Parágrafo 2 Artigo 102 da Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991

LBPS - Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991

Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências.
Art. 102. A perda da qualidade de segurado importa em caducidade dos direitos inerentes a essa qualidade. (Redação dada pela Lei nº 9.528, de 1997)
§ 2º Não será concedida pensão por morte aos dependentes do segurado que falecer após a perda desta qualidade, nos termos do art. 15 desta Lei, salvo se preenchidos os requisitos para obtenção da aposentadoria na forma do parágrafo anterior.(Incluído pela Lei nº 9.528, de 1997)
Priscylla Souza, Estudante de Direito
há 20 dias

Você sabe a Diferença de Qualidade de Segurado, Período de Graça e Carência?

O presente artigo tem por objetivo explicar de forma clara e didática a diferença de Qualidade de Segurado, Período de Graça e Carência , bem como exemplificar o conceito de ambos. Espero que gostem…

Parei de pagar o INSS tenho direito a receber algum benefício previdenciário?

até a data do óbito. Veja o que diz o art. 102, §§ 1º e 2º, da Lei 8.213/91, in verbis: Art. 102 (...) § 1º A perda..., que a Lei 8.213/91 traça determinadas situações e prazos de duração desse …

Pensão por morte

O Instituto chamado de pensão por morte é um benefício pago aos dependentes do segurado, podendo ser homem ou mulher, que falecer, aposentado ou não, conforme previsão expressa pela Constituição…

Pensão por morte você conhece os requisitos para a concessão de tal benefício previdenciário?

Os requisitos legais para a concessão do benefício pensão por morte pressupõe o cumprimento dos seguintes requisitos, 1º) qualidade de segurado do instituidor “ de cujus ”, 2º) qualidade de…

Cliente parou de contribuir para o INSS. Ainda tem direito a algo?

Como advogada atuante em Direito Previdenciário, ouço muito esta pergunta dos meus clientes. A resposta é: sim, em alguns casos. Leia o artigo completo para entender mais sobre o assunto. Se gostar…
Aliny Felisbino, Advogado
há 6 anos

Do rateio da pensão por morte com dependente absolutamente incapaz e requerimento após trinta dias do óbito

1 INTRODUÇÃO O tema é relevante porque deve haver uma unidade jurisprudencial quanto ao rateio da pensão por morte com dependente absolutamente incapaz, que apresenta requerimento após trinta dias do…

Pensão: perda da qualidade de segurado

Havendo a perda da qualidade de segurado, com a morte do indivíduo poderá ser pleiteado o benefício da pensão por morte? Anteriormente à Emenda Constitucional nº 20 /1998 estava sedimentado o…