Art. 10, inc. VIII da Lei de Improbidade Administrativa - Lei 8429/92

Lei nº 8.429 de 02 de Junho de 1992

Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências.
Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:
VIII - frustrar a licitude de processo licitatório ou de processo seletivo para celebração de parcerias com entidades sem fins lucrativos, ou dispensá-los indevidamente; (Redação dada pela Lei nº 13.019, de 2014) (Vigência)

Reflexões acerca da Lei de Improbidade Administrativa na Administração Municipal

RESUMO O trabalho exposto visa discorrer acerca da lei de Improbidade Administrativa, a Gestão Pública no âmbito Municipal e os atos ímprobos que podem ser cometidos pelos agentes públicos…

FRAUDE À LICITAÇÃO: Ofensa aos princípios da licitação e a caracterização da improbidade administrativa

FRAUDE À LICITAÇÃO: ofensa aos princípios da licitação e a caracterização da improbidade administrativa¹ João Boabaid de Oliveira Itapary Neto² SUMÁRIO; 1 INTRODUÇÃO; 2 A LICITAÇÃO E SEUS PRINCÍPIOS…

A Inexigibilidade de licitação para contratação de advogados e contradores - uma análise da singularidade dos atos de gestão pública

Ravi Vasconcelos Da Silva Matos¹ RESUMO Diante do dever constitucional para ingresso no serviço público através de concurso, vemos que há medidas excepcionais que autorizam que um determinado ente…

Obrigatoriedade de licitar art. 37, XXI da CF/88, exceções legais e fracionamento indevido à luz da Lei 8.429/1992.

Obrigatoriedade de licitar art. 37, XXI da CF/88, exceções legais e fracionamento indevido à luz da Lei 8.429/1992 1. Obrigatoriedade de licitar A obrigatoriedade de abertura de procedimento…

Fraudes em Licitações

1 INTRODUÇÃO No mundo fático, o Estado manifesta sua vontade através dos agentes públicos, que são atores que desenvolvem a atividade administrativa estatal, ou seja, a Administração Pública, por…
Valeria Padueli, Advogado
há 3 anos

Lei de Improbidade Administrativa

INTRODUÇÃO A legislação feita até hoje sobre Improbidade Administrativa teve como maior preocupação o aspecto patrimonial, prevendo a reparação do dano à Administração Pública. A Constituição…
Gabriela Biasi, Estudante de Direito
há 3 anos

Comentários à Lei Anticorrupção

Introdução A Lei nº 12.846 , de 1º de agosto de 2013, também conhecida como Lei Anticorrupcao Brasileira, dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de…

Contratação de Escritório de Advocacia pelo Poder Público

A contratação de escritório de advocacia pelo poder público deverá ser precedida por procedimento licitatório formal na modalidade concurso previsto na Lei 8.666 /93. Em observância aos princípios…
Thiago Andere, Advogado
há 4 anos

A presunção de dano ao erário como decorrência da fraude ao procedimento licitatório

O processo licitatório é um importante instrumento para limitar o poder investido ao administrador. Os contratos administrativos precisam ser precedidos de licitação como forma de garantir o…

A origem legal do zika vírus

Ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil. A frase da saúva é atribuída a Auguste de Saint-Hilaire, naturalista e biólogo francês, que visitou e percorreu nosso país alguns séculos…