Artigo 94 da Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991

LBPS - Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991

Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências.
Art. 94. Para efeito dos benefícios previstos no Regime Geral de Previdência Social, é assegurada a contagem recíproca do tempo de contribuição na atividade privada, rural e urbana, e do tempo de contribuição ou de serviço na administração pública, hipótese em que os diferentes sistemas de previdência social se compensarão financeiramente. (Redação dada pela Lei nº 9.528, de 1997)
§ 1o A compensação financeira será feita ao sistema a que o interessado estiver vinculado ao requerer o benefício pelos demais sistemas, em relação aos respectivos tempos de contribuição ou de serviço, conforme dispuser o Regulamento. (Renumerado pela Lei Complementar nº 123, de 2006)
§ 2o Não será computado como tempo de contribuição, para efeito dos benefícios previstos em regimes próprios de previdência social, o período em que o segurado contribuinte individual ou facultativo tiver contribuído na forma do § 2o do art. 21 da Lei no 8.212, de 24 de julho de 1991, salvo se complementadas as contribuições na forma do
§ 3o do mesmo artigo . (Incluído pela Lei Complementar nº 123, de 2006)
Geovani Santos, Advogado
há 3 anos

Servidor Público Deve Pagar o Tempo Rural

O segurado que tenha provado o desempenho de serviço rurícola em período anterior à vigência da Lei n. 8.213/1991, embora faça jus à expedição de certidão nesse sentido para mera averbação nos seus…

STJ divulga teses sobre vícios processuais e contribuição previdenciária

O Superior Tribunal de Justiça disponibilizou quatro novos temas na Pesquisa Pronta, ferramenta que permite consultar temas jurídicos relevantes no âmbito da corte. Direito Processual No entendimento…

Legislação sobre funcionamento interno de agências bancárias está na Pesquisa Pronta

A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) disponibilizou quatro novos temas na Pesquisa Pronta . A ferramenta permite a consulta ao resultado de pesquisas sobre…

Juíza do TRT5 participa de seminário sobre trabalho para pessoas com deficiência

A juíza substituta da 33ª Vara do Trabalho de Salvador (BA) Débora Rego de Castro participou, na última quinta-feira (25), do seminário Geração de Trabalho e Renda para Pessoas com Deficiência, no…
COAD
há 9 anos

Receita Federal altera Instrução Normativa 971/2009

A RFB Secretaria da Receita Federal do Brasil, por meio da Instrução Normativa 1.238 RFB, de 11-1-2012, publicada no Diário Oficial da União de hoje, 12-1-2012, altera a Instrução Normativa 971 RFB,…

O cooperado é considerado que tipo de contribuinte? - Katy Brianezi

Segundo ensinamentos de Ivan Kertzman, a expressão contribuinte individual abrange: os empresários, os autônomos e equiparados. Em outras palavras, todo aquele que presta serviços, de natureza urbana…

Aposentadoria por Idade

Têm direito ao benefício os trabalhadores urbanos do sexo masculino a partir dos 65 anos e do sexo feminino a partir dos 60 anos de idade. Os trabalhadores rurais podem pedir aposentadoria por idade…

STJ acata recurso em favor do Estado de Sergipe

Ao apreciar Recurso Especial (Proc. nº1.209.827- SE) interposto pelo Estado de Sergipe , através da Procuradoria-Geral (PGE), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu provimento ao Recurso,…