Parágrafo 2 Artigo 102 da Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991

LBPS - Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991

Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências.
Art. 102. A perda da qualidade de segurado importa em caducidade dos direitos inerentes a essa qualidade. (Redação dada pela Lei nº 9.528, de 1997)
§ 2º Não será concedida pensão por morte aos dependentes do segurado que falecer após a perda desta qualidade, nos termos do art. 15 desta Lei, salvo se preenchidos os requisitos para obtenção da aposentadoria na forma do parágrafo anterior.(Incluído pela Lei nº 9.528, de 1997)
Paula Casimiro , Advogado
ano passado

Pensão por Morte

com base no art. 102 , § 2º da Lei 8.213 /91. Não há na lei previsão quanto a hipótese de auxílio-doença, ampliação... falecido, conforme art. 377 da Instrução Normativa 77/PRES/INSS, de 21 de …

Legislação vigente à época da incapacidade deve ser observada para fins de auxílio-doença

Colegiado da TNU reunido em São Paulo, no dia 17 de agosto de 2018 A Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU), por decisão da maioria, firmou entendimento de que:…

CJF - TNU reafirma que a perda da qualidade de segurado é óbice para concessão de pensão

O processo foi analisado como representativo da controvérsia, para que o mesmo entendimento seja aplicado a casos semelhantes A Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU)…

TNU reafirma que a perda da qualidade de segurado é óbice para concessão de pensão

A Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU) reafirmou a tese, em sessão realizada na última quarta-feira, dia 14 de setembro, em Brasília, de que a perda da qualidade de…

TNU reafirma que a perda da qualidade de segurado é óbice para concessão de pensão

Sessão da TNU, na sede do CJF. (Foto: Edson Queiroz/CJF) A Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU) reafirmou a tese, em sessão realizada na última quarta-feira, dia 14…

Sobrinha criada como filha tem direito a pensão do INSS

Sobrinha criada como filha pelos tios pode receber pensão por morte, ainda que não tenha sido adotado legalmente. O entendimento é do juiz Vilian Bollmann, do Juizado Especial Federal Previdenciário…

Negada pensão por morte a familiar de segurada que não preencheu requisitos para receber o benefício ainda em vida

A Adjuntoria de Contencioso da Procuradoria-Geral Federal (PGF) em parceria com a Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS (PFE/INSS) impediram, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a…