Parágrafo 1 Artigo 1 da Lei nº 9.882 de 03 de Dezembro de 1999

Lei nº 9.882 de 03 de Dezembro de 1999

Dispõe sobre o processo e julgamento da argüição de descumprimento de preceito fundamental, nos termos do § 1o do art. 102 da Constituição Federal .
Art. 1o A argüição prevista no § 1o do art. 102 da Constituição Federal será proposta perante o Supremo Tribunal Federal, e terá por objeto evitar ou reparar lesão a preceito fundamental, resultante de ato do Poder Público.
Parágrafo único. Caberá também argüição de descumprimento de preceito fundamental:
I - quando for relevante o fundamento da controvérsia constitucional sobre lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, incluídos os anteriores à Constituição ;
II - (VETADO)

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental Incidental

A Constituição Federal da República Federativa do Brasil de 1988 adota o sistema difuso e concentrado de constitucionalidade, isto é, o controle da constitucionalidade de leis e atos normativos é…
Kennedy Paulino, Estudante de Direito
há 2 anos

Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental e seus reflexos na Sociedade.

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES KENNEDY ANDERSON PAULINO DA CUNHA RESUMO A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), como analisaremos mais a diante, é uma das varias formas de…

Propaganda de Bebidas Alcoólicas

A invocação dessa arguição tem por finalidade revogar os acórdãos proferidos pela 4ª turma do TRF da 4ª região, que diz respeito a restrição de propagandas de bebidas alcoólicas. Definiu assim o…

Uma análise sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental

Este artigo tem como intuito uma análise acerca da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), um dos tipos de controle de constitucionalidade concentrado. Para melhor compreendê-la,…

Eficácia erga omnes no controle concentrado de constitucionalidade e sistema de precedentes vinculantes no Brasil

1. Introdução A importância recentemente conferida ao precedente no direito brasileiro se evidencia, com especial destaque, na eficácia geral outorgada às decisões do Supremo Tribunal Federal em sede…

A incompatibilidade constitucional do artigo 161 da CLT: embargo e interdição

Resumo O artigo tem por objetivo explanar a importância do embargo e/ou interdição como ferramenta preventiva para a saúde e integridade física do trabalhador no meio ambiente de trabalho, com…

Termo ou Assunto relacionado