Alínea "g" do Inciso I do Artigo 1 Lc nº 64 de 18 de Maio de 1990

Lc nº 64 de 18 de Maio de 1990

Estabelece, de acordo com o art. 14, § 9º da Constituição Federal, casos de inelegibilidade, prazos de cessação, e determina outras providências.
Art. 1º São inelegíveis:
I - para qualquer cargo:
g) os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes, contados a partir da data da decisão, aplicando-se o disposto no inciso II do art. 71 da Constituição Federal, a todos os ordenadores de despesa, sem exclusão de mandatários que houverem agido nessa condição; (Redação dada pela Lei Complementar nº 135, de 2010) (Vide Lei Complementar nº 184, de 2021)

Guia de orientações sobre Inelegibilidade por rejeição de contas

O que inelegibilidade? É o termo que define quando um candidato ou candidata está impedido legalmente de disputar eleições. A inelegibilidade é o estado jurídico negativo de quem não possui…
1
0

Competência para julgamento das contas dos Prefeitos: Câmaras Municipais

Quando se trata de analisar as contas de gestão dos Prefeitos, a competência para julgamento recai sobre as Câmaras Municipais. Essa função é de extrema importância, pois garante a transparência e a…
1
0

Federações partidárias – criação, registro,funcionamento, representação, legitimidade processual, participação nas eleições e extinção

Federações partidárias – criação, registro, funcionamento, representação, legitimidade processual, participação nas eleições e extinção Rubens Cavalcante Rabelo da Silva [1] 1. Introdução das…
1
0

Ação de Impugnação de Registro de Candidatura - AIRC

AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO DE REGISTRO DE CANDIDATURA – AIRC Rubens Cavalcante Rabelo da Silva [ 1 ] Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos…
1
0
Pedro Platon, Advogado
ano passado

A Juristocracia Brasileira e o TSE

Por unanimidade, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral cassou no dia 16 de Maio de 2023, a Candidatura de Deltan Dellagnol, eleito Deputado Federal pelo Podemos nas eleições de 2022. Vamos…
15
24

Um registro de candidatura fadado ao fracasso

UM REGISTRO DE CANDIDATURA FADADO AO FRACASSO Rogério Tadeu Romano I – O FATO Segundo o que noticiou o Brasil de Fato, em 12 de abril de 2022, “o Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu, naquele…
1
1

Análise do Dolo Nas Decisões dos Tribunais Eleitorais

ANÁLISE DO DOLO NAS DECISÕES DOS TRIBUNAIS ELEITORAIS RESUMO O presente artigo científico tem por objetivo analisar o dolo nas decisões judiciais sobre inelegibilidade exaradas pelo Tribunal Superior…
1
0

Consequências de uma condenação pelo Tribunal de Contas da União

CONSEQUÊNCIAS DE UMA CONDENAÇÃO PELO TCU Rogério Tadeu Romano I – O FATO Segundo o que noticiou o Brasil de Fato, em 12 de abril de 2022, “o Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu, nesta…
3
1
Geovana Machado, Advogado
há 2 anos

Voto nulo, anula as eleições?

É comum em ano eleitoral voltarem as campanhas para o eleitor votar nulo, na crença de que se metade da população votar nulo, seriam convocadas novas eleições. O presente artigo visa entender se essa…
4
0

Um caso de inelegibilidade?

UM CASO DE INELEGIBILIDADE? Rogério Tadeu Romano Segundo o site do jornal O Globo, em 10 de novembro deste ano, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que procuradores da Operação Lava-Jato…
3
0