Artigo 2 Emenda Constitucional nº 41 de 19 de Dezembro de 2003

Emenda Constitucional nº 41 de 19 de Dezembro de 2003

Modifica os arts. 37, 40, 42, 48, 96, 149 e 201 da Constituição Federal, revoga o inciso IX do § 3 do art. 142 da Constituição Federal e dispositivos da Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro de 1998, e dá outras providências.
Art. 2º Observado o disposto no art. 4º da Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro de 1998, é assegurado o direito de opção pela aposentadoria voluntária com proventos calculados de acordo com o art. 40, §§ 3º e 17, da Constituição Federal, àquele que tenha ingressado regularmente em cargo efetivo na Administração Pública direta, autárquica e fundacional, até a data de publicação daquela Emenda, quando o servidor, cumulativamente:
I - tiver cinqüenta e três anos de idade, se homem, e quarenta e oito anos de idade, se mulher;
II - tiver cinco anos de efetivo exercício no cargo em que se der a aposentadoria;
III - contar tempo de contribuição igual, no mínimo, à soma de:
a) trinta e cinco anos, se homem, e trinta anos, se mulher; e
b) um período adicional de contribuição equivalente a vinte por cento do tempo que, na data de publicação daquela Emenda, faltaria para atingir o limite de tempo constante da alínea a deste inciso.
§ 1 º O servidor de que trata este artigo que cumprir as exigências para aposentadoria na forma do caput terá os seus proventos de inatividade reduzidos para cada ano antecipado em relação aos limites de idade estabelecidos pelo art. 40, § 1º, III, a, e § 5º da Constituição Federal, na seguinte proporção:
I - três inteiros e cinco décimos por cento, para aquele que completar as exigências para aposentadoria na forma do caput até 31 de dezembro de 2005;
II - cinco por cento, para aquele que completar as exigências para aposentadoria na forma do caput a partir de 1º de janeiro de 2006.
§ 2º Aplica-se ao magistrado e ao membro do Ministério Público e de Tribunal de Contas o disposto neste artigo.
§ 3º Na aplicação do disposto no § 2º deste artigo, o magistrado ou o membro do Ministério Público ou de Tribunal de Contas, se homem, terá o tempo de serviço exercido até a data de publicação da Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro de 1998, contado com acréscimo de dezessete por cento, observado o disposto no § 1º deste artigo.
§ 4º O professor, servidor da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, que, até a data de publicação da Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro de 1998, tenha ingressado, regularmente, em cargo efetivo de magistério e que opte por aposentar-se na forma do disposto no caput, terá o tempo de serviço exercido até a publicação daquela Emenda contado com o acréscimo de dezessete por cento, se homem, e de vinte por cento, se mulher, desde que se aposente, exclusivamente, com tempo de efetivo exercício nas funções de magistério, observado o disposto no § 1º.
§ 5º O servidor de que trata este artigo, que tenha completado as exigências para aposentadoria voluntária estabelecidas no caput, e que opte por permanecer em atividade, fará jus a um abono de permanência equivalente ao valor da sua contribuição previdenciária até completar as exigências para aposentadoria compulsória contidas no art. 40, § 1º, II, da Constituição Federal .
§ 6º Às aposentadorias concedidas de acordo com este artigo aplica-se o disposto no art. 40, § 8º, da Constituição Federal .

Recurso - TJSP - Ação Reajustes de Remuneração, Proventos ou Pensão - Procedimento Comum Cível

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara da Fazenda Pública do Foro de Jundiaí - Estado de . Processo n° , por seus advogados, nos autos da Ação Ordinária c.c Pedido de Tutela Provisória…

Recurso - TJSP - Ação Enquadramento - Procedimento do Juizado Especial Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1a VARA DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE TREMEMBÉ: PROCESSO N° , por seu advogado, infra-assinado, nos autos da AÇÃO DECLARATÓRIA c/c COBRANÇA…

Petição Inicial - TJSP - Ação Ordinária - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra São Paulo Previdência - Spprev

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE MIRANDÓPOLIS - SP. , brasileiro, casado, aposentado, portador da cédula de identidade RG n° e inscrito no CPF…

Petição - TJSP - Ação Regime Previdenciário - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Ribeirão Preto - Instituto de Previdência dos Municipiários

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE RIBEIRÃO PRETO - ESTADO DE SÃO PAULO Processo n° O Instituto de Previdência dos Municipiários de…

Petição - TJSP - Ação Reajustes de Remuneração, Proventos ou Pensão - Procedimento do Juizado Especial Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ PRESIDENTE DO EGRÉGIO COLÉGIO RECURSAL DE JUNDIAÍ RECURSO INOMINADO N°. FAZENDA DO e , já qualificadas nos autos, representadas pelo Procurador do infra- assinado,…

Petição - TJSP - Ação Servidores Inativos - Procedimento do Juizado Especial Cível

EXMO(A). SR(A). DR(A). JUIZ(A) DE DIREITO DA 1a VARA DO JUIZADO ESPECIAL DA DA COMARCA DA CAPITAL - . PROCEDIMENTO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL N° REQUERENTE: REQUERIDO: ESTADO DE E OUTRO A , pessoa…

Petição Inicial - TJSP - Ação Declaratória c/c Obrigação de Fazer, Objetivando Aposentadoria Especial - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra São Paulo Previdência - Spprev

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE BAURU/SP. TUTELA ANTECIPADA , brasileira, viúva, Delegada de Policia, portadora do CEP , em…

Recurso - STJ - Ação Adicional por Tempo de Serviço - Agravo em Recurso Especial

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR DESEMBARGADOR RELATOR DA APELAÇÃO DE N°. , DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO PROCEDIMENTO ORDINÁRIO N°. REQUERENTE: E OUTROS REQUERIDO: A…

Petição - TJSP - Ação Abono de Permanência - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Prefeitura Municipal de Barretos

EXMO. (A) SR (A). DR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA VARA DO JUIZADO ESPECIAL DA Processo n° : Requerente : e FRANCO Requerido : MUNICÍPIO DE BARRETOS O MUNICÍPIO DE BARRETOS, pessoa jurídica de direito…

Petição - TJSP - Ação Reajustes de Remuneração, Proventos ou Pensão - Apelação Cível

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 1a VARA DA DA COMARCA DE SANTOS - SP: PROCEDIMENTO ORDINÁRIO N°. REQUERENTE: REQUERIDO: E OUTRO e (SPPREV) , por seu Procurador que esta subscreve, vem,…

Termo ou Assunto relacionado