Artigo 94 da Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991

LBPS - Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991

Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências.
Art. 94. Para efeito dos benefícios previstos no Regime Geral de Previdência Social, é assegurada a contagem recíproca do tempo de contribuição na atividade privada, rural e urbana, e do tempo de contribuição ou de serviço na administração pública, hipótese em que os diferentes sistemas de previdência social se compensarão financeiramente. (Redação dada pela Lei nº 9.528, de 1997)
§ 1o A compensação financeira será feita ao sistema a que o interessado estiver vinculado ao requerer o benefício pelos demais sistemas, em relação aos respectivos tempos de contribuição ou de serviço, conforme dispuser o Regulamento. (Renumerado pela Lei Complementar nº 123, de 2006)
§ 2o Não será computado como tempo de contribuição, para efeito dos benefícios previstos em regimes próprios de previdência social, o período em que o segurado contribuinte individual ou facultativo tiver contribuído na forma do § 2o do art. 21 da Lei no 8.212, de 24 de julho de 1991, salvo se complementadas as contribuições na forma do
§ 3o do mesmo artigo . (Incluído pela Lei Complementar nº 123, de 2006)

Contagem Recíproca e Certidão de Tempo de Contribuição: Guia Prático para Advogados

Resumidamente, a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) serve para o segurado poder aproveitar tempo de contribuição de um regime previdenciário em outro ( contagem recíproca ). 1) Introdução…

Aposentadoria por idade e a questão de compensação entre sistemas de previdência social.

ao disposto pelo art. 99 da Lei 8213/91 (LBPS), que assim dispõe: “ Art. 99. O benefício resultante de contagem de tempo... se compensariam financeiramente, conforme disposto pelo art. 94 da Lei 821…

Lei da Seguridade Social -N. 8.212-1991

deste artigo, sem prejuízo do disposto no art. 15 da Lei no 8.213, de 24 de julho de 1991; (Redação dada pela Lei 12.873... no art. 15 da Lei no 8.213, de 24 de julho de 1991, ou exceder …
Bruno Philippi, Advogado
há 11 meses

Desaposentação

-se do benefício do seguro-desemprego (art. 158, XVI), que posteriormente foi regulamentado pela Lei 4.923, de 1965... da sentença. II - VOTO: O recurso é próprio e tempestivo, merecendo ser …
Bruno Martins, Advogado
há 2 anos

Sou Servidor e quero Averbar meu Tempo Rural, posso?

Diversos servidores públicos exerceram outras atividades laborais antes de serem aprovados no concurso público e, consequentemente, filiarem-se ao Regime Próprio. E, por força de autorizo contido no…

Tempo de Trabalho Rural Computado por Servidor Público

Resumo: O que se tem atualmente é o seguinte cenário: Pode o Servidor Público utilizar tempos de trabalho rural anteriores à Lei 8213 /91, desde que indenizem os cofres do INSS com o valor das…
Fábio Neves, Advogado
há 3 anos

As contribuições previdenciárias são obrigatórias e o leão já acordou

Existem algumas espécies de contribuintes, quando o assunto é previdência social. São eles: Contribuinte individual; Contribuinte facultativo; Trabalhadores avulsos; Segurados especiais; Empregados…
Ely Junior, Advogado
há 5 anos

Instrução Normativa INSS/PRES Nº 77, de 21 de Janeiro de 2015 - DOU de 22/01/2015 - Alterada

Estabelece rotinas para agilizar e uniformizar o reconhecimento de direitos dos segurados e beneficiários da Previdência Social, com observância dos princípios estabelecidos no art. 37 da…

Contagem recíproca do tempo de contribuição: Regime Próprio (Estatutário) e Regime Geral (CLT)

A Constituição Federal em seu artigo 201, § 9º, estabelece que: “Para efeito de aposentadoria, é assegurada a contagem recíproca do tempo de contribuição na administração pública e na atividade…
Aline Melo, Advogado
há 8 anos

Análise jurídica do instituto da desaposentação

Aline Melo Braga [1] RESUMO A desaposentação traduz-se na reversão da aposentadoria com o propósito de obter benefício mais vantajoso, no regime geral de previdência social ou em regime próprio de…