Art. 29 da Lei de Crimes Ambientais - Lei 9605/98

Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998

Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.
Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:
Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.
§ 1º Incorre nas mesmas penas:
I - quem impede a procriação da fauna, sem licença, autorização ou em desacordo com a obtida;
II - quem modifica, danifica ou destrói ninho, abrigo ou criadouro natural;
III - quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.
§ 2º No caso de guarda doméstica de espécie silvestre não considerada ameaçada de extinção, pode o juiz, considerando as circunstâncias, deixar de aplicar a pena.
§ 3º São espécimes da fauna silvestre todos aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham todo ou parte de seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do território brasileiro, ou águas jurisdicionais brasileiras.
§ 4º A pena é aumentada de metade, se o crime é praticado:
I - contra espécie rara ou considerada ameaçada de extinção, ainda que somente no local da infração;
II - em período proibido à caça;
III - durante a noite;
IV - com abuso de licença;
V - em unidade de conservação;
VI - com emprego de métodos ou instrumentos capazes de provocar destruição em massa.
§ 5º A pena é aumentada até o triplo, se o crime decorre do exercício de caça profissional.
§ 6º As disposições deste artigo não se aplicam aos atos de pesca.

Sob a jurisdição de Pã: Animais não humanos como sujeitos do processo

. Mais do que estabelecer sanções penais a quem comete o crime contra os direitos animais, o art. 32 da Lei 9.605/1998 densifica a regra... da Lei de Contravenções Penais [14] e da atual Lei dos Crim…

Caçar animais não pode, mas sacrificá-los a entidades é ok(!)

da fauna brasileira um bem jurídico ambíguo. Com efeito, o crime de caça, previsto no art. 29 da lei 9.605/1998, na seção... dos crimes contra a fauna, tem como núcleo o seguinte tipo penal: “ Art. …

A inviolabilidade de domicílio - legalidade x ilegalidade

NOS ARTIGOS 12 DA LEI 10.826/2003, 296, § 1º, I, DO CÓDIGO PENAL, E ARTIGO 29 DA LEI 9.605/98. EXISTÊNCIA DE CRIME... de algum vício probatório, de alguma ilegalidade”. O Código Penal brasileiro …

Acusado de manter aves silvestres em cativeiro é "PERDOADO"

, o artigo 29, § 1º e § 2º, da Lei 9.065/1998 dispõe: Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes... indicativos de maus tratos nas aves. Portanto, atendidos os requisitos do art
Wander Fernandes, Advogado
há 5 meses

Animais Domésticos como Sujeitos de Direitos - Visitação, Pensão e Livre Circulação

pela legislação ambiental, notadamente o art. 29 da Lei 9.605/98. 4. Entrtetanto, no caso dos autos, consoante... viole os deveres previstos nos arts. 1.336 , IV , do CC/2002 e 19 da Lei 4.591 …
Alex Beltrame, Advogado
há 6 meses

Tráfico de animais silvestres

que vivem naturalmente fora do cativeiro”. Enquanto a Lei dos Crimes Ambientais ( Lei 9.605/98 ) entende... de tráfico. Animais silvestres são definidos na chamada Lei da Fauna e na Lei dos Crime…

Nem sempre manter animal silvestre em cativeiro configura multa ambiental

a sua extinção em ambiente natural. Por outro lado, a Lei 9.605 , de 12 de fevereiro de 1998, determina que é crime... ao disposto no § 2o do artigo 29 da Lei no 9.605 , de 1998. 5o No caso de …
Karine Dias, Estudante de Direito
há 9 meses

Atuação do Ministério Público no Meio Ambiente

ou penal. LEGISLAÇÃO BÁSICA lei de crimes ambientais - LEI 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998. - artigos 29, 32, 34, 48... e o 4º a definição de área rural consolidada. Artigo 29, define o CAR, le…

A triste história do papagaio "preso"

bem antes de ficar “famoso”. [2] Artigo 29 da Lei 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998. [3] A decisão que me refiro é...A triste história do papagaio "preso" Desde já, não se trata de um artigo

Do crime de caça e novo Decreto Federal

contra a fauna, a flora, a poluição. Do crime de caça O crime de caça, previsto no art. 29 da lei 9.605/1998, na seção... que regulamenta o direito ambiental, mas vários diplomas legais. Por sua …