Artigo 76 da Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991

LBPS - Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991

Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências.
Subseção VIII
Da Pensão por Morte
Art. 76. A concessão da pensão por morte não será protelada pela falta de habilitação de outro possível dependente, e qualquer inscrição ou habilitação posterior que importe em exclusão ou inclusão de dependente só produzirá efeito a contar da data da inscrição ou habilitação.
§ 1º O cônjuge ausente não exclui do direito à pensão por morte o companheiro ou a companheira, que somente fará jus ao benefício a partir da data de sua habilitação e mediante prova de dependência econômica.
§ 2º O cônjuge divorciado ou separado judicialmente ou de fato que recebia pensão de alimentos concorrerá em igualdade de condições com os dependentes referidos no inciso I do art. 16 desta Lei.
§ 3º Na hipótese de o segurado falecido estar, na data de seu falecimento, obrigado por determinação judicial a pagar alimentos temporários a ex-cônjuge, ex-companheiro ou ex-companheira, a pensão por morte será devida pelo prazo remanescente na data do óbito, caso não incida outra hipótese de cancelamento anterior do benefício. (Incluído pela Medida Provisória nº 871, de 2019)
(Revogado)
§ 3º Na hipótese de o segurado falecido estar, na data de seu falecimento, obrigado por determinação judicial a pagar alimentos temporários a ex-cônjuge, ex-companheiro ou ex-companheira, a pensão por morte será devida pelo prazo remanescente na data do óbito, caso não incida outra hipótese de cancelamento anterior do benefício. (Incluído pela Lei nº 13.846, de 2019)

Petição - TJSP - Ação Pensão por Morte (Art. 74/9) - Procedimento Comum Cível - contra Instituto de Previdencia do Municipio de Cândido Rodrigues

EXCELENTÍSSIMA SENHORA DOUTORA JUIZA DE DIREITO DA TERCEIRA VARA CÍVEL DA COMARCA DE TAQUARITINGA - SP Processo n°: INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICIPIO DE CÂNDIDO RODRIGUES - SP, (IPMCR), autarquia…

Petição Inicial - TJSP - Ação de Concessão de Pensão por Morte - Procedimento Comum Cível

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DE UMA DAS VARAS CÍVEIS DA COMARCA DE MOGI GUAÇU / SP , brasileira, separada judicialmente, aposentada, portadora do RG n° , CPF n° ,…

Petição - TJSP - Ação Iss/ Imposto sobre Serviços - Execução Fiscal

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2a VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - ESTADO DE SÃO PAULO EXECUÇÃO FISCAL N° E LTDA , devidamente qualificada nos autos da…

Petição Inicial - TJSP - Ação de Concessão de Pensão por Morte, pelo Rito Comum Ordinário - Procedimento Comum Cível - contra Instituto Nacional do Seguro Social - Inss

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(ÍZA) DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE SUZANO-SP. , brasileiro, casado separado de fato conviveu em união estável até o óbito da convivente, 54 anos de…

Petição Inicial - TJSP - Ação de Pensão por Morte C/ Pedido Liminar de Tutela de Urgência - Procedimento Comum Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA _____a VARA DA FAMÍLIA E SUCESSÕES DO FORO DA COMARCA DE FRANCISCO MORATO/SP. , brasileiro, solteiro, deficiente mental interditado judicialmente,…

Recurso - TJSP - Ação Pensão por Morte (Art. 74/9) - contra Instituto Nacional do Seguro Social - Inss

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 04a VARA CÍVEL DA COMARCA DE RIO CLARO/SP. autos n. Apelante: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL Apelado: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ,…

Petição - TJSP - Ação Decadência/Prescrição - Procedimento Comum Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA ÚNICA DE RIO GRANDE DA SERRA - ESTADO DE SÃO PAULO. Processo n° Autor: , autarquia federal, representada pela Procuradoria Geral Federal, por seu…

Petição - TJSP - Ação Responsabilidade da Administração - Procedimento Comum Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 3aVARA CIVEL DA COMARCA DE SÃO CAETANO DO SUL- SÃO PAULO. Processo n°: RITO ORDINARIO Requerente: Requerido: - INSS , já devidamente qualificada nos…

Petição - TJSP - Ação Pensão por Morte (Art. 74/9) - Procedimento Comum Cível

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 2a VARA CÍVEL DA COMARCA DE MIRACATU. Autos n° Autor: IZEBEL CRISTINA RAMOS CRISPIM Réu: INSS O , por intermédio do Procurador Federal infra-assinado, com mandato ex…

Recurso - TJSP - Ação Aposentadoria por Invalidez - Cumprimento de Sentença

ADVOCACIA-GERAL DA UNI#O PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA SECCIONAL FEDERAL EM PRESIDENTE PRUDENTE/SP GER$NCIA DE ATUA"#O EM CONTENCIOSO DE MASSA EXCELENT!SSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DO(A) 2%…