Inciso V do Artigo 12 da Lei nº 9.656 de 03 de Junho de 1998

Lei nº 9.656 de 03 de Junho de 1998

Dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde.
Art. 12. São facultadas a oferta, a contratação e a vigência dos produtos de que tratam o inciso I e o § 1o do art. 1o desta Lei, nas segmentações previstas nos incisos I a IV deste artigo, respeitadas as respectivas amplitudes de cobertura definidas no plano-referência de que trata o art. 10, segundo as seguintes exigências mínimas: (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.177-44, de 2001)
V - quando fixar períodos de carência:
a) prazo máximo de trezentos dias para partos a termo;
b) prazo máximo de cento e oitenta dias para os demais casos;
c) prazo máximo de vinte e quatro horas para a cobertura dos casos de urgência e emergência;
(Vide Medida Provisória nº 1.665, de 1998)
(Revogado)
(Incluído pela Medida Provisória nº 2.177-44, de 2001)

Cobertura da cirurgia bariátrica antes do prazo de carência de 24 meses: quando é possível?

Se no momento da contratação do plano de saúde você informou ter obesidade mórbida, é muito provável que deverá cumprir o prazo de cobertura parcial temporária de 24 meses, contados da data da…
1
0

Plano de saúde deve custear cirurgia de colecistectomia

Se você solicitou ao plano de saúde a cobertura da cirurgia de remoção de vesícula (colecistectomia), mas obteve a recusa da operadora com a justificativa de que está em período de cobertura parcial…
1
0
Sofia Ribeiro, Advogado
há 25 dias

Cirurgia de Urgência negada pelo Plano de Saúde

A expectativa do consumidor ao contratar um plano de saúde é poder utiliza-lo nos momentos de necessidade e urgência médica, sem grandes complicações. Entretanto, não é raro o paciente solicitar ao…
1
0

Plano de saúde deve fornecer medicamento Ocrevus/Ocrelizumabe para o tratamento da esclerose múltipla

O medicamento ocrelizumabe possui indicação para o tratamento de pacientes com formas recorrentes de esclerose múltipla (EMR) e de pacientes com esclerose múltipla primária progressiva (EMPP).
2
0
Daniel Ribeiro, Advogado
há 2 meses

ATENÇÃO nos casos de negativa de plano de saúde pelo motivo de CARÊNCIA nos casos de Urgência e Emergência (2024)

Neste artigo serão abordadas as principais dúvidas sobre carência dos planos de saúde nos casos de URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. As carências nos planos de saúde existem para proteger ambos os lados, ou…
1
0
GVL ADVOGADOS, Advogado
há 3 meses

Obrigatoriedade de Cobertura de Cirurgia Emergencial por Plano de Saúde durante Período de Carência

Introdução Uma relevante decisão judicial foi proferida recentemente pela juíza de Direito Ane Cristine Scheele Santos, durante o plantão judicial no Rio de Janeiro, estabelecendo que um plano de…
1
0

Cláusulas abusivas nos contratos de plano de saúde

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor¹, problemas relacionados a planos de saúde lideram o ranking de reclamações nos últimos anos. Dentre os principais fatores, 27,4%…
1
0

Plano de saúde não pode negar cobertura de quimioterapia (urgente) alegando carência

Ainda que seja válida a cláusula de carência em contratos de plano de saúde, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça é uníssona ao entender que é necessária a sua flexibilização em situações…
1
0
Raquell Almeida, Advogado
há 10 meses

TJSP considera abusiva negativa de cobertura de internação em casos de urgência/emergência

Em 03.08.2023, a 7º Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, confirmou a decisão que considerou indevida a recusa do Plano de Sáude, Sami Assistência Médica LTDA, de conceder ao…
8
1

Síndrome de Down: como o plano de saúde pode ajudar.

No Brasil nasce uma criança com síndrome de down a cada 600 e 800 nascimentos, independente de etnia, gênero ou classe social. O termo “síndrome” significa um conjunto de sinais e sintomas e “Down”…
4
0