Inciso XIV do Artigo 40 da Lei nº 8.666 de 21 de Junho de 1993

Lei nº 8.666 de 21 de Junho de 1993

Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.
Art. 40. O edital conterá no preâmbulo o número de ordem em série anual, o nome da repartição interessada e de seu setor, a modalidade, o regime de execução e o tipo da licitação, a menção de que será regida por esta Lei, o local, dia e hora para recebimento da documentação e proposta, bem como para início da abertura dos envelopes, e indicará, obrigatoriamente, o seguinte:
XIV - condições de pagamento, prevendo:
a) prazo de pagamento em relação à data final a cada período de aferição não superior a 30 (trinta) dias;
(Revogado)
a) prazo de pagamento não superior a trinta dias, contado a partir da data final do período de adimplemento de cada parcela; (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)
b) cronograma de desembolso máximo por período, em conformidade com a disponibilidade de recursos financeiros;
c) critério de atualização financeira dos valores a serem pagos, desde a data a ser definida nos termos da alínea a deste inciso até a data do efetivo pagamento;
(Revogado)
c) critério de atualização financeira dos valores a serem pagos, desde a data final do período de adimplemento de cada parcela até a data do efetivo pagamento; (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)
d) compensações financeiras e penalizações, por eventuais atrasos, e descontos, por eventuais antecipações de pagamentos;
e) exigência de seguros, quando for o caso;

Compensação financeira por atraso de pagamento em contrato administrativo

Nesses dias, realizamos uma perícia contábil, na condição de perito nomeado pela Justiça Federal da Bahia, em processo no qual se discute a compensação financeira decorrente de atraso de pagamento,…
5
0

Termo de Referência ou Projeto Básico Simplificado para Enfrentamento do COVID-19, Conforme Lei n°13.979/2020.

Esp. Daniel da Silva Almeida [1] Esp. Jamil Manasfi da Cruz [2] Esp. Lindineide Oliveira Cardoso [3] Esp. Paulo José Ribeiro Alves [4] Resumo: O presente artigo, tem como objetivo estritamente a…
3
0
Thiago Ferreira, Advogado
há 7 anos

Retenção de pagamento no curso da execução de contrato administrativo

Afinal, pode haver a retenção de pagamento de serviços prestados em razão da perda das condições de habilitação no curso da execução de contrato administrativo, notadamente por irregularidade fiscal…
2
0

O inadimplemento da Administração em contratos de desembolso e os instrumentos jurídicos de proteção das empresas contratadas

O inadimplemento do Poder Público consiste em uma das principais causas de insegurança jurídica no dia-a-dia das empresas que contratam com o Estado, à luz da Lei Federal nº 8.666/1993. Apesar da…
3
0

Tutela ao equilíbrio econômico-financeiro dos contratos administrativos

RESUMO O tema em epígrafe visa examinar a tutela ao equilíbrio econômico-financeiro dos contratos administrativos firmados com os órgãos públicos, corroborando com o permissivo legal disposto no…
4
1

A aceitabilidade do seguro garantia judicial para a execução do fisco

Introdução O instituto do seguro garantia é uma modalidade de garantia fidejussória em favor de terceiros. Trata-se de um negócio jurídico no qual um tomador (quem solicita o serviço de seguro)…
1
0