Artigo 40 da Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998

Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998

Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.
Art. 40. Causar dano direto ou indireto às Unidades de Conservação e às áreas de que trata o art. 27 do Decreto nº 99.274, de 6 de junho de 1990, independentemente de sua localização:
Pena - reclusão, de um a cinco anos.
§ 1º Entende-se por Unidades de Conservação as Reservas Biológicas, Reservas Ecológicas, Estações Ecológicas, Parques Nacionais, Estaduais e Municipais, Florestas Nacionais, Estaduais e Municipais, Áreas de Proteção Ambiental, Áreas de Relevante Interesse Ecológico e Reservas Extrativistas ou outras a serem criadas pelo Poder Público.
(Revogado)
§ 1o Entende-se por Unidades de Conservação de Proteção Integral as Estações Ecológicas, as Reservas Biológicas, os Parques Nacionais, os Monumentos Naturais e os Refúgios de Vida Silvestre. (Redação dada pela Lei nº 9.985, de 2000)
§ 2º A ocorrência de dano afetando espécies ameaçadas de extinção no interior das Unidades de Conservação será considerada circunstância agravante para a fixação da pena.
(Revogado)
§ 2o A ocorrência de dano afetando espécies ameaçadas de extinção no interior das Unidades de Conservação de Proteção Integral será considerada circunstância agravante para a fixação da pena. (Redação dada pela Lei nº 9.985, de 2000)
§ 3º Se o crime for culposo, a pena será reduzida à metade.
Art. 40-A. (VETADO) (Incluído pela Lei nº 9.985, de 2000)
§ 1o Entende-se por Unidades de Conservação de Uso Sustentável as Áreas de Proteção Ambiental, as Áreas de Relevante Interesse Ecológico, as Florestas Nacionais, as Reservas Extrativistas, as Reservas de Fauna, as Reservas de Desenvolvimento Sustentável e as Reservas Particulares do Patrimônio Natural. (Incluído pela Lei nº 9.985, de 2000)
§ 2o A ocorrência de dano afetando espécies ameaçadas de extinção no interior das Unidades de Conservação de Uso Sustentável será considerada circunstância agravante para a fixação da pena. (Incluído pela Lei nº 9.985, de 2000)
§ 3o Se o crime for culposo, a pena será reduzida à metade. (Incluído pela Lei nº 9.985, de 2000)

Defesa - Art. 40 da Lei de Crimes Ambientais - Lei 9605/98

Defesa - Art. 40 da Lei de Crimes Ambientais - Lei 9605/98 Causar dano em Unidades de Conservação, configura crime.... 38 da Lei 9.605 exige destruição de “floresta” Defesa - Art. 40 da Lei de Crimes

O ecocídio como delito contra a humanidade e os crimes ambientais cometidos na floresta amazônica

200361060026287, dentre outros, considera que o artigo 40 da Lei 9.605/98 configura um crime instantâneo , de efeitos... o artigo 40 da Lei 9.605/1998: Art. 40. Causar dano direto ou indireto às …

Erro de proibição e ausência de dano em Crime Ambiental

previstos nos artigos 40 e 51, ambos da Lei 9.605/98, conseguiu comprovar que o acusado não agiu com intuito de causar... que indicasse que o denunciado teria incorrido, livre e conscientemente, …

Denunciado por crime ambiental é absolvido por falta de provas

da consunção ou absorção. Os crimes ambientais previstos nos artigos 40 e 51, ambos da Lei 9.605/98, preceituam o seguinte... previstos nos artigos 40 e 51, ambos da Lei 9.605/98. No entanto, …

STJ: assinatura do TAC com órgão ambiental não impede a instauração de ação penal

Por Redação A Corte Superior do Superior Tribunal de Justiça (STJ) recentemente decidiu, por unanimidade, que a assinatura do termo de ajustamento de conduta com órgão ambiental não impede a…
Jean Moura, Advogado
ano passado

Suspensão condicional do processo e a resposta à acusação - modificações trazidas pela lei nº 11.719/2008

RESUMO: O presente estudo tem por objetivo analisar questões relacionadas ao procedimento penal, levando-se em consideração as modificações feitas no Código de Processo Penal por meio da Lei nº…
Natália Dalan, Estudante de Direito
há 2 anos

O direito penal ambiental e o princípio da insignificância

- Apresentação e Conceituação do Tema O presente trabalho propõe a aplicação do Princípio da Insignificância aos Crimes Ambientais, possuindo como objetivo questionar a aplicação de sanções severas a…

O porquê do princípio da insignificância não ser incentivo ao crime

Escrevi um artigo explicando brevemente o que é o princípio da insignificância , ao final defendendo que não se trata de "aval judiciário" para o crime, como muitos imaginam. Defendo que o princípio…

A aplicação das normas de direito ambiental em áreas urbanas consolidadas e o conflito com os direitos à moradia, à propriedade e à livre iniciativa

Introdução Em razão do histórico de poluição e degradação ambiental decorrente da revolução industrial e outras fases desenvolvimentistas posteriores, a questão da proteção ao meio ambiente entrou na…
Georges Humbert, Advogado
há 4 anos

Crime ambiental pode ser insignificante?

Tema polêmico é o da incidência ou não do princípio da insignificância ou da bagatela penal em crimes ambientais. A polêmica reside no fato de que o meio ambiente ecologicamente equilibrado, por…