Artigo 6 da Lei nº 8.629 de 25 de Fevereiro de 1993

Lei nº 8.629 de 25 de Fevereiro de 1993

Dispõe sobre a regulamentação dos dispositivos constitucionais relativos à reforma agrária, previstos no Capítulo III, Título VII, da Constituição Federal .
Art. 6º Considera-se propriedade produtiva aquela que, explorada econômica e racionalmente, atinge, simultaneamente, graus de utilização da terra e de eficiência na exploração, segundo índices fixados pelo órgão federal competente.
§ 1º O grau de utilização da terra, para efeito do caput deste artigo, deverá ser igual ou superior a 80% (oitenta por cento), calculado pela relação percentual entre a área efetivamente utilizada e a área aproveitável total do imóvel.
§ 2º O grau de eficiência na exploração da terra deverá ser igual ou superior a 100% (cem por cento), e será obtido de acordo com a seguinte sistemática:
I - para os produtos vegetais, divide-se a quantidade colhida de cada produto pelos respectivos índices de rendimento estabelecidos pelo órgão competente do Poder Executivo, para cada Microrregião Homogênea;
II - para a exploração pecuária, divide-se o número total de Unidades Animais (UA) do rebanho, pelo índice de lotação estabelecido pelo órgão competente do Poder Executivo, para cada Microrregião Homogênea;
III - a soma dos resultados obtidos na forma dos incisos I e II deste artigo, dividida pela área efetivamente utilizada e multiplicada por 100 (cem), determina o grau de eficiência na exploração.
§ 3º Considera-se efetivamente utilizadas:
I - as áreas plantadas com produtos vegetais;
II - as áreas de pastagens nativas e plantadas, observado o índice de lotação por zona de pecuária, fixado pelo Poder Executivo;
III - as áreas de exploração extrativa vegetal ou florestal, observados os índices de rendimento estabelecidos pelo órgão competente do Poder Executivo, para cada Microrregião Homogênea, e a legislação ambiental;
IV - as áreas de exploração de florestas nativas, de acordo com plano de exploração e nas condições estabelecidas pelo órgão federal competente;
V - as áreas sob processos técnicos de formação ou recuperação de pastagens ou de culturas permanentes
(Revogado)
V - as áreas sob processos técnicos de formação ou recuperação de pastagens ou de culturas permanentes, tecnicamente conduzidas e devidamente comprovadas, mediante documentação e Anotação de Responsabilidade Técnica. (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.183 -56, de 2001)
§ 4º No caso de consórcio ou intercalação de culturas, considera-se efetivamente utilizada a área total do consórcio ou intercalação.
§ 5º No caso de mais de um cultivo no ano, com um ou mais produtos, no mesmo espaço, considera-se efetivamente utilizada a maior área usada no ano considerado.
§ 6º Para os produtos que não tenham índices de rendimentos fixados, adotar-se-á a área utilizada com esses produtos, com resultado do cálculo previsto no inciso I do § 2º deste artigo.
§ 7º Não perderá a qualificação de propriedade produtiva o imóvel que, por razões de força maior, caso fortuito ou de renovação de pastagens tecnicamente conduzida, devidamente comprovados pelo órgão competente, deixar de apresentar, no ano respectivo, os graus de eficiência na exploração, exigidos para a espécie.
§ 8º São garantidos os incentivos fiscais referentes ao Imposto Territorial Rural relacionados com os graus de utilização e de eficiência na exploração, conforme o disposto no art. 49 da Lei nº 4.504, de 30 de novembro de 1964.

Andamento do Processo n. 1987443 - Recurso Especial - 23/06/2022 do STJ

RECURSO ESPECIAL Nº 1987443 - RO (2022/0039404-0) RELATORA : MINISTRA REGINA HELENA COSTA RECORRENTE : SANTO ANTÔNIO ENERGIA S.A ADVOGADOS : CLAYTON CONRAT KUSSLER - RO003861 PABLO JAVAN SILVA DANTAS…

Página 2090 do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de 23 de Junho de 2022

fixação do valor da terra nua, especialmente diante da necessidade de se considerar as características do imóvel para fins de consideração do seu grau de utilização. O lastro normativo é a disposição…

Petição Inicial - TJSP - Ação de Adjudicação Compulsória com Pedido de Tutela Provisoria - Procedimento Comum Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __VARA CIVEL DA COMARCA DE RIO CLARO - SP Pedido liminar - Tutela provisoria Distribuição por dependencia Processo , brasileiro, separado, agricultor,…

Os juros compensatórios e moratórios na desapropriação

OS JUROS COMPENSATÓRIOS E MORATÓRIOS NA DESAPROPRIAÇÃO Rogério Tadeu Romano À luz do direito positivo, e na visão exposta por Celso Antônio Bandeira de Mello(Curso de direito administrativo, 26 ª…

Petição - TJSP - Ação Esbulho / Turbação / Ameaça - Reintegração / Manutenção de Posse

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA PRIMEIRA VARA CÍVEL DA COMARCA DE ARAÇATUBA ESTADO DE SÃO PAULO AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE PROCESSO N° REQ.TE: REQ.DO: , brasileira, casada, dona de…

Petição - TJSP - Ação Imissão na Posse - Carta Precatória Cível

EXCELENTÍSSIMO JUÍZO DA 1a VARA CÍVEL DA COMARCA DE PEREIRA BARRETO, SÃO PAULO CARTA PRECATÓRIA N° 1000985-03.2017.8.26.0439 ESPÓLIO DE , já qualificado nos autos em epígrafe que lhe move ESPÓLIO DE…

Intimação - Apelação Cível - 0008494-61.2006.4.03.6000 - Disponibilizado em 16/06/2022 - TRF3

NÚMERO ÚNICO: 0008494-61.2006.4.03.6000 POLO ATIVO IVO BUOSI ADVOGADO(A/S) PAULO TADEU HAENDCHEN | 2926/MS PODER JUDICIÁRIO Tribunal Regional Federal da 3ª Região 1ª Turma APELAÇÃO CÍVEL (198) Nº…

Petição - TJSP - Ação Usucapião Ordinária - Procedimento Comum Cível

EXCELENTISSIMA SENHORA DOUTORA JUIZA DE DIREITO DA VARA ÚNICA DO FORUM DE SALTO DE PIRAPORA - SP PROCESSO N° , já devidamente qualificado nos autos do processo em epígrafe, por sua advogada que esta…

Documentos diversos - TJAM - Ação Esbulho / Turbação / Ameaça - Agravo de Instrumento

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE PRESIDENTE FIGUEIREDO-AM. TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS. URGENTE - INVASÃO DE IMÓVEL , brasileiro, casado,…

Petição - TJSP - Ação Desapropriação por Utilidade Pública / Dl 3.365/1941 - Desapropriação

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2.a VARA CIVEL DA COMARCA DE ITAPETININGA- SP. Processo n°. Ação de Desapropriação , por suas advogadas infra-assinadas nos autos do processo em…

Termo ou Assunto relacionado