Art. 6 da Lei de Crimes Ambientais - Lei 9605/98

Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998

Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.
Art. 6º Para imposição e gradação da penalidade, a autoridade competente observará:
I - a gravidade do fato, tendo em vista os motivos da infração e suas conseqüências para a saúde pública e para o meio ambiente;
II - os antecedentes do infrator quanto ao cumprimento da legislação de interesse ambiental;
III - a situação econômica do infrator, no caso de multa.
Claudia Divino, Advogado
há 8 meses

A aplicação da pena nos crimes ambientais

 A aplicação da pena nos crimes ambientais é baseada em duas leis: o Código Penal (Dec-lei 2848 /1940) e a Lei de Crimes ambientais (Lei 9.605 /1998).  Primeiramente deverá ser aplicada as normas da…

Da eficácia jurídico-constitucional da responsabilização ambiental de entes coletivos na esfera criminal.

1. Introdução A responsabilização ambiental de pessoas jurídicas, tanto na esfera criminal quanto na civil, é, atualmente, imprescindível para assegurar a eficácia-jurídica das disposições…

A tutela dos recurso hídricos no Brasil

A TUTELA JURÍDICA DOS RECURSOS HÍDRICOS I- GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS. Historicamente, a visão sobre os recursos naturais e sua utilização sofreu grandes transformações. A medida que se considerou…

O Princípio da Insignificância e sua aplicabilidade aos crimes ambientais

Há um tempo relativamente recente, o meio ambiente veio recebendo um maior espaço nas preocupações sociais, principalmente em políticas públicas e normatizações legais. A sociedade vem se…

Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica por Crimes Ambientais

Resumo: Esta produção consagra uma análise de que sem um meio ambiente adequado não é possível que se fale em saúde, e, portanto não é possível que se fale dignidade da pessoa humana, e assim os…

A (in)aplicabilidade do Princípio da Insignificância nos crimes ambientais: Reflexões acerca da jurisprudência dos tribunais superiores

1 INTRODUÇÃO A defesa do meio ambiente encontra-se entre os temas mais debatidos na atualidade, em face da sua importância e relevância na vida e na sadia do homem. Não podendo, também, deixar de…

Infrações Administrativas Ambientais

Resumo O avanço desordenado dos nossos recursos naturais existentes levou à criação de uma série de medidas protetivas ambientais. O presente trabalho visa mostrar como ocorre o procedimento das…

Da Possibilidade de Conversão de Multa Ambiental em Advertência

A responsabilidade administrativa por dano ambiental tem caráter objetivo, ou seja, independe da vontade do agente. A esse respeito, Edis Milaré tece os seguintes comentários, in verbis: "A doutrina…

Reflexões sobre o novo código Florestal

Evangelina Castilho Duarte* Sumário: 1 Introdução. 2 Direito de propriedade e meio ambiente. 3 Novo Código Florestal . 4 Conclusão. 5 Referências. 1 Introdução Este trabalho tem a finalidade de…