Artigo 44 da Lei nº 8.666 de 21 de Junho de 1993

Lei nº 8.666 de 21 de Junho de 1993

Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.
Art. 44. No julgamento das propostas, a Comissão levará em consideração os critérios objetivos definidos no edital ou convite, os quais não devem contrariar as normas e princípios estabelecidos por esta Lei.
§ 1o É vedada a utilização de qualquer elemento, critério ou fator sigiloso, secreto, subjetivo ou reservado que possa ainda que indiretamente elidir o princípio da igualdade entre os licitantes.
§ 2o Não se considerará qualquer oferta de vantagem não prevista no edital ou no convite, inclusive financiamentos subsidiados ou a fundo perdido, nem preço ou vantagem baseada nas ofertas dos demais licitantes.
§ 3º Não se admitirá proposta que apresente preços global ou unitários simbólicos, irrisórios ou de valor zero, incompatíveis com os preços dos insumos e salários de mercado, acrescidos dos respectivos encargos, ainda que o ato convocatório da licitação não tenha estabelecido limites mínimos.
(Revogado)
§ 3o Não se admitirá proposta que apresente preços global ou unitários simbólicos, irrisórios ou de valor zero, incompatíveis com os preços dos insumos e salários de mercado, acrescidos dos respectivos encargos, ainda que o ato convocatório da licitação não tenha estabelecido limites mínimos, exceto quando se referirem a materiais e instalações de propriedade do próprio licitante, para os quais ele renuncie a parcela ou à totalidade da remuneração. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)
§ 4º O disposto no parágrafo anterior se aplica também a propostas que incluam mão-de-obra estrangeira ou importação de insumos de qualquer natureza, adotando-se, como referência, os mercados nos países de origem.
(Revogado)
§ 4o O disposto no parágrafo anterior aplica-se também às propostas que incluam mão-de-obra estrangeira ou importações de qualquer natureza. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

Direito administrativo e licitações.

no art. 22, da Lei 8.666/93. “Com relação à modalidade de licitação, sabe-se que o principal critério para definir... com o vencedor. O art. 41 da Lei 8.666/93, prevê que qualquer cidadão é …
há 8 meses

Licitações na administração pública

Federal 8.666 de 1993, que instituiu o Estatuto das Licitações e Contratos Administrativos. A Lei 8.666 /93 constitui... uma licitação sem recursos previstos é, no mínimo, ato de má gestão. A Lei

Bens e Serviços Comuns no Pregão

Conceito O conceito formal de bens e serviços comuns, é trazido pela própria lei que cria a modalidade, ou seja, a Lei Federal n.º 10.520 /2002 (Lei do Pregão), no parágrafo único do seu art. 1º.

FRAUDE À LICITAÇÃO: Ofensa aos princípios da licitação e a caracterização da improbidade administrativa

FRAUDE À LICITAÇÃO: ofensa aos princípios da licitação e a caracterização da improbidade administrativa¹ João Boabaid de Oliveira Itapary Neto² SUMÁRIO; 1 INTRODUÇÃO; 2 A LICITAÇÃO E SEUS PRINCÍPIOS…

Como os princípios fundamentais das licitações afetam em seu funcionamento

De acordo com o caput do art. 3º da lei 8.666/1993 , e conforme alteração feita pela Lei 12.349/2010 : “a licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia , a…
Vitor Amorim, Advogado
há 2 anos

ISSQN sobre o valor total das notas de reembolso relativas a recarga em Cartão Alimentação

INTRODUÇÃO Como é cediço, o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) trata-se de um tributo cujo fato gerador, como indica o seu nome, é a prestação de serviços e a base de cálculo é o…

Princípios norteadores do procedimento licitatório.

1. Princípios norteadores do procedimento licitatório De acordo com o ensinamento de Mazza (2016, p. 445), “ao ordenar à Administração Pública que seus contratos sejam precedidos de processo de…
Hannaa Hayek, Estudante de Direito
há 4 anos

Modalidades de Licitações

A licitação é regulamentada pela Constituição Federal e pela legislação infraconstitucional como a Lei nº 8.666/93 (Lei das Licitações). A licitação é um procedimento administrativo do qual a…

Licitações e Concorrência

1. Introdução Aqui será brevemente apresentado o instituto da licitação, seus regimes, princípios, especificações no ordenamento jurídico brasileiro, bem como a sua importância, dado o caráter…
há 4 anos

Agentes da Administração Pública e Licitações

1. Publicação da Prefeitura de São Paulo – Secretaria de Coordenação das Subprefeituras 1.1. “Concorrência Nº 02/SMSP/COGEL/2015 Processo Administrativo nº 2015-0.018.253-9” Torna-se público para…