Artigo 6 da Lei nº 9.469 de 10 de Julho de 1997

Lei nº 9.469 de 10 de Julho de 1997

Regulamenta o disposto no inciso VI do art. 4º da Lei Complementar nº 73, de 10 de fevereiro de 1993; dispõe sobre a intervenção da União nas causas em que figurarem, como autores ou réus, entes da administração indireta; regula os pagamentos devidos pela Fazenda Pública em virtude de sentença judiciária; revoga a Lei nº 8.197, de 27 de junho de 1991, e a Lei nº 9.081, de 19 de julho de 1995, e dá outras providências.
Art. 6º Os pagamentos devidos pela Fazenda Pública federal, estadual ou municipal e pelas autarquias e fundações públicas, em virtude de sentença judiciária, far-se-ão, exclusivamente, na ordem cronológica da apresentação dos precatórios judiciários e à conta do respectivo crédito.
§ 1º É assegurado o direito de preferência aos credores de obrigação de natureza alimentícia, obedecida, entre eles, a ordem cronológica de apresentação dos respectivos precatórios judiciários. (Renumerado do parágrafo único pela Medida Provisória nº 2.226, de 4.9.2001) (Vide ADIN Nº 2.527-9)
§ 2o O acordo ou a transação celebrada diretamente pela parte ou por intermédio de procurador para extinguir ou encerrar processo judicial, inclusive nos casos de extensão administrativa de pagamentos postulados em juízo, implicará sempre a responsabilidade de cada uma das partes pelo pagamento dos honorários de seus respectivos advogados, mesmo que tenham sido objeto de condenação transitada em julgado. (Incluído pela Medida Provisória nº 2.226, de 4.9.2001)
Vide ADIN Nº 2.527-9 (Revogado pela Lei nº 13.140, de 2015) (Vigência)

A mediação como forma alternativa de resoluções de conflitos no contexto da alienação parental

A MEDIAÇÃO COMO FORMA ALTERNATIVA DE RESOLUÇÕES DE CONFLITOS NO CONTEXTO DA ALIENAÇÃO PARENTAL: um mecanismo mais eficiente que a criminalização1 Luccas Campos da Cruz Saraiva² Phellype Kássio…
6
0
Ingrid Oliveira, Estudante de Direito
há 7 meses

Política Judiciária de Tratamento Adequado de Conflitos e Nudges

DISCIPLINA: SISTEMAS ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE DISCENTE: INGRID OLIVEIRA NUNES DELIMITAÇÃO DO TEMA As técnicas do Poder Judiciário Brasileiro na solução de conflitos: utilização dos Nudges na…
1
0

E agora? Quem pode provar?

1 DESCRIÇÃO DO CASO: Em uma ação judicial, João alegou que um banheiro construído anteriormente a sua aquisição, faria parte do seu imóvel, todavia, à época da venda, esse cômodo teria sido suprimido…
1
0

Os Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos e a Psicologia Jurídica como Ferramentas de Auxílio para Desafogar o Poder Judiciário

Antônio José Zinato de Carvalho ¹ Caroline Vilaça Godinho ² _________________ 1 Especialista em Direito Ambiental pela Faculdade Única de Ipatinga. Especialista em Direito Processual Civil e Métodos…
5
2
Caroline Vilaça, Bacharel em Direito
há 9 meses

Os Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos e a Psicologia Jurídica como Ferramentas de Auxílio para Desafogar o Poder Judiciário

OS MÉTODOS ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E A PSICOLOGIA JURÍDICA COMO FERRAMENTAS DE AUXÍLIO PARA DESAFOGAR O PODER JUDICIÁRIO Antônio José Zinato de Carvalho ¹ Caroline Vilaça Godinho ²…
2
0
Taynara Soares, Bacharel em Direito
ano passado

PROC

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÃO PAULO – UNESA CURSO DE DIREITO TAYNARA TEIXEIRA DOS SANTOS SOARES 201808101571 AUDIÊNCIA PRELIMINAR DE CONCILIAÇÃO NOS PROCESSOS JUDICIAIS SÃO PAULO 2023 AUDIÊNCIA…
2
0

Por que fazer Mediação?

Por que fazer mediação? Gabriela Pisani Medina [1] Resumo : Este artigo pretende apresentar as razões pelas quais a mediação deve ser utilizada. Nesse sentido, responde três perguntas: O que é…
17
3
Joseane Menezes, Estudante de Direito
ano passado

Mediação de conflitos e suas evoluções.

Compreender o papel da mediação de conflitos na resolução de disputas é fundamental em muitos contextos, desde a resolução de problemas em relações pessoais até à prevenção de conflitos mais sérios,…
0
0

Os honorários advocatícios na mediação judicial de conflitos.

DR. PEDRO HENRIQUE SILVEIRA COLNAGHI. OAB/ES Nº 29.677. OS HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS NA MEDIAÇÃO JUDICIAL DE CONFLITOS. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO; 2 MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: LINEAMENTOS BÁSICOS; 3 MEDIAÇÃO NO…
1
0
Julia Priego, Estudante de Direito
ano passado

A Implementação de Políticas Públicas para a Resolução Consensual de Conflitos e seus Reflexos na Efetividade da Prestação Jurisdicional

Guilherme Mazza e Taveira Júlia Iório Pereira Júlia Priego Lopes da Silva RESUMO Tendo em vista que o poder judiciário não dá conta de apreciar todas as demandas a ele submetidas, torna-se importante…
3
0