Art. 5 da Lei de Licitações - Lei 8666/93

Lei nº 8.666 de 21 de Junho de 1993

Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.
Art. 5o Todos os valores, preços e custos utilizados nas licitações terão como expressão monetária a moeda corrente nacional, ressalvado o disposto no art. 42 desta Lei, devendo cada unidade da Administração, no pagamento das obrigações relativas ao fornecimento de bens, locações, realização de obras e prestação de serviços, obedecer, para cada fonte diferenciada de recursos, a estrita ordem cronológica das datas de suas exigibilidades, salvo quando presentes relevantes razões de interesse público e mediante prévia justificativa da autoridade competente, devidamente publicada.
§ 1o Os créditos a que se refere este artigo terão seus valores corrigidos por critérios previstos no ato convocatório e que lhes preservem o valor.
§ 2º A correção de que trata o parágrafo anterior correrá à conta das mesmas dotações orçamentárias que atenderam aos créditos a que se refere.
(Revogado)
§ 2o A correção de que trata o parágrafo anterior cujo pagamento será feito junto com o principal, correrá à conta das mesmas dotações orçamentárias que atenderam aos créditos a que se referem. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)
§ 3o Observados o disposto no caput, os pagamentos decorrentes de despesas cujos valores não ultrapassem o limite de que trata o inciso II do art. 24, sem prejuízo do que dispõe seu parágrafo único, deverão ser efetuados no prazo de até 5 (cinco) dias úteis, contados da apresentação da fatura. (Incluído pela Lei nº 9.648, de 1998)
Art. 5o-A. As normas de licitações e contratos devem privilegiar o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte na forma da lei. (Incluído pela Lei Complementar nº 147, de 2014)
Brena Barbosa, Estudante de Direito
ano passado

Decreto Nº 9.450, de 24 de Julho de 2018

Institui a Política Nacional de Trabalho no âmbito do Sistema Prisional, voltada à ampliação e qualificação da oferta de vagas de trabalho, ao empreendedorismo e à formação profissional das pessoas…

MPF pede condenação do Estado do AM por desrespeito à ordem cronológica de pagamentos de fornecedores

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com ação civil pública na Justiça Federal para que o Estado do Amazonas passe a adotar imediatamente a ordem cronológica de pagamentos feitos aos seus…

DOUInforme 31.01.2018

Brasília, 31 de janeiro de 2018. Atos do Poder Executivo PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS INTERMINISTERIAL N. 13, DE 29 DE JANEIRO DE 2018 (*) Aprova, em 30 de janeiro de 2018, o…

IRB e TCE-RR promovem Jornada Científica para membros e servidores

Com o tema “O uso da informática como ferramenta de melhoria da atividade do controle”, o Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com o Tribunal de Contas de Roraima (TCERR), realizou nesta…

TCE/SC aplica multa a ex-gestor de hospital de Joinville por quebra de ordem cronológica de pagamento

O Tribunal de Contas de Santa Catarina considerou irregular a quebra da ordem cronológica de pagamento de empenhos do Hospital Municipal São José, de Joinville, e aplicou uma multa de R$ 1.136,52 ao…

TCE recebe prefeitos para tratar de gastos com festas e ordem cronológica de pagamentos

Prefeitos de 25 municípios sergipanos, além de secretários e representantes dos demais estiveram no Tribunal de Contas do Estado (TCE) na manhã desta quarta-feira, 31, para esclarecer dúvidas acerca…

TCE capacita servidores municipais sobre exigência da ordem cronológica dos pagamentos

As implicações jurídicas da Resolução n° 296/2016, que trata da observância da ordem cronológica de pagamentos nos contratos firmados pelos órgãos públicos do estado, foram tema da capacitação…

Exigência da ordem cronológica dos pagamentos será tema se curso no TCE

A Resolução nº. 296/2016, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), dispõe sobre a observância da ordem cronológica de pagamentos nos contratos firmados pelos órgãos públicos sergipanos. Segundo o…

Atuação da OAB já garantiu importantes vitórias no combate à corrupção

Com o compromisso inafastável de ser a voz constitucional do cidadão, a OAB tem atuado de maneira decisiva em assuntos que impactam diretamente a vida do País. O exemplo mais recente foi a decisão do…

Atuação da OAB já garantiu importantes vitórias no combate à corrupção

Com o compromisso inafastável de ser a voz constitucional do cidadão, a OAB tem atuado de maneira decisiva em assuntos que impactam diretamente a vida do País. O exemplo mais recente foi a decisão do…