Parágrafo 2 Artigo 1 da Lei nº 9.613 de 03 de Março de 1998

Lei nº 9.613 de 03 de Março de 1998

Dispõe sobre os crimes de "lavagem" ou ocultação de bens, direitos e valores; a prevenção da utilização do sistema financeiro para os ilícitos previstos nesta Lei; cria o Conselho de Controle de Atividades Financeiras - COAF, e dá outras providências.
Art. 1o Ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal. (Redação dada pela Lei nº 12.683, de 2012)
§ 2o Incorre, ainda, na mesma pena quem: (Redação dada pela Lei nº 12.683, de 2012)
I - utiliza, na atividade econômica ou financeira, bens, direitos ou valores que sabe serem provenientes de qualquer dos crimes antecedentes referidos neste artigo;
(Revogado)
I - utiliza, na atividade econômica ou financeira, bens, direitos ou valores provenientes de infração penal; (Redação dada pela Lei nº 12.683, de 2012)
II - participa de grupo, associação ou escritório tendo conhecimento de que sua atividade principal ou secundária é dirigida à prática de crimes previstos nesta Lei.

Usar dinheiro sujo é lavagem de dinheiro?

O crime de lavagem de dinheiro ganhou popularidade após a deflagração da operação lava-jato, protagonizando o papel de imputação criminal coringa para quase todas as ações penais movidas pelo…
Thais Popets, Advogado
há 4 meses

A Aplicação da Teoria da Cegueira Deliberada no Trabalho Escravo.

INTRODUÇÃO O presente trabalho visa analisar através de pesquisa bibliográfica e jurisprudencial se a teoria da cegueira deliberada, a qual é usualmente utilizada no Direito Penal para descrever a…
Leyviston Sfs, Bacharel em Direito
há 8 meses

A aplicação da teoria da cegueira deliberada e do dolo eventual nos crimes de lavagem de dinheiro

para praticar o crime de lavagem de dinheiro segundo a Lei 9.613 /98 sofreu uma atualização no ano de 2012... e valores. O crime de lavagem de capitais foi tipificado mediante a Lei 9.613 /98

Lavagem de dinheiro e a teoria da cegueira deliberada

lavagem de dinheiro, em que, após as alterações trazidas pela lei 12.683/12, o art. 2º, §1º da lei 9.613/98 passou a prevê... ou dissimular bem ou valores oriundos de infração penal, prevista no art
Viviane Oliveira, Advogado
há 9 meses

Cegueira deliberada e lavagem de dinheiro no Brasil

DE DINHEIRO NA LEI 9.613/98 O crime de lavagem de dinheiro foi tipificado pela lei 9.613/98, a qual disciplinava no § 1º o rol... 9.613/98 art. 1º,§ 2º, I trazia a expressão que sabem serem , com o …

Teoria da Cegueira Deliberada e sua aplicabilidade no Direito Penal Brasileiro

criminal e não responder pelo crime capitulado no artigo 1º da Lei 9.613/1998, com alteração trazida pela Lei 12.683/2012... igualmente culpáveis” e com fundamento no art.18, I, do CP, e a omissão …

Lavagem de Dinheiro e a Teoria da Cegueira Deliberada Aplicada ao Direito Penal Brasileiro

RESUMO: O crime de lavagem de dinheiro é uma infração altamente utilizada pelo crime organizado, com o intuito de mascarar os proventos percebidos com as suas atividades ilícitas, e, diante da…

Grupo de promotores ignora súmula do STF sobre lavagem de dinheiro

Por Redação Integrantes do Ministério Público do Estado de Santa Catarina aprovaram um enunciado afirmando que a persecução penal dos delitos de lavagem de dinheiro independe da constituição…

A criminalização do recebimento dos honorários advocatícios

Por Evinis Talon Os ataques contra a Advocacia não são mais uma novidade. Além da constante violação das nossas prerrogativas na prática forense (negativa de acesso aos autos, por exemplo), há uma…
Evinis Talon, Advogado
há 2 anos

A criminalização do recebimento dos honorários advocatícios

Leia o artigo diretamente no meu site ( leia aqui ). Cursos, artigos, vídeos, bem como receber atualizações de conteúdo diretamente em seu WhatsApp ( clique aqui ). Os ataques contra a Advocacia não…