Artigo 9 Emenda Constitucional nº 20 de 15 de Dezembro de 1998

Emenda Constitucional nº 20 de 15 de Dezembro de 1998

Modifica o sistema de previdência social, estabelece normas de transição e dá outras providências.
Art. 9º - Observado o disposto no art. 4º desta Emenda e ressalvado o direito de opção a aposentadoria pelas normas por ela estabelecidas para o regime geral de previdência social, é assegurado o direito à aposentadoria ao segurado que se tenha filiado ao regime geral de previdência social, até a data de publicação desta Emenda, quando, cumulativamente, atender aos seguintes requisitos:
I - contar com cinqüenta e três anos de idade, se homem, e quarenta e oito anos de idade, se mulher; e
II - contar tempo de contribuição igual, no mínimo, à soma de:
a) trinta e cinco anos, se homem, e trinta anos, se mulher; e
b) um período adicional de contribuição equivalente a vinte por cento do tempo que, na data da publicação desta Emenda, faltaria para atingir o limite de tempo constante da alínea anterior.
§ 1º - O segurado de que trata este artigo, desde que atendido o disposto no inciso I do "caput", e observado o disposto no art. 4º desta Emenda, pode aposentar-se com valores proporcionais ao tempo de contribuição, quando atendidas as seguintes condições:
I - contar tempo de contribuição igual, no mínimo, à soma de:
a) trinta anos, se homem, e vinte e cinco anos, se mulher; e
b) um período adicional de contribuição equivalente a quarenta por cento do tempo que, na data da publicação desta Emenda, faltaria para atingir o limite de tempo constante da alínea anterior;
II - o valor da aposentadoria proporcional será equivalente a setenta por cento do valor da aposentadoria a que se refere o "caput", acrescido de cinco por cento por ano de contribuição que supere a soma a que se refere o inciso anterior, até o limite de cem por cento.
§ 2º - O professor que, até a data da publicação desta Emenda, tenha exercido atividade de magistério e que opte por aposentar-se na forma do disposto no "caput", terá o tempo de serviço exercido até a publicação desta Emenda contado com o acréscimo de dezessete por cento, se homem, e de vinte por cento, se mulher, desde que se aposente, exclusivamente, com tempo de efetivo exercício de atividade de magistério.

Aposentadoria dos professores

presenciais ou à distância. Foi determinado pela Emenda Constitucional . 20 de 1998, art. 9 , § 2º , que apenas... modalidade especial desde que tenham preenchido os requisitos até o dia 16/12/199…

Regras para aposentadoria Professor

privada; Professores presenciais ou à distância. Foi determinado pela Emenda Constitucional 20 de 1998, art. 9 , § 2º...

A direta e imediata aplicação da Emenda Constitucional 103/2019 e suas consequências aos municípios.

. 40; b) o § 13 do art. 195; II - os arts. 9°, 13 e 15 da Emenda Constitucional 20, de 15 de dezembro de 1998; III... diferentemente, conforme a Lei Complementar 95/1998, art. 8º³. Observa-se …
Joao Badari, Advogado
ano passado

Revisão da Vida Toda

RESUMO O presente artigo visa analisar a possibilidade do Segurado que ingressou no Regime Geral da Previdência Social até o dia anterior à publicação da Lei 9.876 /1999, ter aplicado em seu…

Aposentadoria especial vigilante

A atividade de vigilante está, de fato, englobada dentre as descritas no Decreto 53.831/64, classificando este tipo de serviço como “perigoso” (código 2.5.7). Para os períodos de atividade…

Como ficou a Aposentadoria do Professor após a Reforma da Previdência (Atualizado 2020)

Este é um material completo para você que deseja saber como fica a aposentadoria dos Professores da rede pública a privada após a Reforma da Previdência. O presente artigo está atualizado conforme as…
Thiago Rodrigues, Estudante de Direito
ano passado

Aposentadoria Proporcional

Esclarecimentos iniciais A aposentadoria proporcional, modalidade de aposentadoria por tempo de contribuição, pode ser entendida como uma antecipação de aposentadoria, haja vista que torna…
Thiago Rodrigues, Estudante de Direito
ano passado

Aposentadoria Proporcional

Esclarecimentos iniciais A aposentadoria proporcional, modalidade de aposentadoria por tempo de contribuição, pode ser entendida como uma antecipação de aposentadoria, haja vista que torna…

Revisão da Vida Toda: O que é e quem tem direito?

Deve ser aplicada a regra mais vantajosa ao beneficiário no cálculo de sua aposentadoria – esta foi a decisão da 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, ao julgar o Tema 999 no final do ano de…
Patricia Salomao, Advogado
ano passado

Revisão da “vida toda” reconhecida pelo STJ através do Tema 999 – 11/12/2019

Revisão da “vida toda” reconhecida pelo STJ através do Tema 999 – 11/12/2019 No dia 11/12/2019, o STJ decidiu através do Tema repetitivo n. 999 que o segurado pode pedir para incluir no cálculo da…

Termo ou Assunto relacionado