Artigo 55 da Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998

Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998

Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.
Art. 55. Executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença, ou em desacordo com a obtida:
Pena - detenção, de seis meses a um ano, e multa.
Parágrafo único. Nas mesmas penas incorre quem deixa de recuperar a área pesquisada ou explorada, nos termos da autorização, permissão, licença, concessão ou determinação do órgão competente.
Jessyca Carvalho, Estudante de Direito
há 5 meses

O Garimpo Ilegal em Terras Indígenas Yanomamis e asImplicações Legais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZONIA DIREITO JESSYCA YASMIN PINHEIRO CARVALHO O Garimpo Ilegal em Terras Indígenas Yanomamis e as Implicações Legais . BOA VISTA, 2022. O GARIMPO ILEGAL EM TERRAS…
2
0

Auto de infração lavrado contra firma ou empresário individual

Artigo original em https://advambiental.com.br/auto-de-infracao-lavrado-contra-firma-ou-empresario-individual/ 🔴 INSTAGRAM: https://www.instagram.com/advocaciaambiental / Sem delongas, a empresa…
1
0

A importância do Direito Penal no combate ao tráfico de animais silvestres

Henrique Junio Arantes Martins RESUMO O presente estudo visa analisar a eficácia da legislação ambiental no combate ao intenso tráfico de animais silvestres que persiste no Brasil, bem como abordar a…
4
0
Cássio Duarte, Advogado
há 3 anos

A pauta do garimpo ilegal volta à tona

Com o atual noticiário volta à tona os crimes relacionados a mineração e ao meio-ambiente desde o início da pandemia houve um aumento brutal na exploração de garimpo ilegal em terras indígenas —…
1
0

Réu absolvido dos crimes de pesquisa e extração de recursos minerais sem licença

Original em www.advambiental.com.br 🔴INSTAGRAM : https://www.instagram.com/advocaciaambiental/ Segundo a denúncia, o réu executou a pesquisa e a extração de recursos minerais (ouro) sem a competente…
46
1
Lidiane Guio, Advogado
há 4 anos

As consequências jurídicas da lavra ilegal sob a ótica das novas normas regulamentares

Com o advento do Decreto nº. 9.587/2018, publicado no Diário Oficial da União em 28/11/2018, a ANM - Agência Nacional de Mineração, criada pela Lei 13.575/2017, foi instalada e investida no exercício…
1
1
Francieli Lima, Professor
há 4 anos

A circunstância judicial da personalidade frente ao artigo n°76 da lei n. 9.099/95

Resumo O presente trabalho está inserido no estudo do Direito Processual Penal, apresenta como tema central o estudo da personalidade do agente, circunstância judicial prevista no artigo 59 do Código…
2
0

O tráfico de fosseis no Brasil e as implicações ao patrimônio cultural

INTRODUÇÃO A pesquisa intitulada “O tráfico de fósseis no Brasil e suas implicações sobre esse relevante patrimônio cultural do País” visa a aprofundar o debate acerca do tráfico ilegal de fósseis…
3
0
há 5 anos

Responsabilidade penal da pessoa jurídica: o caso Samarco

Anderson do Nascimento DOMINGOS Luiz Marcelo de Freitas ALMEIDA Pedro Otávio de FREITAS JUNIOR Maria Geralda de MIRANDA Reis FRIEDE 1. INTRODUÇÃO A preocupação com o meio ambiente vem se tornando…
1
0

A incriminação de pessoas jurídicas poluidoras sob o viés da teoria da dupla imputação

1. Introdução A incriminação de empresas delinquentes por danos ao bem ambiental penalmente tutelado saiu do âmbito estrito das discursões acadêmicas e doutrinas, e ingressou na legislação penal a…
2
0