto sobre Circulação de Mercadorias - Embargos à Execução Fiscal

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 5a VARA DE EXECUÇÕES FISCAIS DA COMARCA DE FORTALEZA - CE Embargos à Execução Fiscal Autos n° A , pessoa jurídica de direito privado já devidamente…